Guia Feambra

Fique Por Dentro - Junho 2010

cabeçalho

Nesta edição:

Feambra divulga São Paulo em evento mundial de Amigos de Museus
Oi Futuro apóia 259 projetos culturais em 2010
Memória Votorantim é o mais novo associado da Feambra
Dia dos Namorados no sábado convida para uma viagem a dois
Feambra dá as boas vindas a seus novos parceiros

Feambra divulga São Paulo em evento mundial de Amigos de Museus

A Feambra marcou presença importante na Reunião de Conselho e Assembleia Geral da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums – WFFM), que acaba de ser realizada em Lisboa, nos dias 20 a 22 de maio.
                                     

Além da participação em todas as discussões e decisões, dois representantes da Feambra, Camila Leoni Nascimento (diretora executiva) e Martius Lessa (diretor de Assuntos Internacionais), divulgaram a cidade de São Paulo. Isso porque São Paulo será, pela primeira vez, sede de um evento internacional da WFFM em 2012 e esperamos receber aqui representantes de quase 40 países. Leia alguns trechos da entrevista de Camila Leoni Nascimento:

Feambra: Quais os destaques do evento da WFFM de Lisboa?
Camila Leoni Nascimento: Acredito que um dos acontecimentos mais importantes foi a parceria estratégica fechada entre a WFFM e o Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums – ICOM), com a presença de sua presidente, Alissandra Cummins. Ações já realizadas em conjunto, como o estabelecimento do Dia Internacional do Museu, com milhares de eventos comemorativos em vários países, e o estabelecimento de uma política de turismo cultural sustentável levaram a essa parceria, que vai contribuir para o fortalecimento e a preservação da herança cultural dos museus, para o crescimento das atividades educativas oferecidas ao público e para a construção de uma relação cada vez melhor entre o museu, seus amigos e voluntários.

F.: E como for a participação do Brasil no evento?
C.L.N.: Tivemos grande destaque ao colocarmos nossas ideias e conquistas e mais ainda na promoção da Assembleia que será realizada aqui. Levamos um kit para cada participante com material preparado por nós, pela Embratur e pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau. Além disso, apresentamos um vídeo institucional em que Pelé canta e mostra São Paulo.

F.: Qual é a expectativa do público em relação à Assembleia de 2012 no Brasil?  
Camila Leoni Nascimento: A melhor possível, porque todos adoraram a apresentação e o material produzido e vieram falar conosco. Estão planejando sua vinda ao Brasil, a maioria pela primeira vez. Nossa candidatura foi aceita por unanimidade em Glasgow (2009) e agora estamos na fase de promoção do evento. Em Lisboa, falamos sobre São Paulo e, no próximo ano, em Gênova (Itália), vamos divulgar o destino Brasil, para que os participantes do evento de 2012 passeiem pelo País antes ou depois da Assembléia.
Associados poderão conferir a entrevista na íntegra, no portal www.feambra.org, no espaço exclusivo.



Edição 2010 do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados contempla pela primeira vez projetos em todo o País

A Oi, maior empresa de telecomunicações do País, tem um olhar diferente sobre a cultura e quer fazer mais pelo Brasil. Somente em 2010, o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados apoiará 259 projetos culturais nos mais diversos segmentos, como teatro, cinema, artes visuais, música e dança. Confira os principais trechos da entrevista concedida pela diretora de Cultura do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves, com exclusividade à Feambra:


Feambra: Por que a opção da Oi em ligar seu nome à cultura no Brasil?
Maria Arlete Gonçalves: A cultura é um dos melhores vínculos que uma empresa pode ter com a sociedade. Porque cultura é identidade, expressão, desenvolvimento. Como a maior empresa brasileira de telecomunicações, a Oi tem o compromisso de contribuir para a transformação social de seu País. Para isso, elegemos a cultura e a educação como pilares de nossa atuação, com o compromisso de democratizar o acesso ao conhecimento. A cultura é uma das ferramentas mais poderosas de transformação social. Não é à toa que hoje ela é considerada o pilar da nova economia, a economia criativa, que transforma o indivíduo e a sociedade, gera emprego, renda e, além de tudo, utiliza recursos altamente renováveis.

F.: Como funciona o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados?
M. A. G.: Criado em 2001, o Oi Futuro assumiu a gestão dos patrocínios culturais da Oi, a partir do entendimento, por parte da empresa, que é necessário lançar um olhar de responsabilidade social sobre os projetos que utilizam recursos de leis de
incentivo à cultura. A partir de 2003, lançamos um edital anual, sempre em outubro, aberto a todos por meio do site www.oifuturo.org.br para que os produtores inscrevam seus projetos, que são selecionados por uma comissão de especialistas.
Inicialmente, atuávamos em 16 estados, que compunham a área básica da Oi. Hoje, o programa tem abrangência nacional.

