Em Foco

24- Maio - 2010

Mostra interativa ?Shoá, Reflexões por um mundo mais tolerante? chega ao Brasil

Chega ao Brasil a mostra interativa “Shoá, Reflexões por um mundo mais tolerante”. A exposição parte do tema central - o Holocausto, ocorrido na Segunda Guerra Mundial - e transcende o tema apresentando os diversos “Holocaustos” que ocorreram e ainda ocorrem na história da humanidade.  Assim, a partir de conceitos e temáticas mais abrangentes, é possível estabelecer uma relação de maior proximidade entre a mostra e seus visitantes, independentemente de sua condição racial, social, cultural e etária.

A ideia do projeto é oriunda da exposição “Shoá, Memória e Legado do Holocausto”, extremamente exitosa, ocorrida em Montevidéu durante o ano de 2008. Projetada, idealizada e concebida por jovens, a mostra uruguaia norteia a implantação deste projeto no Brasil.

Tendo em vista as diferenças culturais do público brasileiro em relação ao uruguaio, algumas adaptações foram feitas, tais como enfoque mais abrangente no que se refere às questões de direitos humanos e tolerância, adequação da parte de linguagem e a forma de comunicação. O desafio foi utilizar da melhor forma possível todo o vasto conteúdo da pesquisa e mídias alternativas. Tudo foi feito com a constante preocupação de não desvirtuar a essência e conteúdo do tema, ou seja, passar este complexo período da história de maneira vivencial, sensorial e interativa, maximizando assim a absorção e compreensão do mesmo pelos visitantes da mostra.

O objetivo basal da mostra vai além de disseminar a ignorância em relação a esta mancha na história mundial. Ele permeia também a propagação dos valores maiores supracitados e aguça o senso crítico do visitante que reflete em meio a um turbilhão de informações e pondera seu papel e responsabilidade ante às tantas celeumas sociais existentes.  Além de todo o acervo já disponível, será utilizado também um riquíssimo material sobre o tema produzido no Brasil. São filmes, livros, estudos, artes plásticas e museus brasileiros, além de sobreviventes que aqui residem.

Assim como no Uruguai, a expectativa é causar grande impacto social, principalmente através da mídia. Além de instituições internacionais ligadas ao Holocausto, a mostra conta com o apoio de diversas instituições judaicas locais e nacionais. E também foi aprovado na Lei Federal de incentivo fiscal – Lei Rouanet 8313-90, Pronac 100043.

“Shoá - Reflexões por um Mundo Mais Tolerante” – Sesc Pompéia
Local: Sesc Pompéia
Data: De 28 de maio a 4 de julho
Endereço: - Rua Clélia, 93 – Galpão - Lapa
Horário: 3ª a sexta, das 10 horas às 2130. Sábado, domingo e feriado, das 10 às 19 horas.
Telefone: (11) 0800-118220
Site: www.sescsp.org.br
Entrada: gratuita
Público-alvo: A exposição é dirigida ao público em geral, especialmente aos jovens estudantes do Ensino Médio.