Objetivos

 

Nossos principais objetivos são:

- Difundir o conceito “Amigos de Museus”; 

- Auxiliar as Associações de Amigos de Museus;

- Promover e apoiar atividades artísticas, culturais e educacionais no âmbito dos museus;

- Realizar encontros, fóruns e congressos;

- Promover e incentivar o turismo cultural;

- Manter contato com pessoas e instituições do Brasil e do mundo;

- Participar dos eventos internacionais promovidos pela Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums – WFFM), representando o Brasil.

- Atuar junto à Federação Mundial de Amigos de Museus, promovendo o intercâmbio cultural entre instituições ou artistas nacionais e internacionais.

 A Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) é entidade sem fins lucrativos, que tem o papel primordial de favorecer a criação e o desenvolvimento de Associações de Amigos de Museus em todo o território nacional.

Para o cumprimento de sua missão, a Feambra conta com centenas de voluntários em todo o País. São os Amigos de Museus, que doam parte de seu tempo e de seu conhecimento para o sucesso e o desenvolvimento dos museus e das instituições culturais do Brasil. O Amigo de Museu é um forte aliado da preservação do legado histórico nacional, para os brasileiros de todos os tempos, e exerce na sua plenitude sua responsabilidade social.

 

Atuação

Internacional

Com a crescente participação do Brasil no cenário mundial de Amigos de Museus, representado pela Feambra, a Federação Mundial de Amigos de Museus convidou sua diretora executiva, Camila Leoni Nascimento, a ser a primeira a assumir uma nova posição ao lado dos gestores da entidade, a de Coordenadora de Jovens Amigos e Redes Sociais (Coordinator of Young Friends and Social Networks). O novo cargo fortalece o papel da Feambra e do País pela responsabilidade de centralizar todas as informações sobre as ações culturais das federações de amigos de museus e divulgá-las nas redes sociais.

Nacional

A Feambra pauta sua atuação no apoio aos museus em suas atividades, no desenvolvimento e fortalecimento de Associações de Amigos e no incentivo ao turismo cultural. 

Um dos maiores benefícios oferecidos aos museus é a ampla divulgação de suas exposições e eventos em seus veículos de comunicação, entre eles o website (www.feambra.org), a newsletter, o blog e as redes sociais. 

Este trabalho ainda contempla a divulgação nos veículos dos valiosos parceiros da Feambra. Com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) realiza o projeto Museu na Mídia, com o envio de exposições para o portal www.visitesaopaulo.com.br. Com o SP Turis participa do SP Best Week, sendo responsável por informações na área de museus no site www.spbw.com.br.