Em Foco

02- Maio - 2011

Repleto de atividades culturais, maio é o mês das artes no Brasil

9ª Semana Nacional de Museus e SP-Arte agitam o cenário artístico brasileiro

SP-Arte

O mês de maio começa movimentado para os amantes das artes. Tradicional pelo mundialmente comemorado 'Dia Internacional dos Museus' (18/5), o calendário artístico também conta com o início do SP-Arte, evento que reúne galerias e artistas de todo o mundo na cidade de São Paulo.

Em comemoração ao dia 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Semana Nacional de Museus. Já em sua 9ª edição, o evento será realizado entre os dias 16 e 22/5 e contará com cerca de 1.000 instituições, 3.000 atividades em mais de 500 cidades brasileiras. A semana é comemorada em diversos países e, para o ano de 2011, o tema proposto é 'Museu e Memória'. Acesse aqui o guia com o cronograma e programe-se para o há de melhor na semana artística mais esperada do ano.

Além das atividades programadas para a cidade de São Paulo devido à 9ª Semana Nacional de Museus, os paulistanos e os turistas que vierem para a terra da garoa entre os dias 12 e 15 de maio também terão a oportunidade de visitar o SP-Arte. O evento será no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, e reunirá cerca de 80 galerias e 2.500 obras de artistas internacionalmente conhecidos da atualidade. Acesse o site e saiba mais sobre a programação dos quatro dias.

O aumento significativo de eventos artísticos no calendário brasileiro vem seguido do reconhecimento da população com relação a essa vertente cultural. De acordo com matéria publicada anteriormente pela Feambra (leia na íntegra), o Brasil figura entre os países com museus e instituições mais visitadas em todo o mundo. O objetivo é expandir gradativamente para que o nosso país tenha uma imagem forte e consolidada dentro do mundo das artes.

(Foto: www.sp-arte.com