Em Foco

31- Agosto - 2010

USP apresenta palestra e workshop com Marcos Ferretti

Análises científicas aplicadas à preservação de bens culturais será o tema das exposições


Entre os dias 1º e 3 de setembro, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) terão o prazer de receber Marcos Ferretti, pesquisador sênior do CNR-ITABC, Roma, para a apresentação de palestras e workshop sobre o tema “Possibilidades de atuações interdisciplinares e integradas em prol da preservação do patrimônio cultural brasileiro”.
A programação será dividida da seguinte maneira:

• 1 de setembro, às 16 horas (USP)
Palestra: Caracterização de bens culturais por EDXRF e PIXE, complementados por RBS e Raman: aplicação a ligas de cobre e ligas contendo ouro.
A discussão se dará com base nos resultados envolvendo o efeito do estanho na dezincifação de ligas de cobre arqueológico, o uso complementar e Raman e XRF no estudo de camadas de pintura, e o uso complementar de PIXE e RBS no estudo de peças islâmicas antigas contendo ouro.
Local: Instituto de Física da USP - Tel.: (11) 3091-6900 - if@edu.usp.br

• 2 de setembro, às 15 horas (Unicamp)
Palestra: Métodos analíticos não destrutivos aplicados ao estudo e conservação do patrimônio arqueológico, artístico e arquitetônico: experiências do CNR-ITABC, Roma.
O conteúdo da exposição se concentrará nos métodos de análise científica aplicada ao estudo e a conservação de bens culturais, com ênfase para a caracterização das ligas metálicas. Processo que foi discutido e estudado no centro, em Roma.
Local: Mini-auditório – 1º andar – Sala 24 – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp - Tel.: (19) 3521-2411

• 3 de setembro, às 9 horas (USP)
Oficina: Caracterização de peças metálicas, pinturas em tela e fragmentos de pinturas murais com um espectrômetro móvel de fluorescência de raios X.
Durante o workshop serão analisadas peças artísticas confeccionadas com bronze e latões artísticos, moedas, pigmentos de uma pintura em tela, pigmentos e camada de imprimação em fragmentos de pintura mural, aços produzidos pela Real Usina de Ferro de Ypanema no século XIX e também algumas peças levadas pelos participantes. O número de vagas é limitado (20 vagas) e o candidato deverá enviar um email para acneiva@usp.br até o dia 2 de setembro para concorrer a uma vaga.
Local: Laboratório de Bens Culturais do Departamento de Engenharia Química da EPUSP (Conjunto das Químicas, Edifício Semi-Industrial).