Em Foco

11- Julho - 2011

Novo decreto torna Sistema Estadual de Museus mais participativo

Dois representantes da comunidade serão eleitos durante o Encontro Paulista de Museus

decreto

Novo decreto assinado pelo governador paulista Geraldo Alckmin muda o nome do Sistema de Museus do Estado de São Paulo para Sistema Estadual de Museus - SISEM-SP e o torna mais participativo. É o Decreto nº 57.035, de 2 de junho (publicado no dia 3/6/2011), que prevê a eleição, durante o Encontro Paulista de Museus, de dois representantes da comunidade para o Conselho de Orientação do SISEM.

Segundo a diretora do Grupo Técnico do SISEM-SP, Renata Motta, a assinatura do decreto é um marco muito significativo, porque representa uma consolidação jurídica que fundamenta as ações do Sistema e faz com que tenha uma atuação participativa.

O decreto traz os objetivos do SISEM, como os de promover a articulação e cooperação entre museus, o intercâmbio e estimular programas de capacitação, entre outros. Elenca também as atribuições do Grupo Técnico do Sistema (GTSISEM-SP), como implementar e manter atualizado o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo.

Sobre o cadastro, Renata Motta afirmou, durante o 3º Encontro Paulista de Museus, realizado em junho na cidade de São Paulo, que pretende entrar em contato até o fim de 2011 com todos os museus encontrados no mapeamento feito entre maio e dezembro do ano passado. Com as informações validadas e, autorizada a divulgação dos dados pelos museus, a intenção é fazer uma publicação e um cadastro on-line para atualização permanente.