Guia Feambra

Fique por Dentro - Fevereiro/2011


Feambra organiza Council Meeting da WFFM
Brasil será sede de evento mundial dos Amigos de Museus pela primeira vez e receberá representantes de cerca de 40 países integrantes da federação mundial

Em foco: Segurança contra roubo de obras de arte
Mercado detectou a necessidade de formação de uma categoria de 'superagentes', investigadores de elite com conhecimentos em criminologia, história da arte, legislação

Conheça a nova ferramenta de visita virtual do Google
Já é possível passear e conhecer as obras expostas em 17 museus, como o Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, e o Van Gogh Museum, de Amsterdã, sem sair de casa

Associado ganha novas vantagens em turismo e gastronomia
São mais de 70 novos hotéis em todo o País e restaurante diferenciado em SP

 

Feambra organiza Council Meeting da WFFM


O evento anual da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums - WFFM) de 2012 será no Brasil, pela primeira vez na história. Trata-se do Council Meeting and General Assembly da WFFM. Além disso, 2012 será ano de eleição na instituição, motivo que deve fazer com que representantes de todos os países membros - cerca de 40, de todos os continentes - marquem presença.

                                          

São Paulo será a sede do evento, agendado para abril, mas os participantes serão estimulados a visitar vários destinos do País, antes e depois do acontecimento.

A Feambra iniciou os preparativos no final de 2010 e vai divulgar o destino Brasil no Congresso Mundial da WFFM, que ocorrerá em Gênova, no próximo mês de setembro.



Em foco: Segurança contra roubo de obras de arte


A preocupação com crimes contra obras de arte e patrimônio cultural motivou o aparecimento de uma nova categoria de profissionais: os especialistas em roubo, falsificação, aniquilação e comércio ilegal de arte.

                                         

Recentemente, artigo da revista Exame divulgou a criação de uma agência especializada (Association for Research into Crimes against Art - Arca), algo como Agência para a Pesquisa de Crimes contra a Arte).

A revista cita que seu fundador, Noah Charney, detectou a necessidade deste tipo de 'superagente' que pudesse reunir os conhecimentos dos profissionais normalmente envolvidos neste tipo de investigação - policiais, forças de segurança e especialistas em arte.

Estes investigadores de elite, que precisam ter conhecimento profundo de todo o cenário que reveste o trabalho, estão sendo preparados em um curso de pós-graduação criado pela Arca. O curso está sendo ministrado na Itália, país que é a principal vítima deste tipo de crime, e inclui temas como criminologia, história da arte, mercado da arte, legislação da área, entre outros.



Conheça a nova ferramenta de visita virtual do Google

O que você acha de estar em casa e poder passear por dentro do Rijksmuseum, de Amsterdã? Ou conferir uma obra exposta no Museo Reina Sofia, de Madri?

                                        

Uma nova ferramenta do Google, o Art Project, possibilita fazer um tour virtual por museus e ver suas obras de arte. Evidentemente, não é o mesmo que estar lá, mas oferece a oportunidade de se sentir no museu e até de dar uma olhada no que está exposto antes de uma eventual visita real.

Por enquanto, 17 museus foram contemplados com o projeto, mas espera-se que logo outros sejam incorporados à iniciativa. Confira em www.googleartproject.com



Associado ganha novas vantagens em turismo e gastronomia


Um restaurante diferenciado e charmoso. Assim é o Falafa, um pequeno espaço nos Jardins, inaugurado há poucos meses, que serve vários tipos de sanduíches recheados com falafel, bolinho feito de grão-de-bico, típico do Oriente Médio. A cozinha ainda traz releituras de pratos tradicionais da culinária judaica muito encontrados nas delis de Nova Iorque, como a sopa de bolinha de matzá (Matzo Ball) e o sanduíche Reuben, feito com pastrami. Agora, o Falafa oferece ao associado um desconto de 10% nas refeições e bebidas consumidas no almoço (do meio-dia às 15 horas, de terça à sexta-feira). Além disso, até 30 de junho concede vantagem especial no happy hour: desconto de 20% nas porções, refeições e bebidas consumidas entre 17 e  20 horas, de terça à sexta-feira.

     

A Feambra acaba de concretizar uma parceria que vai facilitar muito a vida de quem viaja bastante pelo Brasil: a Rede Atlântica, com mais de 70 hotéis. Com esta abrangência, oferece a vantagem de ter estabelecimentos de todas as categorias, do econômico ao luxo, em locais tão variados como grandes capitais e praias famosas.

No Beach Class Resort Muro Alto, em Porto de Galinhas (PE), as belezas naturais e a área de lazer merecem destaque, com piscina de 3.300 m² de lâmina d'água, duas jacuzzis, fitness Center, sauna úmida e a vapor, entre outros itens. Já para quem viaja a trabalho ou lazer para Curitiba, São Paulo ou Vitória, por exemplo, pode optar por um dos hotéis da bandeira Radisson.

Para o associado, a Rede Atlântica oferece tarifa especial. Basta consultar a Feambra.

A Praia do Preá, em Jericoacoara (CE), é o cenário dos 20 bangalôs do hotel Rancho do Peixe. Com muita privacidade e 80 m², os bangalôs são construídos sobre um deck de madeira suspenso e decorados com artesanato local. Além disso, a Praia do Preá vem se tornando conhecida como um dos melhores lugares do mundo para a prática de kitesurf e windsurf pela agradável temperatura das águas e seus ventos. Tudo isso com descontos especiais na tarifa.

Em São Paulo, uma nova sugestão para o associado de um tipo de hospedagem econômica e muito usada no exterior: o hostel. Considerados de ótima qualidade, os hostels brasileiros (ou albergues, como são conhecidos por aqui) ganham cada vez mais espaço. De olho nesta tendência, a Feambra acaba de firmar parceria com o Vila Madalena Hostel, no bairro de mesmo nome em São Paulo, destino de dez em cada dez turistas que passam pela cidade, com seus ótimos bares, restaurantes, galerias, lojas de design, artesanato e outros atrativos. O associado Feambra também ganha tarifa especial.

Falafa Bar & Deli
Rua Padre João Manuel, 730
Bairro de Cerqueira César - São Paulo - SP Fecha às segundas-feiras
www.falafa.com.br


Rede Atlântica
www.atlanticahotels.com.br


Rancho do Peixe
Jericocoara (CE)
www.ranchodopeixe.com.br


Vila Madalena Hostel
São Paulo (SP)
www.vilamadalenahostel.com.br