Guia Feambra

Informativo Feambra - Abril/2007

Palavra do Presidente      

O Brasil ganhará mais um museu: o Museu do Futebol. O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e praticado em centenas de países. É o planeta Terra unido pela bola. O Museu contará a história deste esporte, sua importância e contribuição para o desenvolvimento do povo brasileiro. Será um templo da cultura esportiva, memória e história. O Museu do Futebol nasce com a proposta de valorizar o esporte, maior paixão nacional, a identidade e a sua cultura, além de preservar o patrimônio público.
    
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo, jovens de vários cantos do mundo começam a praticar este esporte. Rapidamente se tornou uma paixão para os brasileiros. Mais de dez mil brasileiros jogam profissionalmente no Brasil ou mundo afora.

O esporte chegou ao Brasil por intermédio de Charles Miller. Miller nasceu no Brás e era descendente de ingleses e escoceses. Aos 9 anos seguiu para a Inglaterra com a finalidade de estudar. No ano de 1894, retornando de seus estudos na Inglaterra, trouxe na bagagem duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois jogos de uniformes. Convenceu seus companheiros de trabalho e de críquete - altos funcionários da Companhia de Gás, do Banco de Londres e Ferrovia São Paulo Railway, para uma partida.

O Primeiro jogo de futebol no Brasil foi entre funcionários da Cia de Gás contra a Cia. Ferroviária São Paulo Railway no dia 14 de abril de 1895. A Railway venceu o jogo por 4 a 2.  As duas equipes eram formadas por ingleses radicados em São Paulo. Os alunos e professores do Mackenzie fundaram um clube dedicado especificamente ao futebol e em 1898, surgiu o primeiro clube de brasileiros e para brasileiros

O novo esporte vingou e, no primeiro campeonato disputado no Brasil - o Paulista de 1902 -, Miller foi o artilheiro com 10 gols em nove jogos. Ele jogou até 1910 pelo São Paulo Athletic Club e posteriormente  atuou como árbitro. Morreu em 1953. No museu, o torcedor verá também regras do jogo, desde sua criação até hoje, os esquemas táticos mais consagrados com depoimentos em audiovisual de técnicos, a história do futebol no mundo e no Brasil, além das 18 copas do mundo e a participação da Seleção Brasileira, com imagens dos cinco títulos conquistados.

José Marcelo Braga Nascimento 
Presidente da Fambra

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Museu do Futebol    
                                                                                                                                 
O Museu do Futebol começa a ser construído. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Roberto Marinho, e ocupará uma área de 5,6 mil metros quadrados dentro do Pacaembu, inaugurado em 1940 -  um dos mais tradicionais estádios de futebol do País,.

A obra está orçada em 25 milhões de reais e deverá ser concluída em 2008. O novo museu ocupará três andares sob as arquibancadas da área em curva do Estádio. Ele vai contar a história do futebol, sua importância e contribuição para o desenvolvimento do povo brasileiro. Será um templo da cultura esportiva do mundo, dedicado à memória e história do futebol brasileiro.

O Museu do Futebol terá espaços temáticos e interativos. Irá propor uma série de situações que relacionam o esporte à história cultural, social e comportamental do Brasil. Permitirá a integração do visitante a fatos reais, vividos e produzidos em estádios de futebol em todo o mundo.

O curador do Museu é o jornalista Leonel Kaz. A expografia está a cargo da cenógrafa Daniela Thomas e do arquiteto e museólogo Felipe Tassara. Toda a adaptação do espaço que abrigará as salas de exposição ficará sob a responsabilidade do arquiteto Mauro Munhoz.

O que o torcedor vai ver no museu  não será simplesmente uma mostra histórica. Vai viajar por cenas, emoções e fatos que marcaram a trajetória da maior paixão nacional. Vai reviver a memória do futebol em imagens, sons e, em algumas situações, será o próprio protagonista da história, com direito a chutar a gol e presenciar torcedores barulhentos durante os grandes clássicos. Vai celebrar o esporte, a identidade e a cultura e preservar o patrimônio público.

O Museu do Futebol nasce com a proposta de valorizar o esporte, maior paixão nacional. O objetivo é colocar tecnologia de ponta a serviço da interatividade e provocar emoção nos visitantes.

O espaço será dividido em salas temáticas:  a "Sala dos clubes", que reúne objetos utilizados pelos torcedores;  a sala "Pé na bola", que conta a evolução da bola; a "Sala das torcidas", onde o visitante vai se sentir, ao mesmo tempo, como torcedor e jogador, através de projeções de imagens e do áudio de um estádio. Na seqüência há a "Sala dos jogadores", a "Sala dos gols" e "Sala das origens", que conta a origem do futebol no Brasil.

