Projetos em andamento

 

Feambra lança o seu banco de voluntários, o primeiro na área cultural

  

  

A Feambra apresenta o seu Banco de Voluntários com oportunidades dentro de museus do Estado de São Paulo, em parceria com a empresa IT.ART, que desenvolve soluções customizadas. Já está disponível no site http://feambra.it.art.br/  a ferramenta criada para promover encontros entre as pessoas interessadas nesse tipo de trabalho e as entidades.

 

O banco é o primeiro acervo no Brasil de vagas para voluntários da área cultural e funciona como um facilitador para unir as instituições que estão em busca de voluntários e entusiastas para realizar esse tipo de trabalho com elas, já que possibilita a visibilidade de ambos os lados, gerando interface entre eles, promovendo um contato mais rápido.  

 

É muito dinâmico e simples mexer no dispositivo, e o processo de registro nas páginas é bem fácil. Os candidatos devem preencher seus perfis com nomes, contatos, experiência profissional e vagas de interesse, assim como as empresas podem cadastrar suas vagas e todos podem realizar buscas.

 

“Engajamento da população com a cultura brasileira, auxílio na fomentação e viabilidade de projetos culturais também estão na nossa mira com esse projeto”, afirma Nelson Colás, Diretor de Relações Institucionais da Feambra.

 

Feambra e IT.ART unidas devem levar mais cultura aos seus usuários, por meio da tecnologia, além de disponibilizar inúmeras vantagens para quem deseja exercer atividades no terceiro setor.

 

Foi dada a largada para o Projeto Oficinas Feambra de Formação para museus

 

 

Com o apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, que é coordenado pela Unidade do patrimônio Museológico (UPPM), a Feambra criou o Projeto Oficinas Feambra de Formação para Museus, com o objetivo de ampliar e diversificar as ações dos museus de cidades de pequeno e médio portes, oferecendo informação e conteúdo de qualidade para os gestores e agentes culturais. 


O projeto contempla capacitação de gestores e empreendedores culturais de museus, por meio de oficinas, palestras e workshops, cujos assuntos são divididos em módulos que apresentam temas como: conceito de Associação de Amigos de Museus; quem são os amigos; como constituir uma Associação de Amigos; O Papel da Feambra; Formas de Financiamento à cultura; Atuação Internacional; Comunicação e relações institucionais para museus de pequeno porte e Legislação específica. 


Nelson Colás, Relações Institucionais da Feambra, Maria do Carmo Silva Esteves, proprietária da empresa Comunica, de Relações Públicas, Bárbara Rodarte, consultora na área cultural para Prefeituras, e Martius Mazza Lessa, sócio do escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados associados, são os palestrantes. 


O roteiro da programação compreende as cidades de São Paulo, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Santos.


“A ideia de promover essas atividades é fruto do inédito Guia para criação e gestão de Associações de Amigos de Museus, de 2014, para o enriquecimento cultural. Iremos capacitar as pessoas das instituições visando a sustentabilidade dos museus”, conclui Nelson Colás.