Guia Feambra

Informativos Feambra - Setembro/2008 (Edições Extraordinárias)

Edição Extraordinária I
XIII Congresso Mundial - Israel

Jerusalém – Um lugar para se emocionar


Uma atmosfera indescritível,  uma arquitetura única: assim é Jerusalém, com todas as suas edificações em pedra branca e suas fachadas enfeitadas com flores.

Nesse cenário, encontram-se hoje cerca de 160 representantes de 27 nações, para aprender e trocar experiências sobre museus, seus amigos e seus voluntários.
 
Amigos e museus - mútua colaboração.

Na abertura do congresso, destacamos:


- As considerações a respeito da importância da relação entre amigos e museus. Segundo a presidente da WFFM, Carla Bossi Comelli, a entidade tem trabalhado para tornar cada vez melhor essa relação, e é com satisfação que vê como atualmente ela é de mútua colaboração. Em suas palavras de boas-vindas e de agradecimento ao coordenador do congresso, Danny Ben-Natan, a presidente afirmou que essa é a primeira vez em que um museu - neste caso, o Museu de Israel - é o anfitrião de um congresso da WFFM, e ressaltou a feliz coincidência de estarmos todos aqui em um ano particularmente especial, de comemorações pela passagem do 60o. Aniversario do Estado de Israel;
 
- O discurso emocionado do presidente do Museu de Israel, James S. Snyder, que chegou ao país há alguns anos como convidado para ser o diretor do Museu de Israel. Sobre Jerusalém, que não conhecia antes, disse ser "um lugar que parece estar longe de tudo, mas que é o centro do mundo", conceito compartilhado por outros palestrantes.
Snyder relatou que o Museu de Israel existe há 40 anos e que passa atualmente por reformas para prepará-lo para os próximos 40 anos.
 
Amigos de Museus e o Código de Ética
 
Em nosso segundo dia de trabalho, destacamos:

- A necessidade de divulgação do Código de Ética da WFFM é a sugestão da presidente da entidade, Carla Bossi Comelli, de que cada museu tenha seu próprio código contendo o papel dos amigos e dos voluntários;
 
- A reflexão sobre Turismo Cultural Sustentável, tema levantado pela presidente da Federação Espanhola de Amigos de Museus, Ana Luisa Delclaux Bravo. Para a representante da Espanha, é preciso pensar sobre o tema e preparar o museu para receber o turista, sem esquecer da preservação do patrimônio cultural; 
 
- A importância da Internet e de um website moderno, com ferramentas capazes de transportar o visitante para dentro do museu, na palestra proferida pela Dra. Susan Hazan, curadora de Novas Mídias e Diretora da área de Internet do Museu de Israel.
 
Até a próxima edição, com mais novidades da magnífica cidade de Jerusalém.
 
Um grande abraço,

Despedimo-nos como se diz aqui, com Shalom
 
Adriana Gordon - Direto de Israel.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edição Extraordinária II
XIII Congresso Mundial - Israel

O desafio de recrutar e manter membros.
 
Em nosso terceiro dia de trabalho destacamos as seguintes palestras:

Dr. Kevin Fewster Raingeart - Diretor do Museu Marítimo Nacional de Greenwich-Inglaterra

Abordou a respeito da satisfação pessoal que os membros devem ter; busca de coisas diferentes e especiais e a importância de ter um desafio que ofereça sempre uma mescla de oportunidade.
A participação das crianças duplicou a partir do momento que não se cobrou mais ingressos das crianças no Museu Marítimo de Greenwich - Inglaterra
 
Sr. Shai Yamin- Head de Marketing do Museu de Israel- Jerusalém
Apresentou o programa de renovação do museu de Israel, o qual possui cerca de 9.000 membros, mas salientou os dilemas para conseguir manter seus membros.
Comentou todos os  aspectos relativos as questões de marketing,  e ainda ressaltou a  importância das considerações na escolha das atividades do museu visando a preservação dos membros.
E continuou sua palestra falando sobre o delicado período de renovação dos associados.  Citou alguns benefícios que foram concedidos aos membros ao efetuarem suas renovações.

Principais incentivos concedidos:

Shows
Workshops
Vendas especiais de produtos do museu
Descontos em outras instituições culturais
Passeios turísticos
Esses incentivos resultaram até agora na preservação de 87% dos membros do museu de Israel.

