Guia Feambra

Fique por Dentro - Setembro/2011

Feambra divulga Brasil em congresso da WFFM na Itália
Objetivo é cativar público para evento de 2012 em SP

5ª Primavera dos Museus traz como tema 'Mulheres, Museus e Memória'
São 310 cidades e quase 1.800 atividades para escolher

Blog Feambra ultrapassa a marca de 6 mil visualizações
Canal concorre no Top Blog 2011 na categoria 'Arte e Cultura'

 

Feambra divulga Brasil em congresso da WFFM na Itália

Gênova

Representantes da Feambra se preparam para embarcar neste mês de setembro à cidade de Gênova (Itália) para o XIV Congresso Internacional da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums - WFFM).

Com o tema 'Spatium Artis - Museus e seus Amigos no Futuro', o congresso mundial da Itália será palco de importante participação brasileira.

Isso porque, além das reuniões e debates sobre os principais temas relevantes para os Amigos de Museus em todo o mundo, o objetivo da delegação da Feambra é divulgar o Brasil como destino do próximo evento mundial da WFFM, em abril de 2012.

A cidade de São Paulo vai sediar, no próximo ano, a Reunião do Conselho e a Assembleia Geral da Federação Mundial, em uma oportunidade única para mostrar nossas belezas naturais e riqueza cultural aos representantes de quase 40 países que integram a WFFM.

Em Gênova, a diretora executiva da Feambra, Camila Leoni Nascimento, fará uma apresentação sobre o Brasil. Na bagagem, importante material promocional desenvolvido pela Embratur e São Paulo Convention & Visitors Bureau, com mapas, etiquetas para malas, adesivos e livretos com informações sobre a capital paulista e o País.

Para saber mais sobre o evento de 2012 no Brasil, acesse o hot site. 

 

5ª Primavera dos Museus traz como tema 'Mulheres, Museus e Memória'

Primavera

Imperdível: vem aí a 5ª edição da Primavera dos Museus, de 19 a 25 de setembro. Serão 1.779 atividades em 589 instituições, espalhadas por 310 cidades de todo o País.

Neste ano, o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é 'Mulheres, Museus e Memórias', para trazer à tona o papel da mulher na história, muitas vezes esquecido, sem registro.

A programação contempla exposições, seminários, mesas-redondas, visitas guiadas, filmes, espetáculos de música, teatro e dança, entre outros. Definitivamente, uma oportunidade de proporcionar um setembro mais rico e interessante para toda a família.

Veja os destaques selecionados pela Feambra:

Em São Paulo, o Catavento Cultural e Educacional oferece apresentações musicais e de teatro nos dias 21 a 23 de setembro.

O Museu Paulista da USP (Ipiranga) se veste de uma iluminação especial e apresenta o hot site do Projeto Replicar, ferramenta eletrônica do processo de criação da réplica do vestido da Condessa do Pinhal. Traz ao público ainda a exposição 'Nossos Pequeninos', que se estende até novembro.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo se esmera em variada programação, com uma exposição de 100 desenhos e quatro murais de Saul Steinberg (com direito a debate no dia 15), uma exposição de Olafur Eliasson que se estende para as unidades do SESC do Belenzinho e da Pompéia, além dos destaques do acervo. Oferece ainda a exposição 'Arte como performance, performance como arte' e 'BES photo', com cerca de 100 fotografias feitas por integrantes da 7ª edição do prêmio Besphoto.

No Memorial da Resistência de São Paulo, além de visitar a exposição de longa duração, o público poderá conhecer os potenciais educativos da instituição e do material de apoio ao professor. Apresenta a exposição 'Arpilleras da resistência política chilena', com trabalhos de tapeçaria feitos por mulheres chilenas, feitos para expressar o que acontecia no país durante a ditadura de Pinochet (1073-1990) e, no dia 24, oferece uma oficina de 'arpilleras', essa técnica têxtil com raízes em uma tradição popular de Isla Negra.

Obras do modernismo, objetos e fotos da época áurea do café estão na exposição 'Arte nos tempos do café', no Palácio dos Bandeirantes.

No interior paulista, o Museu Republicano Convenção de Itu abre as portas de sua biblioteca para expor obras sobre mulheres. Organiza uma mostra com a coleção fotográfica de Heloisa de Almeida Prado e outra com objetos femininos do acervo. No dia 22 exibe os filmes 'Gilete Azul' e 'Procura-se Janaina' e, no dia 23, promove a palestra 'O gênero nos objetos: estudo do masculino e do feminino em acervos museológicos'.

Em Salvador (BA), o Museu Eugênio Teixeira Leal se prepara para receber visitantes de todas as idades. Começa no dia 20 com o filme 'Alice no País das Maravilhas' para o público infantojuvenil, seguido de debate. Nos dias seguintes, promove oficina de pintura, aula/atividade sobre a obra Mona Lisa e palestra sobre preservação ambiental.

Quem está no Rio de Janeiro (RJ) tem a oportunidade de participar da ação educativa promovida pelo Museu das Telecomunicações Oi Futuro, entre os dias 20 e 25. É preciso agendar. Com o tema 'Mulheres e Invenções', o programa mostra a relação das mulheres com as invenções, como a mãe e esposa com o telefone de Graham Bell, as cantoras de rádio e a telefonista, primeira profissão oficialmente feminina.

O Museu das Telecomunicações Oi Futuro de Belo Horizonte (MG) também promove a ação educativa das 'Mulheres e Invenções', entre os dias 20 e 25. De 20 a 30 de setembro, exibe o curta metragem 'Tudo por Um Fio', seguido de visita ao museu. A equipe do Educativo ainda participa do III Seminário da Rede Informal de Museus e Centros Culturais de Belo Horizonte e região metropolitana, no Museu Histórico Abílio Barreto.

Na capital mineira, destaque também para o Museu das Minas e do Metal (MMM), com programação virtual. Durante a 5ª Primavera dos Museus, vai lançar na rede MMM, diariamente, depoimentos de mulheres importantes que fazem parte do acervo do museu, as chamadas MMMusas. Clique aqui e confira. 

Clique aqui para conferir o Especial da Primavera dos Museus no portal Feambra.

Acesse a programação completa

 

Blog Feambra ultrapassa a marca de 6 mil visualizações

Blog

Mais recente veículo da Feambra, o Blog já contabiliza 6.368 visualizações em pouco mais de cinco meses. Já são 76 postagens, número que deve ultrapassar a primeira centena, em outubro.

O Blog é uma ferramenta interativa, que permite o compartilhamento de informações. Com ele, o leitor passa a ser também um formador de opinião. Além de ler, participa com sua opinião, indica, critica.

O Blog Feambra concorre no Top Blog 2011 na categoria 'Arte e Cultura', prêmio criado para conferir reconhecimento aos blogs mais votados pelos internautas.

Para acessar, o endereço é www.feambra.blogspot.com

Vote no Blog Feambra!