Notícia

08- Março - 2010

Circuito de Museus: prêmios e incentivo à visitação

Concurso cultural apresenta resultados positivos

A primeira edição do Circuito de Museus, programa de incentivo cultural por meio de um concurso de frases, chega ao fim com resultados positivos: dezenas de milhares de acessos à página do concurso cultural, um conhecimento maior do pensamento do jovem a respeito dos museus e a contribuição para a formação de um novo nicho de público, formado por estudantes de segundo grau e universitários. Iniciativa inédita, o Circuito tem como objetivo incentivar a visitação de jovens aos museus, contribuindo para sua formação cultural. O projeto conta ainda com o incentivo do ator Caco Ciocler, embaixador da Feambra.

A cada mês da iniciativa, um museu lançou um desafio para que o participante escrevesse uma frase sobre o tema proposto. Os vencedores receberam um pacote de prêmios: um Netbook Megaware, um final de semana cultural na cidade de São Paulo, com acompanhante, incluindo uma diária no Hotel Quality Jardins, com café da manhã e jantar, dois ingressos para um show no HSBC ou no Tom Jazz, um city tour da No Problem e um livro da Livraria Saraiva.


Conheça os vencedores de todas as etapas:


Etapa Memorial do Imigrante - outubro de 2009:
"Com a história de imigração, vamos e voltamos quantas vezes quisermos, vamos até nossos avós e voltamos até nossos irmãos, das velhas viagens de trem, voltamos de metrô para casa. O melhor passeio é aquele que nos leva à dita impossível viagem no tempo".
Bárbara Bandecchi da Fonseca Vieira

Etapa Museu Paulista da USP - novembro de 2009:
"O museu é o elo que mantém viva nas memórias a própria relação humana, proporcionando a troca de experiências entre personagens e visitantes, resgatando a história de um povo e unindo sujeitos que até então estavam separados no tempo e na geografia".
Rafael Silva dos Santos 

Etapa Catavento Cultural e Educacional - dezembro de 2009:
"Eu estudaria o universo do átomo. É fantástico crer que algo tão pequeno, tão diminuto na imensidão do mundo, contém dentro de si todo um universo de partículas e energias de comportamento próprio, que levam a uma nova Física a ser estudada".
Pedro Henrique Ribeiro Brandes 

Etapa Museu de Arte de São Paulo - MASP - janeiro de 2010:
"Se eu fosse o curador do MASP, realizaria exposições inclusivas, que permitissem que pessoas com deficiência pudessem aproveitá-las da melhor forma. Cegos, surdos, deficientes físicos e mentais têm direito à arte!"
Ricardo Shimosakai

A realização do Circuito de Museus é da Federação de Amigos de Museus do Brasil (Feambra) e da Carteira Mundial do Estudante (ISIC), em parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau. O projeto tem patrocínio da Microsoft e apoio do STB - Student Travel Bureau.