Comunidade

07- Abril- 2011

Catavento Cultural e Educacional – Uma viagem pelo planeta e pelo universo

Quem passa pelo centro da cidade de São Paulo pode não imaginar o que está por trás do edifício monumental de tijolos aparentes conhecido como Palácio das Indústrias.
Localizado no coração da cidade, no Parque Dom Pedro II e próximo ao rio Tamanduateí, a construção da década de 20 abriga o espaço Catavento Cultural e Educacional desde março de 2009.

Com apenas dois anos de existência, o Catavento, como é conhecido por seus visitantes mais íntimos, já se tornou um dos espaços culturais mais adorados pela população paulistana. Desde sua inauguração em 2009 até o dia de seu aniversário de dois anos, em 26 de março, foram mais de 530 mil visitantes. Suas atividades e exposições interativas fazem sucesso entre crianças e adultos e têm trazido também um grande público de fora de São Paulo.

Ele é dividido em quatro setores: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, cada um apresentando um tipo de ciência. Inicialmente aprende-se sobre astronomia e a formação do espaço terrestre; na seqüência, sobre o surgimento da vida e a formação da fauna e flora. No setor Engenho, o visitante conhece o funcionamento das coisas de forma clara e divertida. Por último, o espaço Sociedade trata de uma diversidade de assuntos humanos, desde História e prevenção da gravidez até nanotecnologia.

Além das enormes instalações, com caverna, sistema solar e estúdio de TV, o Catavento conta com estacionamento próprio e lanchonete. São realizadas também atividades temporárias, como o Programa Especial de Astronomia. Conheça mais em nossa Agenda Cultural!

Pelo seu enorme sucesso, as escolas que quiserem levar seus alunos para conhecer o espaço e aprender de forma divertida precisam agendar a visita com 45 dias de antecedência.


Serviço:

Catavento Cultural e Educacional
Endereço: Palácio das Indústrias - Parque D. Pedro II
Horário: 3ª a domingo, das 9 às 17 horas
Telefone: (11) 3315-0051
Site: www.cataventocultural.org.br
Entrada: R$ 6 (meia entrada para alunos e maiores de 60 anos)