Sr. Adrian Adam- Museu Marítimo Nacional Australiano, Sidney

Começou a palestra destacando que o Museu Marítimo Nacional Australiano tem 400 voluntários, embora nem todos sejam membros.
E ao prosseguir sua apresentação deu ênfase sobre a  importância do uso adequado das ferramentas de comunicação digital.

Até a próxima edição com mais novidades do XII Congresso Mundial
Martius Lessa - Direto de Jerusalém – Israel

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edição Extraordinária III
XIII Congresso Mundial - Israel


Histórias, orgulho, magia e reconhecimento.

Sr. Mark Douglas Trask- Galeria Nacional da Fundação do Canadá, Otawa

Iniciou a apresentação contando uma história a respeito de uma pintura gigantesca de  Jesus Cristo embalsamado.
Em 1960 iniciou-se uma restauração de 3 obras que estavam separadas em 3 diferentes museus, e que posteriormente depois de muitos esforços foram unidas em uma única peça, esse projeto recebeu o nome de Lendinara Alterpiece.

Sr. John Gommes - Senior trustee - Fundação Britto, Londres
Começou seu discurso defendendo a idéia de que é muito importante para o Museu que seus membros sintam orgulho de fazer parte dessa historia, pois isso tem um alto valor para as pessoas, estas se sentem importante diante dos acontecimentos.
Mencionou ainda que o museu deve ter a função de unir as pessoas como se fosse uma família.
É fundamental que todos os membros sejam reconhecidos.
O trabalho começa a partir do momento em que as pessoas vão visitar o Museu, ou seja,  na medida em que ingressam ao local  deixam registrados seu nome, e-mails e contatos.
 
Sr.Carlos Alfredo Ferreyra- Presidente da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico de Ansenusa, Suguia e Xanaes , Argentina
Ele falou a respeito da região de Córdoba, contou sua historia, de dados sobre a população, forneceu informações sobre a região e o patrimônio cultural. E destacou em especial a  Associação de Amigos de museu de Córdoba;
O Principal objetivo da apresentação foi a tutela do patrimônio cultural.
E ressaltou que quando um museu esta passando por dificuldades a associação comparece e colabora na solução.
 
7.Fazendo parte do museu de Fine Arts de Buenos Aires:
 

a. Maria Florencia Galesio deu ênfase para os seguintes assuntos:
- a arte andina e da arte Pré-colombiano.
- as peças de cerâmica e de metal do museu.
 
b. Valeria Keller lembrou que  a  apresentação no museu  deve ter um clima mágico.
 
c. Mabel Mayol destacou alguns pontos importantes:
-  patrimônio pré-colombiano
- ciclo: escutando os quadros.
- como fazer a integração das crianças no museu e dos diferentes tipos de publico

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edição Extraordinária IV
XIII Congresso Mundial - Israel


Modelos de relacionamento entre museus e amigos.

Apresentando os seguintes palestrantes:

 
1. Ro King - Presidente da sociedade do patrimônio indonésio, Jakarta
Esse palestrante discursou a respeito do aprendizado por meio da experiência, e como a sociedade do patrimônio da Indonésia lida com os museus de Jakarta.
Destacou ainda duas instituições com longas histórias: Museu Nacional  (1778/1813/1868) e a Sociedade do Patrimônio da Indonésia (1970/1995).
 
2. Svetlana Philippova- Head do Clube de Amigos do Hermitage Internacional, St. Petersburg

O representante da Rússia falou a respeito do modelo russo para as associações de amigos de museus. O Clube de Amigos engloba pessoas físicas e jurídicas e foi fundado em 1996.
Há varias instituições que estão se associando ao museu Hermitage, e este proporciona apresentações e shows para chamar e cativar o público.
Ele disse ainda que o modelo do Clube de Amigos esta sempre sendo mudado de forma a adequá-lo a realidade local.
As contribuições recebidas não são dedutíveis do imposto de renda, e as leis são inadequadas, pois estas não dão proteção suficiente aos museus.
Uma característica importante é  o contato individual com cada membro do museu.
Os membros sempre são convidados para participar das discussões/reuniões na qual tema são os problemas enfrentados pelos e sempre que possível contribuírem para as soluções. Há reuniões mensais entre os membros.
Ressaltou que  o museu não se preocupa apenas com os membros associados mas também com as crianças, elaborando programas educativos para elas.
 
