Em Foco

28- Outubro - 2011

Ibram lança editais de incentivo à cultura

Programa oferece mais de 16 milhões de reais para fomento aos museus brasileiros

Pela primeira vez na história, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura (MinC) lançam um projeto conjunto de incentivo a museus. O 'Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011' tem como objetivo premiar projetos relacionados à construção e modernização de museus, ao incentivo a artistas contemporâneos, entre outros. São mais de 16 milhões de reais em recursos financeiros para dez editais.

Entre eles, o edital 'Mais Museus' visa o conveniamento de projetos para a implantação de museus em municípios com menos de 50 mil habitantes e que ainda não possuam instituição museológica instituída. Outro destaque fica por conta do 'Prêmio Ibram de Arte Contemporânea', que busca ampliar, estimular, viabilizar práticas artísticas contemporâneas e fomentar o processo artístico nacional. Por fim, 'Modernização de Museus', 'Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus', 'Mario Pedrosa', 'Prêmio Ibram de Enredos', 'Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais', 'Prêmio Modernização de Museus - Microprojetos', 'Pontos de Memória' e 'Prêmio Darcy Ribeiro' completam o programa.

Podem participar instituições museais públicas não vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura, órgãos ou entidades públicas que possuam em sua estrutura unidades museais, e instituições museais de direito privado sem fins lucrativos. Os projetos devem ter sido realizados nos últimos dois anos e já concluídos. As inscrições deverão ser realizadas no site, de acordo com os prazos de cada edital.