O visitante encontra também a "Sala dos heróis", a "Sala das Copas do Mundo", a "Sala dos Altares", que  é dedicada exclusivamente a Garrincha e a Pelé. A "Salão da dança do futebol" que mostra os dribles geniais, os gols estranhos e outros momentos inusitados. A seguir, a "Sala das ciências" e a "Sala Pacaembu" que fala sobre o patrimônio histórico e explica a história de um dos estádios mais antigos do País.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cristo Redentor pode estar entre "As Sete Maravilhas do Mundo"


O Cristo Redentor é um dos 21 finalistas que concorrem a um lugar na nova lista das “Sete Maravilhas” do Mundo. A estátua e outros 20 monumentos foram selecionados por especialistas entre 200 candidatos indicados pelo público.

A votação está sendo organizada por uma fundação suíça sem fins lucrativos chamada New7Wonders, especializada em preservação, restauração e promoção de monumentos, e o resultado será anunciado no dia sete de julho de 2007.

Entre os concorrentes do Cristo Redentor estão a Acrópole de Atenas, a Estátua da Liberdade, de Nova York, o Coliseu, de Roma, as pedras de Stonehenge, na Grã-Bretanha, e a última das “Sete Maravilhas do Mundo Antigo” ainda existente - as Pirâmides de Gizé, no Cairo.

A estátua do Cristo tem 38 metros de altura e na semana passada fez 75 anos. fica no topo do morro do Corcovado, com vista sobre a cidade do Rio de Janeiro. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de construção. O monumento foi  projetado pelo brasileiro Heitor da Silva Costa e executada pelo escultor francês Paul Landowski.

A New7wonders já registrou cerca de 20 milhões de votos para as 21 maravilhas finalistas. A primeira referência às “Sete Maravilhas do Mundo Antigo” é geralmente atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon, que descreveu as maravilhas em um poema no século 2 a.C.

As maravilhas eram Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Artemis em Éfeso, o Colosso de Rodes, o Mausoléu de Halicarnasso, o Farol de Alexandria e as Pirâmides de Gizé.

Os Concorrentes São: Acrópole de Atenas (Grécia), Alhambra de Granada (Espanha), Angkor Wat, (Camboja), Pirâmide de Chichen Itzá (México), Cristo Redentor (Rio de Janeiro), Coliseu de Roma (Itália), Estátuas da Ilha de Páscoa (Chile), Torre Eiffel (França), Grande Muralha (China), Basílica de Santa Sofia em Istambul (Turquia), Templo de Kiyomishu em Kyoto (Japão), Catedral de São Basílio (Moscou), Machu Pichu (Peru), Castelo Neuschwanstein (Alemanha), Petra (Jordânia), Pirâmides de Giza (Egito), Estátua da Liberdade de Nova York (EUA), Stonehenge (Grã-Bretanha), Ópera de Sydney (Austrália), Taj Mahal (Índia)
Timbuctu (Mali)

Para participar da votação veja o site  http://www.new7wonders.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Da Vinci vai ao Japão                                                             

O quadro do século 15 "A Anunciação", de Leonardo Da Vinci, chega ao Museu Nacional de Tóquio, para a mostra "A Mente de Leonardo", que integra o Festival Primavera Italiana, no Japão, onde ficará até ficará até 17 de junho. Participaram da operação técnicos especializados e  policiais.

O célebre quadro "A anunciação" (1472-1476) de 2,17 metros por 98 centímetros, foi pintada por Da Vinci quando tinha 20 anos, por volta de 1472  e representa o momento em que o arcanjo Gabriel comunica à Virgem Maria que ela será mãe do filho de Deus

A obra chegou viajou à Tóquio por avião, dentro de um contêiner especial à prova de choques e climatizado por meio de microchips.  "A anunciação" saiu três vezes do museu florentino desde que foi exibido pela primeira vez, em 1786: em 1935 para ser exposto em Paris e em 1939 quando foi enviado para uma mostra em Milão, e agora.

A decisão de emprestar o quadro foi tomada pessoalmente pelo ministro Rutelli, apesar da opinião contrária do diretor do museu e do pedido público feito por centenas de intelectuais, entre eles o cineasta florentino Franco Zeffirelli, para que a obra não deixasse o museu. A obra recebeu um seguro de 100 milhões de euros (cerca de R$ 276 milhões).

