Comunidade

14- Fevereiro - 2011

Entrevista com a Profa. Dra. Miyoko Makino, historiadora do Museu Paulista da USP

MiyokoA Feambra entrevistou a Profa. Dra. Miyoko Makino, historiadora do Museu Paulista na USP, que contou um pouco sobre a Atividade de Difusão Cultural "Museu Paulista: histórico da formação de acervos" e também sobre suas experiências com os cursos promovidos pela instituição. Leia os principais trechos abaixo.

Feambra: Como funcionará a atividade "Difusão Cultural - Museu Paulista: histórico da formação dos acervos" e quais são seus objetivos?

Miyoko Makino: Trata-se da modalidade "Atividades Complementares" do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, voltada essencialmente para o público acima de 60 anos, mas que acaba também por agregar pessoas de outras faixas etárias, desde que se interessem e haja vagas. Incluem-se aulas expositivas e visitas às exposições em caráter exploratório. O  objetivo é o de divulgar os acervos do Museu, fornecendo informações sobre o  histórico da instituição, a formação e os procedimentos adotados para sua coleta (ampliação) e preservação, como patrimônio cultural.  Para isso são ministradas palestras e realizadas visitas às áreas expositivas.



F.: Qual é a sua experiência com atividades para a 3ª idade? Desde o início desse programa, a senhora desenvolveu muitas amizades com os participantes ou estes passaram a ajudar o museu ou a participar de outras atividades?

M.M.: Desde 1998 há o oferecimento desta atividade, uma abertura a pessoas que estavam em busca de atividades culturais e de conhecimentos diferentes, após a aposentadoria ou isentas de compromissos familiares. Tem sido uma oportunidade de troca de experiências bastante saudável. Vários alunos fizeram inclusive doações ao Museu. Alguns continuam participando e desenvolveram, por conta, atividades até bem interessantes. Vivem mais intensamente esta etapa de suas vidas, sabendo que são agentes ainda, que podem continuar contribuindo para a divulgação de atitudes importantes para a preservação de bens culturais, entre os familiares e amigos.

        Curso

F.
: Quais são os interesses do público-alvo dessas atividades? Geralmente eles são membros do SAMPA? Apresente o perfil dos participantes.

M.M.:
São muitas pessoas que se inscrevem, pensando na realização de atividades sociais, principalmente. Já na primeira aula são colocados os assuntos a serem tratados e apenas acontecem algumas visitas externas (passeios), somente no final, a museus vizinhos e/ou ao Museu Republicano "Convenção de Itu", em Itu-SP. E, assim, permanecem pessoas realmente interessadas em conhecer melhor o Museu, como instituição museológica. Não são membros da Sociedade Amigos do Museu Paulista/SAMPA.



F.: Quais são os planos do museu para 2011

M.M.: Reformas, exposições, seminários, cursos, apresentações musicais ao longo do ano, relacionados com a cidade de São Paulo.