Comunidade

05- Setetembro - 2011

O Museu Paulista da USP lança o site do Projeto Replicar

projeto replicar
Imagem retirada do site do Projeto Replicar

O Setor de Têxteis do Museu Paulista da USP lança o Projeto Replicar disponibilizando ao público um pouco da história da indumentária e dos costumes por meio de seu hot site, com uma ferramenta interativa, que possibilita ao visitante observar detalhes das peças reproduzidas, comparando-as com as originais.

O Projeto foi desenvolvido e coordenado pela Dra. Teresa Cristina Toledo de Paula e surgiu da necessidade de reproduzir o vestido da Condessa do Pinhal, Anna Carolina de Mello Oliveira Arruda Botelho. O vestido original, extremamente frágil, integra o acervo do Museu e não poderia ser emprestado aos descendentes para exposição na Fazenda Pinhal. Daí surgiu a ideia de fazer a réplica documental, que se iniciou em outubro de 2009 e teve duração de 15 meses.

Tão importante quanto a preservação de tais peças e trazê-las ao público é a implementação do Projeto. No Brasil, a atividade de reprodução documental de indumentária era, até então, inédita. O trabalho é fundamentado em diversas pesquisas históricas e técnicas e deve abrir portas no país para outras atividades de preservação e reprodução desse tipo de documento.

Além da ferramenta interativa, o hot site apresenta detalhes técnicos sobre sua reprodução, incluindo imagens da análise microscópica e a metodologia utilizada. Segundo a Dra. Teresa Cristina, houve a preocupação em manter o padrão e a modelagem com base em laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), também disponibilizado no site do Projeto. O vestido, que se estima ser do final do século XIX, ficará exposto na Casa do Pinhal, em São Carlos, local onde viveu a Condessa.


Serviço:

Projeto Replicar
Telefone: (11) 2065-8033
Site: www.mp.usp.br/replicar

Exposição
Local: Casa do Pinhal
Endereço: Estrada do Broa 4,5km - São Carlos (SP)
Horário: terça a sábado, das 10 às 14 horas
Telefone: (16) 3375-7142 ou (16) 9184-3196
Site: www.casadopinhal.org.br