Guia Feambra

Fique por Dentro - Novembro 2010

cabeçalho - novembro 2010

Nessa edição:

PNC é aprovado e só depende da sanção presidencial para entrar em vigor
MASP traz céu azul e nuvens à cidade de São Paulo
Associado Feambra ganha novas opções de turismo em Búzios, Jericoacoara e Foz de Iguaçu

  

PNC é aprovado e só depende da sanção presidencial para entrar em vigor

As diretrizes para a Cultura nos próximos dez anos só dependem da sanção do Presidente da República para entrarem em vigor. Elas estão consolidadas no Plano Nacional de Cultura (PNC), já aprovado pelo Congresso.

O PNC é o primeiro planejamento de longo prazo do Estado para a área cultural na história do Brasil. Sua elaboração foi determinada pela Emenda Constitucional nº 48, de 2005. O Plano é visto como um grande avanço para o País e coloca a cultura em uma posição fundamental, prioritária. Ele norteará as políticas públicas nos próximos dez anos.

 De acordo com o Ministério da Cultura, os 13 princípios do PNC são:
- Liberdade de expressão, criação e fruição;
- Diversidade cultural;
- Respeito aos direitos humanos;
- Direito de todos à arte e à cultura;
- Direito à informação, à comunicação e à crítica cultural;
- Direito à memória e às tradições;
- Responsabilidade socioambiental;
- Valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável;
- Democratização das instâncias de formulação das políticas culturais;
- Responsabilidade dos agentes públicos pela implementação das políticas culturais;
- Colaboração entre agentes públicos e privados para o desenvolvimento da economia da cultura;
- Participação e controle social na formulação e acompanhamento das políticas culturais.

Após a sanção presidencial, o governo federal terá 180 dias para definir metas para atingir esses objetivos. Estados e municípios que quiserem aderir às diretrizes e metas do PNC terão de elaborar seu respectivo plano decenal neste mesmo prazo.

 

MASP traz céu azul e nuvens à cidade de São Paulo

Um dos principais símbolos da cidade de São Paulo, o MASP está envolto em céu e nuvens. "Tramazul", instalação de Regina Silveira, feita de vinil azul e branco, cobre os 324 vidros da fachada e deve ser apreciada da rua, durante o dia.

A artista é conhecida internacionalmente por obras que interferem em espaços e edifícios, dentro e fora deles. Entre os espaços que receberam suas obras estão a Pinacoteca, na capital paulista, o Palácio de Cristal do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, o Køge Art Museum, na Dinamarca, e o Museu Guggenheim, em Nova York.

Para o curador Teixeira Coelho, sua arte é singular. "É um céu bordado, um céu que precisa ser colado a uma fachada que nunca serviu tanto à arte como agora. O céu em São Paulo escapa aos olhos, portanto ao corpo, com assombrosa rapidez: o céu colado ficará estacionado algum tempo no MASP. Com ele, o tempo ficará também parado, como parados ficarão os que quiserem dele usufruir", diz.

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578
www.masp.art.br

 

Associado Feambra ganha novas opções de turismo em Búzios, Jericoacoara e Foz de Iguaçu

Com a proximidade das festas de fim de ano e férias escolares, não há nada melhor do que planejar uma viagem, em grande estilo. Agora, o associado passa a ser recebido de forma especial também em Búzios, Jericoacoara e Foz de Iguaçu, com as novas parcerias firmadas pela Feambra.

Integrante da rede Roteiros de Charme, o Butique Hotel & Spa Pedra da Laguna oferece hospedagem diferenciada em Búzios (RJ). O hóspede pode relaxar nas espreguiçadeiras envoltas em tecido esvoaçante e aproveitar a sauna a vapor, a quadra de tênis, o spa de relaxamento e beleza, o salão de convenções. O hotel conta com restaurante e bar aberto até às 22 horas, além de internet wireless.

Localizado a duas quadras da Praia da Ferradura e a cinco minutos de carro da Rua das Pedras - famosa por seus bares, restaurantes e butiques de grifes famosas -, o hotel deixa os hóspedes bem perto da natureza, por estar dentro da Reserva Ambiental da Lagoinha. Para o associado Feambra, oferece descontos superiores a 10% (consulte-nos para receber o tarifário), além de welcome drink, café da manhã e, se houver disponibilidade, upgrade e late check-out.

Quer um motivo para conhecer Jericoacoara, no Ceará? O hotel Vila Kalango alia charme e rusticidade. Com utilização de materiais comuns da região, como palhas de carnaúba e madeira moracatiara, o hotel proporciona ao hóspede um amplo leque de massagens e tratamentos e refeições saudáveis, como o café da manhã com frutas frescas, sucos naturais, pães e bolos feitos na pousada e ainda tapiocas, crepes e panquecas, preparadas na hora. É um refúgio para os amantes de esportes como windsurf e kitesurf, já que a cidade oferece ótimas condições de vento e temperatura. A Vila Kalango oferece uma oportunidade para sair da rotina e vivenciar a natureza, em apartamentos sem TV e telefone. Associado Feambra tem condições especiais: 10% de desconto nas tarifas.

Um grande resort para relaxar e se divertir: as águas a 36°C durante o ano todo e as brincadeiras organizadas pelos monitores fazem a fama do Mabu Thermas & Resort, em Foz de Iguaçu (PR). Trilha ecológica, parede de escalada, quadra-poliesportiva, quadras de vôlei de areia e de tênis, fitness center, sala de jogos, festas temáticas, passeios e muito mais fazem a alegria de adultos e crianças. Os pequenos contam com programação diferenciada de acordo com a faixa etária e podem ser vistos participando de jogos aquáticos, luau, gincanas e oficinas de arte, entre outras atividades.

Consulte a Feambra para saber as condições das parcerias.

Butique Hotel & Spa Pedra da Laguna
Búzios (RJ)
www.pedradalaguna.com.br

Vila Kalango
Jericoacoara (CE)
www.vilakalango.com.br

Mabu Thermas & Resort
Foz de Iguaçu (PR)
http://www.hoteismabu.com.br/br/thermas-resort/30/a.aspx