Em Foco

23- Agosto - 2011

Inscrições abertas para o 3º Encontro Baiano de Museus

O encontro será realizado durante os dias 21, 22 e 23 de setembro na cidade de Ilhéus

Cidade de Ilhéus

O Estado da Bahia, e principalmente a cidade de Ilhéus, estarão em foco no cenário museológico durante as últimas semanas de setembro. O Encontro Baiano de Museus, que chega a sua terceira edição em 2011, reúne importantes nomes da área para discutir questões relevantes e trocar experiências sobre o setor. O tema proposto para esse ano é 'Museus, territórios e inclusão sociocultural' e os interessados deverão se inscrever até 14 de setembro pelo link http://migre.me/5xkWC.

A programação contemplará importantes reflexões para a área museológica, além de contar com grandes personalidades nos três dias de evento. Farão parte da abertura o secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Frederico Mendonça, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, Maurício Corso e Maria Célia Moura Santos, respectivamente o diretor-geral e a diretora de museus do IPAC. Além das autoridades citadas, o superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos, estará presente para abordar o tema 'A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia'.

Os destaques do segundo dia ficam por conta da museóloga mexicana Miriam Arroyo, que falará sobre suas experiências na área de museus comunitários, e de Mario Chagas, diretor do Ibram, que apresentará o Programa de Inclusão Sociocultural que vem desenvolvendo. No período da tarde, o professor Dr. Francisco Lima abordará o tema 'A Acessibilidade Comunicacional para Pessoas com Deficiência no Ambiente Museológico' e a historiadora Gabriela Aidar ministrará um mini-curso sobre Inclusão Social em Museus. À noite, a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) irá apresentar a proposta de Política Museológica para os Museus do Estado.

Por fim, no terceiro e último dia, a palestra do professor José Cláudio Oliveira sobre o tema 'Museus e Inclusão Digital' e a Plenária de Encerramento, com a apresentação do balanço do encontro e das propostas de ações integradas, finalizam o encontro.