Em Foco

12- Janeiro - 2011

Governo do Estado de São Paulo reabre Museu Índia Vanuíre

Mais um importante passo foi dado em busca da valorização cultural e histórica de nosso país

 Museu Índia Vanuíre

Com mais de 40 anos, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã - SP, foi reinaugurado após passar por reformas em sua área interna e externa. Sendo um dos mais importantes espaços de valorização cultural dos índios, o museu recebeu cerca de R$ 571 mil reais para as obras, destinados à nova pintura, pisos e forro, melhoria na iluminação e também a modernização do prédio para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

A reabertura, que aconteceu no dia 14 de dezembro de 2010, fortalece a atividade de preservação histórica e ajuda a entidade a manter-se atuante no cenário museológico. De acordo com a Secretária de Cultura, Andrea Matarazzo, um museu "voltado ao patrimônio histórico, precisa ser moderno e se tornar mais acessível e atualizado".

O Índia Vanuíre reúne mais de 38 mil peças de diferentes comunidades que vão dos caiapós aos ianomâmis. Além disso, por estar localizado em uma região onde há forte influência da cultura indígena, torna-se referência para estudos etnográficos e também uma atração para os interessados no assunto.

O museu fica localizado na Rua Coroados, 521 - Centro de Tupã e tem o seguinte horário de funcionamento: 3ª a 6ª, das 9 às 17 horas. A entrada é franca. Entrar em contato pelo telefone (14) 3491 2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br para maiores informações.

                                                                                        (foto: www.museuindiavanuire.org.br)