Em Foco

25- Março - 2011

Museu, fotografia e mídias sociais

O universo das artes nunca esteve tão conectado ao ciberespaço

Picture a Museum Day

Dois universos, antigamente divergentes, são hoje sinônimos de uma aliança inovadora que vem atraindo olhares para museus do mundo inteiro. Recentemente, o lançamento do projeto 'Picture a Museum Day' tomou a atenção de usuários das mídias sociais e conectou o cenário artístico e, principalmente, o museal, às redes digitais de relacionamento.

O dia oficial do Olhar Fotográfico em Museus foi promovido pela agência britânica SUMO e a proposta era exibir uma galeria com fotos das entidades preferidas dos participantes. Para isso, bastava fotografar o museu de sua preferência e compartilhar a imagem pelo Twitter, contendo a hashtag #MuseumPics, ou por meio do grupo de mesmo nome no  Flickr.

Cerca de 5 mil fotos foram publicadas e houve grande adesão dos museus na divulgação do projeto. No Brasil, entidades como o Museu das Minas e do Metal, o Instituto Inhotim, a Fundação Iberê Camargo, entre outros, participaram intensamente. As imagens podem ser visualizadas pela busca no Twitter (clique aqui) ou diretamente pelo Flickr (clique aqui). Aos poucos, o universo museológico vai incorporando as novidades digitais e ganhando cada vez mais espaço na sociedade dinamizada.