3.Danny Ben- Natan - Vice Presidente para o Desenvolvimento e Relações Internacionais do Museu de Israel, Jerusalém.

Iniciou a apresentação dizendo que o modelo do Museu de Israel é quase perfeito.
O Museu de Israel tem um coordenador e um Conselho Internacional.
Destacou que a função do Museu é fazer com que o sentimento de gratidão e orgulho floresça entre os amigos (membros), fazendo com que tornem parte de uma grande família.
Posteriormente enfatizou a importância de se desenvolver um modelo internacional que reúna membros do mundo inteiro.
E finalizou salientando que o maior impacto que um museu pode trazer é a educação, depois o investimento (tempo e dinheiro) e também a manutenção, e para colaborar com esses impactos o museu tem como iniciativa entrada gratuita para todas as crianças.
 
Abraços
 
Martius Lessa

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edição Extraordinária V
XIII Congresso Mundial - Israel

Museus,  Compromisso da Comunidade e Educação.


Palestrantes:
 
1. Margarita Lucia Valero Cuevas- Membro da Federação Mexicana.

Abordou o tema  da educação nos museus e os processos de aprendizado/ ensino.
Destacando os seguintes aspectos:
- Os museus como instituições educativas.
- O primeiro contato com o museu é fundamental.
- Os museus devem se transformar em uma escola.
- Aprendizado construtivista e seus princípios essenciais.
- Aprendizado significativo/
- Princípios de mediação e de transferência/
- Avaliação educativa e suas conseqüências/
- A avaliação como uma ferramenta.
- Perfil do professor mediador.
E ainda elencou os tipos de visitas aos museus que podem ser dividias em três :
a) visita enciclopédica;
b) turística;
c) ludica-didatica.
 
2. Karina Durand Velasco- Especialista em Serviços culturais, México
Começou a palestra lembrando que o processo é multidisciplinar, ou seja, engloba antropologia, museologia e amigos de museus.
Falou sobre a diversidade cultural , citou como exemplo Tlacojalpan, Veracruz, Mexico-  que promovem o desenvolvimento sustentável e também  Santiago de Anaya, México-Administração que elaboram atividades culturais.
Ressaltou a respeito de um sitio arqueológico em Real Alto, Sta. Helena, Equador.
E ainda ponderou sobre: Workshop com museus comunitários e Museus comunitários como espaços patrimoniais.
E terminou sua palestra destacando o Versículo 4.23 “ sobre todas as coisas guardadas guarda seu coração porque dele emana/surge à vida.”
 
Martius Lessa

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edição Extraordinária VI
XIII Congresso Mundial - Israel


Amigos,

Com esta edição encerramos os boletins do XII     Congresso Mundial dos Amigos de Museus.
A partir da próxima edição do Boletim Informativo Amigos de Museus do Brasil, do mês de outubro destacaremos os principais assuntos apresentados nas edições extraordinárias em detalhes especialmente pra nossos associados.

Entre os temas que abordaremos estão:
Importância das Associações de Amigos para os Museus
Como manter uma Associação de Amigos
Modelos de Relacionamento entre Museus e Amigos
Compromisso da comunidade e educação.


O encerramento do congresso

Foram realizadas discussões e debates que abordaram temas como:  idéias, iniciativas e conceitos.
 
A sessão de encerramento foi realizada por DannyBen-Natan, tesoureiro do WFFM  e Coordenador do Congresso.
Todos os palestrantes permaneceram a disposição dos participantes para uma serie de debates e discussões que envolveram principalmente os seguintes aspectos a respeito dos temas e assuntos apresentados durante o congresso:

• Aprendizado;
• Oportunidades;
• Problemas e respectivas soluções;
• Valores ;
• Conhecimentos adquiridos.
 
A seguir a presidente do  WFFM, Carla Bossi Comelli, realizou um discurso de encerramento  e agradeceu a todos as pessoas que participaram do congresso, ou seja, os palestrantes , participantes e o Coordenador do Evento, Danny Ben-Natan. Concluiu o discurso convidando antecipadamente a todos para comparecerem ao próximo Congresso que será realizado na Itália dentro de 3 anos.

Abraços 
Martius Lessa