Guia Feambra

Fique por Dentro - Dezembro/2010

Ano de 2010 termina com muitas realizações
Brasil se firma como pólo cultural no continente

Feambra representa a América do Sul em encontro do ICOM em Xangai
Camila Leoni Nascimento apresenta o tema 'Museu e Voluntariado'

Núcleo Infantil do Projeto Marco visita o Catavento
Crianças e jovens aprendem de forma divertida

Dia 18 marca o Dia do Museólogo
Feambra parabeniza os profissionais que contribuem para o sucesso dos museus

Na chegada das férias, a satisfação de anunciar importantes parcerias
Boas vindas ao Rio Quente Resorts, Zamek Hotel Boutique e Tarobá Express

 

Ano de 2010 termina com muitas realizações

A Feambra comemora o fim de 2010 com a satisfação de um ano muito bom para os museus, seus Amigos e para o Brasil. Gostaríamos de compartilhar algumas de nossas conquistas:


Representatividade no exterior

O País está definitivamente inserido no cenário mundial de Amigos de Museus, com a crescente participação da Feambra nas atividades da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums - WFFM). A candidatura do Brasil para sediar a Assembleia Geral de 2012 foi aceita por unanimidade e a organização do evento já começou, com grande expectativa por parte dos presidentes das demais federações nacionais.

Nossos representantes marcaram presença na Assembléia Geral da WFFM em Lisboa (Portugal), realizada em maio. Na ocasião, entregaram aos participantes um kit de materiais elaborado com o apoio do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e a Embratur para divulgar a sede da Assembléia de 2012, São Paulo. No próximo Congresso da WFFM, a ser realizado em Gênova (Itália), a Feambra vai divulgar o destino Brasil, com o objetivo de incentivar o turismo pelo País entre os futuros participantes do evento de 2012.


Museu na Mídia



A Feambra firmou uma parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau para divulgar os museus nas mídias sociais. Quinzenalmente, uma relação organizada pela Feambra com a programação de museus da capital é enviada pelo SPCVB a formadores de opinião e a pessoas ligadas ao turismo. No ano de 2010, foram elaboradas 14 edições do Museu na Mídia.


São Paulo Capital Cultural

O projeto São Paulo Capital Cultural, apoiado pela Feambra e desenvolvido pela agência de marketing On Map, tem como objetivo apresentar ao turista que visita a capital paulista os principais pontos de arte e cultura da cidade. A iniciativa contemplou a distribuição inicial de 23 mil livretos com informações sobre museus e centros culturais em hotéis, museus e salas de espetáculos.

Com o patrocínio das Lojas Cem, o projeto foi realizado pela Cepar Cultural. A Feambra apóia a iniciativa, ao lado do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), a On Map Marketing e Publicidade e a Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura.

Entre os pontos de distribuição dos livretos estão o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, a Pinacoteca do Estado e o Holiday Inn Anhembi.


Novas parcerias

Com o objetivo de trazer novos benefícios aos associados, a Feambra ampliou seu programa de parcerias e chega ao fim de 2010 com mais de 40 parceiros.



Feambra representa a América do Sul em encontro do ICOM em Xangai


Camila Leoni Nascimento, diretora executiva da Feambra, representou o Brasil como porta-voz da América do Sul na 22ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), em Xangai (China), em novembro. A entidade firmou uma parceria estratégica com a Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums - WFFM), em maio.

A convite do presidente da WFFM, Daniel Ben-Natan, a diretora apresentou o tema 'Museu e Voluntariado na América do Sul'. No Brasil, o número de voluntários cresceu de 22 milhões para 42 milhões depois do Ano Internacional do Voluntariado, que aconteceu em 2001. Museus são o 13º setor mais procurado para trabalhos voluntários, segundo pesquisa de 2007. O primeiro é a ajuda à criança.

Leia a entrevista na íntegra no portal www.feambra.org



Núcleo Infantil do Projeto Marco visita o Catavento


A Feambra organizou um passeio especial para crianças e jovens atendidos pelo Projeto Múltipla Ação Regional Comunitária (MARCO), que mantém o Núcleo Infantil do Butantã. O destino escolhido foi o Catavento Cultural e Educacional, que apresentou aos visitantes, todos entre seis e 14 anos, as estações Vida, Universo e Terra.

A visita permitiu que as crianças e jovens mudassem o olhar sobre o meio ambiente e o contexto em que estão inseridos. Com isso, as educadoras desenvolveram atividades relacionadas ao tema, à preservação da vida e das espécies terrestres, aquáticas e aéreas, por meio de desenhos, maquetes e rodas de conversa as crianças e jovens refletiram sobre o impacto socioambiental.

A visita ao Catavento Cultural ampliou o repertório das crianças e promoveu a construção de conhecimentos com uma metodologia prazerosa.

Saiba mais sobre a MARCO acessando o site www.marco.org.br


Dia 18 marca o Dia do Museólogo

Organizado, cuidadoso, observador, de rápido raciocínio: estas são apenas algumas das características que permeiam a profissão do museólogo.

No seu dia, a homenagem da Feambra a esse profissional que administra, pesquisa, identifica, organiza peças de valor histórico e cultural, trabalha no planejamento e na organização de exposições, entre tantas outras funções, sempre em benefício do museu e do público que o visita.



Na chegada das férias, a satisfação de anunciar importantes parcerias


Para as melhores experiências nas férias, não existe nada melhor do que uma viagem inesquecível. Nos hotéis parceiros, o associado Feambra sempre é recebido de forma diferenciada. Por isso, temos a satisfação de anunciar novos parceiros.

Ganhador de vários prêmios, o Rio Quente Resorts é destino certo para agradar toda a família. O complexo reúne sete hotéis, oito piscinas, quadras, restaurantes, bares e uma extensa gama de serviços e atrações. A principal é o Hot Park, o maior parque aquático da América do Sul, com a Praia do Cerrado.

Para ver ou rever as cataratas do Iguaçu (PR), a dica é ficar no Hotel Tarobá Express. Com várias opções de apartamentos, o Tarobá está localizado no centro da cidade, com fácil acesso às principais atrações turísticas.

Na entrada do Vale dos Vinhedos, entre Bento Gonçalves e Garibaldi (RS), o associado Feambra pode se hospedar em um verdadeiro castelo. Rico em detalhes, o Zamek Hotel Boutique foi construído para divulgar a cultura polonesa, trazida pelos imigrantes ao Rio Grande do Sul.

Entre em contato com a Feambra pelo e-mail feambra@feambra.org ou pelo telefone (11) 3085-4402 para conferir os descontos e vantagens para os associados.



Rio Quente Resorts

Rio Quente (GO)

www.rioquenteresorts.com.br



Zamek Hotel Boutique


Entre Bento Gonçalves e Garibaldi (RS)

www.zamekhotelboutique.com.br


Hotel Tarobá Express


Foz de Iguaçu (PR)

http://www.hoteltaroba.com.br