F.: O incentivo é destinado a qual tipo de manifestação? Qual o panorama da edição de 2010?
M. A. G.: Por reconhercemos a diversidade como a grande riqueza da cultura brasileira, não focamos em uma única manifestação artística, mas abrimos o leque. No edital de 2010, recebemos 5.355 projetos, o que nos dá um bom painel do que se pretende produzir em cultura no País. O programa contempla o patrocínio, total ou parcial, de projetos aprovados nas leis de incentivo à cultura. A maioria dos projetos inscritos neste ano é de teatro, mas destaco a tecnologia e as novas mídias, categoria que inauguramos no ano passado e que apresentou o maior crescimento proporcional. Como exemplo, podemos citar novos formatos para cinema, seriados para celulares, novas formas de produzir arte. Além disso, apoiamos projetos relacionados a museus, música, dança, literatura. O importante é a qualidade do projeto e o impacto na sociedade. Vemos a cultura como transformação social, acessibilidade, democratização de acesso ao conhecimento. 

F.: Entre os projetos que receberam, o que poderia destacar?
M. A. G.: São muitos os destaques. Foram selecionados 259 projetos, em todas as áreas de atuação. Todos considerados de excelência pelo Oi Futuro. Mas como exemplo de um projeto que poderá significar uma grande contribuição para a qualidade da produção, especialmente da que é gerada pelos recantos mais longínquos do País, podemos citar o curso de gestão cultural on-line, apresentado pelo Clube da Cultura do Rio de Janeiro. A previsão é que comece no segundo semestre deste ano.

F.: Trabalhando ao lado dos museus, vemos que ainda há pouco espaço na mídia e há muito o que fazer para colocar os museus na agenda de todos. Dado o apoio de vocês aos museus, como encaram essa instituição?
M. A. G.: Os museus são depositários da memória e da identidade, mas hoje já não são mais aqueles espaços sacralizados, fechados, intocáveis. Para falar ao visitante que vive no século XXI, é preciso ir além da exibição pura e simples do acervo e da informação histórica ou cientificamente correta. Na era da informação, é necessário utilizar as novas tecnologias, como ferramentas fundamentais para dar vida ao acervo, fazer com que ele 'toque' a sensibilidade do visitante, por meio da interatividade, experimentação e diversão, que tornam cada visita uma experiência única e inesquecível. É isso que propomos nos Museus das Telecomunicações do Oi Futuro, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Nestes espaços, falamos sobre a aventura da comunicação humana, não apenas por meio de objetos museológicos, como telefones, aparelhos de telex, mas também por meio de telas, animações, computação gráfica e holografia. Como convém a um museu sintonizado com a era da informação.



Memória Votorantim é o mais novo associado da Feambra 

Uma verdadeira viagem sobre a história industrial no Brasil, o papel econômico das indústrias e a formação da classe operária: é isso que promove a visita ao Espaço Votorantim, exposição permanente do Memória Votorantim, no centro de São Paulo (SP), que a Feambra tem a satisfação de contar como associado. Inaugurado em 2008 por ocasião dos 90 anos da empresa, a iniciativa vai além da trajetória da Votorantim, sendo uma visita interessante para estudantes e todos os interessados na história do desenvolvimento urbano.

 O Memória Votorantim se divide em duas frentes: o acervo (Centro de Documentação) e o Espaço Votorantim. No Centro de Documentação, há todo o trabalho de localização, resgate e preservação de documentos e objetos. Já no Espaço Votorantim, o visitante pode conhecer a história do grupo Votorantim no contexto da história da industrialização do País. É possível ouvir depoimentos de centenas de funcionários e ex-funcionários que fazem parte desta história, saber mais sobre energia, sobre metais, e como isso se transforma nos objetos de nosso cotidiano, como esmalte, zíper, lenço de papel, embalagens, talheres.

Além disso, é possível acompanhar a história de João, um personagem fictício que mora no campo, com filhos que já vão trabalhar na cidade, na indústria.  No Espaço, o visitante também pode conhecer o programa educativo da empresa. Entre eles, o projeto de alfabetização e a Orquestra do Amanhã.

Memória Votorantim
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254 – térreo e 1º andar – Centro – São Paulo (SP)
Horário: 2ª a 6ª, das 10 às 16h30
Telefone: (11) 2159-3297
E-mail: memoriavotorantim@vpar.com.br
Site: www.memoriavotorantim.com.br
Entrada gratuita. As visitas são agendadas.



Dia dos Namorados no sábado convida para uma viagem a dois

                                    

Para passar o Dia dos Namorados em grande estilo, uma boa dica é o Village Eldorado Atibaia Eco Resort, pertinho de São Paulo. Parceiro da Feambra, o resort oferece um pacote com jantar especial de sábado, café da manhã e almoço de domingo. Com check-in às 18 horas e check-out às 17 horas, o valor é de R$ 220 por pessoa. O jantar é dançante, com música ao vivo. Já o pacote com hospedagem e café da manhã de domingo, com check-out às 10 horas, custa R$ 145 por pessoa.

