Comunidade

09- Junho - 2011

História de amor traz visitantes para perto da comunidade

Interesse por arte marca atuação profissional

Quinta das Videiras

Celebrando o mês dos namorados, entrevistamos Gutenberg Lopes Guedes, sócio-proprietário do Hotel Butique Quinta das Videiras, parceiro da Feambra desde 2009. Localizado em Florianópolis (SC), o hotel tem em suas origens uma bela história de amor e se caracteriza pelo requinte e tradição na cidade. Muito elogiado pelos hóspedes, já foi classificado como 'sofisticado e de muito bom gosto', pelo Guia Quatro Rodas, e como 'um lugar singular', por Gisela dos Santos, da Record News, entre outros. Confira a entrevista concedida:

Feambra: Qual é a origem do Hotel Butique Quinta das Videiras?
Gutenberg Lopes: Eu e a minha esposa sempre fomos apaixonados pela Lagoa da Conceição. Costumávamos freqüentar o lugar e, um dia, surgiu a vontade de construir uma pousada. Então resolvemos procurar o terreno e encontramos uma antiga casa, de pessoas que moravam na região há bastante tempo, com os quais negociamos o imóvel. Durante um bom tempo, a utilizamos como casa de veraneio e, por ser um ambiente muito agradável, com a presença de belas videiras, resolvemos moldar o projeto arquitetônico para que não fosse necessária a retirada dessas videiras. Foi então que surgiu o Quinta das Videiras.

F.: O estilo e a arquitetura do Quinta das Videiras são diferenciados da maioria dos hotéis da região. Qual foi a proposta pensada ao desenvolver o projeto?
GL.: Por estar localizada em uma região de tradições e cultura portuguesas, desenvolvemos o projeto arquitetônico todo baseado em traços e no estilo açoriano para que a casa se integrasse à comunidade e a comunidade também se integrasse ao Quinta das Videiras. Embora a casa e o projeto arquitetônico sejam relativamente novos, as peças e os objetos internos são, em sua maioria, datados de 1810 a 1950. O objetivo é apresentar ao hóspede os traços e o design das antigas mobílias e fazer com que esse estilo antiquário seja um diferencial do hotel.

F.: Como surgiu a ideia de oferecer um ambiente personalizado aos hóspedes?
GL.: Eu e a minha esposa sempre gostamos de conhecer novos lugares e, depois de adquirir uma certa experiência em viagens, resolvemos procurar ambientes diferentes, pitorescos, que nos oferecessem a possibilidade de interagir com a comunidade e onde realmente pudéssemos sentir a cultura local. Foi então que começamos a nos hospedar em hotéis pequenos, personalizados, hotéis planejados com riqueza de detalhes, pensados com afeto e amor, e que nos fizessem sentir um pouco mais do dia a dia daquela comunidade. A partir de então, nós começamos a nos identificar muito com esse mercado e decidimos trazer esse conceito para Florianópolis. Dessa maneira, o nosso hóspede pode sentir como se fosse mais um morador da comunidade e absorver o que a região tem de melhor.

F.: Como teve início o gosto pela arte e como vocês transferem esse interesse para o hotel?
GL.: Acredito que o gosto pela arte venha do berço. Eu sou de Brasília, mas passei muitas das minhas férias em Minas Gerais. E, por lá, principalmente no interior do Estado, essa cultura artística é muito forte. Desde aquela época, comecei a criar um contato mais intenso com a arte e até hoje tenho esse interesse e gosto pessoal por quadros, objetos e peças em geral. Transferimos um pouco dos nossos gostos e características para o negócio e também para o nosso trabalho. Dessa maneira, conforme vamos viajando e conhecendo novos artistas, novos estilos, fazendo novos contatos, buscamos sempre compartilhar com nossos hóspedes e com nossos amigos um pouco das experiências vividas. Cultivamos o gosto pela arte e fazemos com que ele também seja parte de nossa vida profissional, tanto que o slogan do Quinta das Videiras é 'Arte, cultura e hotelaria'.

Lembramos que o associado Feambra têm descontos sobre as tarifas vigentes e podem desfrutar de todo o requinte, conforto e atendimento personalizado oferecido pelo Quinta das Videiras. Acesse a página de benefícios e confira os valores para o ano de 2011. Seja também um associado e desfrute de todos os benefícios oferecidos por nossos parceiros.