Comunidade

02- Agosto - 2011

Programação contempla quatro filmes

cartaz Big Bang 3dEntre os dias 15 de julho e 14 de agosto, o Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, localizado no centro da capital paulista – recebe a 1ª Mostra Ver Ciência 3D.

Com oito sessões diárias, a programação contempla quatro filmes: ”Big Bang”, “Salvem o planeta”, “O sistema solar num estádio de futebol” e “Cérebro”.

Resultado de uma parceria entre a VideoCiência Produções (Brasil) e a Full Dimensional Entertainment (Argentina), com apoio do Catavento, a mostra pretende demonstrar como a tecnologia de vídeos em 3D pode ser uma ferramenta de grande utilidade para despertar o interesse dos jovens pela ciência e ajudar na disseminação da cultura científica entre o público leigo.

Para abrir a mostra, Sérgio Neuspiller (Argentina), autor e produtor dos vídeos, ministra a palestra “Tecnologia 3D e Educação Científica”. Na apresentação, que acontece às 17 horas, Neuspiller conta sobre suas experiências na produção de vídeos 3D de educação científica.

Os filmes têm duração aproximada de 25 minutos e prometem ser um aprendizado inesquecível para crianças e adultos. Para obter horários das sessões, entre em contato com o Catavento.


Programação:

“Big Bang”
“Big Bang” é uma espetacular viagem através do tempo e do espaço, a bordo da espaçonave Sigma.  Ela nos convida a descobrir as origens do universo, a formação de galáxias e do sistema solar.  O surgimento da vida no planeta Terra, a sua incrível diversidade e evolução até o aparecimento do homem.  A viagem termina com um apelo para uma reflexão a respeito do impacto humano sobre os ecossistemas terrestres.

“Salvem o planeta”
Uma espaçonave alienígena retorna à Terra depois de 500 anos  em uma missão científica para investigar se ocorreram mudanças significativas no planeta durante este período e  encontra grandes danos causados pelos humanos ao ecossistema terrestre. Eles usam o poderoso computador central da nave para realizar uma projeção simulada das transformações que o planeta ainda deverá sofrer no futuro em conseqüência das ações do homem.

“O Sistema Solar num estádio de futebol”
Usando objetos reconhecidos pelas crianças, um personagem reconstrói o sistema solar em um estádio de futebol, nas medidas de cumprimento e proporcional às distâncias reais. A viagem do sol para o planeta mais distante é a desculpa perfeita para descrever as particularidades de cada um dos corpos celestes, as interações com os planetas vizinhos e a nossa estrela-mãe.

“Cérebro”
Um passeio fascinante pelo cérebro. Como funciona e como ele se comunica com o resto do corpo? Quais são os neurônios e como são transmitidas as informações? Como a memória é feita? Estas e muitas outras perguntas são respondidas em um filme que combina informações, suspense, humor e impacto visual da tecnologia 3D.


Serviço:

Catavento Cultural e Educacional
Local: Auditório
Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n  – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Horário: 3ª a domingo, das 9 às 17 horas
Telefone: (11) 3315-0051
Classificação: livre
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva
Site: www.cataventocultural.org.br
Entrada: R$ 6 (meia entrada a R$ 3 para alunos e maiores de 60 anos)