Em Foco

24- Junho - 2011

Flip agita a cidade de Paraty

Em sua 9ª edição, a festa receberá homenagem especial à literatura brasileira

FLIP

Evento marcado no calendário dos paratienses, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) apresenta ao público uma variada programação para 2011. O evento, que já foi palco para escritores como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, contará com uma grande estrutura para receber os amantes da literatura na pacata cidade do Estado do Rio de Janeiro.

Em sua 9ª edição, a festa homenageará um dos grandes nomes da literatura brasileira: Oswald de Andrade. Já em sua primeira noite, o visitante poderá conferir a mesa de abertura composta por Antonio Candido, o maior ensaísta e crítico literário do País, e José Miguel Wisnik, que discorrerão sobre a obra e a personalidade intelectual e artística do escritor. Além da mesa, Elza Soares fará o show de abertura com canções musicadas das obras de Oswald de Andrade.

De 6 a 10 de julho, a Flip contará também com a presença de cineastas, quadrinistas, artistas plásticos, que participarão de bate-papos, mesas redondas, entre outras atividades. Confira alguns destaques do evento:

'Movimento por um Brasil literário' - Casa da Cultura de Paraty - 7 de julho, às 11h45
Pela terceira vez participando da Flip, o Movimento por um Brasil literário, parceiro da Casa Azul, promove um debate em torno da importância da leitura literária para a sociedade

Peça 'Tarsila' - Casa da Cultura de Paraty - 8 de julho, às 22 horas
De Maria Adelaide Amaral, a peça 'Tarsila' é baseada na vida da pintora e de seus amigos modernistas: Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Mafaltti. Interpretados pelos atores José Rubens Chachá, Paschoal da Conceição, Eliane Giardini e Betty Gofman, o espetáculo aborda momentos cruciais na vida da artista.

Casa da Cultura de Paraty
Endereço: Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico
Telefone: (24) 3371 2325
Site: www.casadaculturaparaty.org.br

Veja a programação completa para os cinco dias de festa e acesse o site www.flip.org.br para mais informações.

(foto: www.flip.org.br)