Village Eldorado Atibaia Eco Resort
Rodovia Dom Pedro I, km. 75,5 – Atibaia (SP)
www.eldoradoatibaia.com.br
Reservas: eldoradoreservas@eldoradoatibaia.com.br ou telefone (11) 4414-8000, com Sr. Adriano.

 

Feambra dá as boas vindas a seus novos parceiros

A Feambra tem a satisfação de anunciar novas parcerias para oferecer mais opções de hospedagem para seus associados. Os parceiros oferecem vantagens exclusivas, como tarifas com desconto expressivos e outros mimos.
 
Para quem busca sofisticação, o Ouro Minas Palace é a escolha. Único cinco estrelas de Belo Horizonte, tem 298 apartamentos e centro de convenções para 2.500 pessoas.

Na rede Sol Express, um hotel para cada necessidade, em Salvador (BA). São cinco hotéis. O Gran Hotel Stella Maris, primeiro cinco estrelas da rede na cidade, fica na praia de Stella Maris, próximo ao aeroporto internacional. Com piscinas, kid’s club, entretenimento diurno e noturno no hotel, quadras, entre outros itens de lazer, agrada a toda a família. Para quem vai a trabalho, tem um completo centro de convenções. 
O Sol Victoria Marina é indicado para quem procura uma opção pertinho do centro histórico, do Pelourinho. Tem atracadouro particular e uma belíssima vista da Baía de Todos os Santos.
Para ficar no bairro boêmio da cidade, a melhor escolha é o Sol Barra, em frente à praia de Porto da Barra. Comodidade a quem vem a trabalho, principalmente, é o que oferece o Sol Bahia, localizado a cinco minutos do Centro de Convenções da Bahia, em frente à praia de Patamares. Mais econômico, de categoria três estrelas, e dirigido ao mesmo público, o Sol Plaza Sleep também fica bem próximo ao Centro de Convenções, a apenas 300 metros de distância.

Para aproveitar o sol de Fortaleza (CE), a Feambra indica o Holiday Inn Fortaleza, na praia de Iracema. Com 273 apartamentos, todos com vista para o mar, fica próximo aos principais centros de cultura, comércio e entretenimento da cidade. Segue os padrões de qualidade da rede IHG – International Hotels Group, com mais de 4.000 hotéis no mundo.

Em uma das cidades mais lindas do litoral norte paulista, Ubatuba, destaca-se o Hotel Recanto das Toninhas, na praia de mesmo nome. São 54 apartamentos à beira da praia, com varanda privativa, em uma total integração entre mar e mata atlântica. Com quiosque de praia, clube mirim, completo fitness Center, restaurante, bar, tem todo o charme para quem quer aproveitar a natureza sem dispensar o conforto.

Com inúmeros atrativos, como a Casa de Portinari, a região de Ribeirão Preto, no interior paulista, hospeda o associado Feambra com muito requinte. O Hotel JP tem 20.000 metros de área verde, quadras, piscinas, saunas, Espaço Criança e muitos outros itens de lazer. O centro de eventos está preparado para receber eventos corporativos e sociais e a gastronomia é destaque.

Sugerimos a visita aos sites de cada hotel para a escolha mais adequada.
Consulte a Feambra ou o próprio hotel desejado para obter maiores detalhes, como datas de validade das tarifas promocionais e eventuais taxas.

Ouro Minas Palace
Av. Cristiano Machado, 4001 - Belo Horizonte (MG)
Central de reservas: 0800 031 4000 ou (55 31) 3249-4000
ourominas@ourominas.com.br
reserva@ourominas.com.br
www.ourominas.com.br

Sol Express
Gran Hotel Stella Maris
Sol Victoria Marina
Sol Barra
Sol Bahia
Sol Plaza Sleep
Tel.: (55 71) 3413-0000
www.solexpress.com.br

Holiday Inn Fortaleza
Av. Hist. Raimundo Girão, 800
Praia de Iracema – Fortaleza (CE)
Tel: (55 85) 3455-5000
Reservas em Fortaleza: (55 85) 3455-5260
Central de reservas em SP: 0800 11 8778
reservas@holidayfortaleza.com.br
www.hinnbrasil.com.br

Recanto das Toninhas

Praia das Toninhas, s/n - Ubatuba (SP)
Tel.: (55 12) 3842-1410
Reservas em SP: (55 11) 3288-2022
hotel@toninhas.com.br
www.toninhas.com.br

Hotel JP
Via Anhanguera, km 306,5
Ribeirão Preto (SP)
Tel.: 0800 707 3470 e (55 11) 2101-1400
www.hoteljp.com.br