Em Foco

18- Novembro - 2011

Centro Histórico de Salvador ganhará novo espaço cultural

Casarão onde viveu o poeta Castro Alves será entregue nos próximos meses

 

Conhecido por sua veia cultural, o Centro Histórico de Salvador ganhará em breve mais um ambiente destinado às artes. O antigo imóvel onde viveu o poeta Castro Alves será reformado para abrigar um espaço misto de museu e galeria de arte. Além das obras do artista, o local também receberá produções contemporâneas e será palco para ações educativas e sociais.

A casa, que pertence à estilista e designer baiana Márcia Ganem, fica localizada na Rua do Passo, 25. Com o projeto, Ganem tem o objetivo de resgatar a memória de Castro Alves, enfocando sua atuação social na luta abolicionista. Segundo a designer, 'Castro Alves é um poeta especial e tem uma obra abrangente, mas a tônica que mais tocou o povo brasileiro foi a questão abolicionista'. Dessa maneira, o novo espaço 'vai servir para falar sobre esse trabalho', completa Márcia.

A restauração do imóvel, que teve início em março de 2011 e será entregue nos próximos meses, faz parte dos Editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). São cerca de 150 mil reais para a conclusão da obra. Além desse projeto, o IPAC também vem auxiliando na execução de outras iniciativas que contemplam educação patrimonial, inventários, registros de bens culturais, difusão e dinamização de patrimônios. 'Os editais permitem que a sociedade civil participe efetivamente das políticas públicas, garantindo ferramentas transparentes e democráticas na distribuição de recursos estaduais para ações na área de cultura', explica Mirnah Leite, coordenadora de Editais do IPAC.