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Emirados Árabes terão seu próprio museu do Louvre


Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, terá seu próprio museu do Louvre em 2012 ou 2013. O museu será dedicado principalmente à arte ocidental, cujas obras serão fornecidas pelos museus franceses. A nova entidade se chamará "Louvre Abu Dhabi".A construção do edifício custará 83 milhões de euros, que serão pagos por Abu Dhabi.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, um dos mais importantes patrimônios culturais do Centro Histórico de Salvador e do Brasil, ganha projeto de restauração e revitalização. A meta é que o projeto de restauração seja executado no prazo de dois anos e meio, sendo que a primeira etapa das obras deve estar concluída a tempo das comemorações dos 200 anos de fundação da Faculdade, no dia 18 de fevereiro de 2008.

A sede da mais antiga instituição de ensino superior do Brasil, localizada no Pelourinho, centro de casarios coloniais, possui mais de 20 mil m² e reúne documentos, incluindo teses, pesquisas e experiências de gerações de cientistas, além de livros e documentos que contam a história da medicina legal no país e as mudanças pelas quais passaram a sociedade brasileira e baiana, desde 1808. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Masp abre mostra inédita com gravuras de Goya

218 gravuras do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828), estão sendo exibidas no Masp (Museu de Arte de São Paulo) na exposição "Goya: As gravuras da Coleção Caixanova". É a primeira vez que as gravuras da Coleção são expostas fora da Espanha. Depois de São Paulo, a coleção segue para Buenos Aires, Cidade do México, Miami e Nova York.

Viabilizada graças a uma parceria da Caixanova e do Instituto Cervantes, a exposição fica em cartaz
No Masp até 20 de maio. As obras estão em quatro salas no segundo andar, que foram alteradas - o local abriga a coleção permanente do museu.

Goya realizou cerca de 500 pinturas a óleo, porém, são as gravuras - cerca de 300 - que representam melhor a característica do artista, pois neste tipo de produção ele tinha mais liberdade para escolher temas, já que não eram telas encomendadas, diferentemente das pinturas, geralmente retratos.

Na mostra estão gravuras das coleções "Os Caprichos", "Desastres da Guerra", "Tauromaquia" e "Provérbios ou Disparates". Reunindo quase 30 anos de trabalho, o material pertence à Coleção Caixanova, considerada uma das mais importantes da Espanha, com 5.000 obras.

Francisco Goya é considerado um dos grandes gênios da arte universal e é considerado um dos artistas mais interessantes e respeitados de todos os tempos. Foi pintor da corte e posteriormente trabalhou mais para si mesmo e amigos próximos do que por encomenda do Estado ou do mercado. Conheceu a fama, o sofrimento, ficou surdo em 1792, e foi perseguido político por sua inclinação liberal terminando por viver seus últimos quatro anos de vida como exilado na França.

Obra de Clarice Lispector é o tema da exposição do Museus da Língua Portuguesa. O evento faz parte das comemorações de um ano de funcionamento do museu. A cenografia é de Daniela Thomas.Integra a programação ciclo de palestras, longas e curta-metragens baseados na obra da escritora e projeto educativo, dirigido a estudantes e professores.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Museu online tem aparelhos de 1900 até a década de 70

Estudantes da Universidade de Dundee, na Escócia, criaram um museu online - o  Museum of Lost
Interactions - , que mostra dispositivos eletrônicos que se tornaram populares no mundo. Entre os itens da amostra virtual estão antigos e pouco conhecidos tocadores de música, como o Acoustograph, de 1920, e o Zenith Radio Hat, de 1950.

A idéia de criar um museu online veio após o pedido de um professor aos estudantes para buscar mídias perdidas ou mortas e criar modelos de produtos fictícios que poderiam trazer estes antigos precursores ao mercado moderno. O museu pode ser acessado no endereço www.idl.dundee.ac.uk/moli/.

A Casa das Rosas abre programa de visitas monitoradas. Desenhada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, como presente de casamento à sua filha,  é um espaço histórico de grande importância para a cidade de São Paulo. Em 2004, ela foi reaberta ao público com o intuito de se transformar em um pólo irradiador de literatura.

Agora, a Casa traz mais uma novidade: as visitas monitoradas. O visitante percorrerá os 30 cômodos da Casa e assistirá a um filme, com cerca de 15 minutos, com imagens de São Paulo da década de 30. As visitas são gratuitas.  O agendamento só é necessário para grupos de mais de 30 pessoas.Casa das Rosas Av. Paulista, 37 - Paraíso. Tel: (11) 3285-6986

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
O Museu Nacional de Belas Artes restaurou uma serigrafia sobre seda do artista Pablo Picasso. Datada de 1950, a obra, de 88 x 84 cm, não possui título e levou 16 meses para ser recuperada.

Pablo Picasso, nascido em 1881, na cidade de Málaga, na Espanha, é considerado um dos maiores artistas do Século 20. Em seus 92 anos ele realizou mais de 22 mil obras de arte com temas e estilos diferentes entre pinturas, cerâmicas, esculturas, litografias, mosaicos.