Feambra lança segunda edição do Guia para Associações de Amigos de Museus

Content is available only in Portuguese. For more information contact us at feambra@feambra.org
01- Agosto - 2018

Feambra lança segunda edição do Guia para Associações de Amigos de Museus

 

Com presença marcada em todas as edições do Encontro Paulista de Museus (EPM) desde sua primeira edição, em 2009, a Feambra teve a chance de reencontrar agora no mês de julho representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (UPPM e Sisem), e do Conselho Internacional de Museus (ICOM), seus associados e associados dos museus paulistas. Em estande cedido pela organização, foi possível conversar e interagir com os mais de mil participantes do evento.

 

Além de reforçar os propósitos da Feambra junto a representantes governamentais, nas três esferas, também foi possível assistir às palestras interessantes sobre experiências dos museus brasileiros e de um representante do Museu de Brescia, na Itália.

 

Durante a décima edição do Encontro Paulista de Museus, a Feambra aproveitou também para lançar o Guia para Criação e Gestão de Associações de Amigos de Museus – Volume II, cujo principal objetivo é dar continuidade ao seu projeto de levar conhecimento e informação a todos os museus e associações culturais brasileiras, transmitindo novidades e respondendo às perguntas mais frequentes.

 

“A ideia surgiu do contato diário com os museus e, desde o início da administração à frente da Feambra, observamos a necessidade de informação dos museus e associações sobre como criar e gerir uma associação desse tipo”, comenta Nelson Colas, Diretor de Relações Institucionais da Feambra.

 

A publicação dos Guias Feambra (l e ll) são as únicas no Brasil e fazem parte das poucas no mundo com o objetivo de ajudar na criação e gestão das associações de amigos. A novidade no volume ll é a inclusão de informações sobre captação de recursos e legislação aplicável aos museus. A Feambra incluiu um roteiro baseado em perguntas realizadas pelos associados sob o ponto de vista legal.