Em Foco

26- Março - 2010

Brasil sedia pela primeira vez encontros sobre fortes e fortalezas

Com a participação de mantenedores de fortes e fortalezas de diversas cidades do Brasil e do Uruguai, o VI Seminário Regional de Cidades Fortificadas terá o Brasil como sede pela primeira vez. As cinco edições anteriores ocorreram no Uruguai (Montevidéu, Colônia do Sacramento e Maldonado), sob a coordenação do Espacio Cultural Al Pie de la Muralla. Desta vez, ele será realizado na cidade de Florianópolis (SC), de 31 de março a 2 de abril, concomitantemente ao Primeiro Encontro Técnico de Gestores de Fortificações.

Esses encontros, iniciados em 2005, permitiram fomentar um considerável número de produções e investigações sobre o tema das fortificações no Uruguai, Brasil, Chile e Colômbia, além de terem possibilitado um proveitoso intercâmbio entre especialistas dessas nacionalidades.

Durante o encontro, os gestores dos fortes apresentarão um panorama das ações desenvolvidas nas fortificações sob a sua administração, possibilitando uma salutar troca de experiências no que diz respeito aos seguintes temas: auto-sustentabilidade, parcerias e projetos, captação de recursos, corpo técnico, manutenção e conservação de edifícios e acervos, pesquisa e documentação, divulgação e difusão cultural, educação patrimonial, visitação e turismo, acessibilidade, uso adequado dos espaços, atividades artístico-culturais, entre outros temas pertinentes. Os objetivos são compartilhar experiências e estabelecer intercâmbios e parcerias que possam contribuir para melhorar e modernizar a preservação das fortificações.

No momento, pretende-se avançar com as pesquisas nessa área e disponibilizar os resultados alcançados a um público ainda maior. Entre as alternativas para essa difusão está a ampliação das informações sobre essas construções históricas por meio do Banco de Dados sobre Fortificações no Mundo (www.fortalezas.org), projeto iniciado na UFSC e que já conta com a participação do Uruguai, entre outros países.

Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Endereço: Campus da Trindade – Florianópolis – Santa Catarina
Data: 31 de março a 2 de abril
Telefone: (48) 3721 5118 e (48) 3721 8304
E-mail: projeto@fortalezasmultimidia.com.br
Site: www.fortalezas.ufsc.br/6seminario