Comunidade

21- Novembro - 2011

Oi Futuro Flamengo: uma referência cultural

              



Centro de cultura, tecnologia e inovação, o Oi Futuro Flamengo, associado Feambra, abrange os mais diversos tipos de expressões artísticas com programação diversificada nas galerias de artes visuais, teatro, bliblio_tec, infomúsica e Museu. Localizado no edifício do antigo Museu do Telephone, de 1918, o espaço foi criado no começo do século XXI como Instituto Telemar e, em 2006, passou a ser Oi Futuro, tornando-se referência internacional em arte contemporânea.

Além da programação própria, o Oi Futuro é um dos maiores patrocinadores culturais de iniciativa privada no Brasil. Com este programa, qualquer pessoa física ou jurídica que tenha projeto inscrito em lei de incentivo cultural pode participar gratuitamente da seleção de patrocínio com quantos projetos quiser e de qualquer lugar do País que possua leis de incentivo à cultura.
O centro cultural firmou parceria com a UNESCO, tendo reconhecimento internacional como provedor da democratização da cultura e do conhecimento e pela diminuição da desigualdade social no Brasil, recebendo por essa iniciativa vários prêmios.

Confira algumas das atividades culturais do Oi Futuro em cartaz:


Exposição de Fotografia: Gabriele Basilico

Até 18 de dezembro, a exposição de curadoria de Nina Dias e Paola Chieregato apresenta uma panorâmica da obra de um dos mais notórios fotógrafos italianos da contemporaneidade.
São 63 imagens e 15 painéis, que exploram a paisagem urbana de zonas fronteiriças ou periféricas, mostrando a contínua transformação da imagem da cidade. Inclui, também, a série inédita de nove fotografias do Rio de Janeiro, desenvolvida especialmente para a mostra, e o video-documentário 'Fotografia Italiana - Gabriele Basilico', produzido por Luca Molducci.
A exposição tem o apoio do Instituto Italiano de Cultura di Rio de Janeiro, da Embaixada Italiana e do Museo di Fotografia Contemporanea di Cinisello Balsamo, Milano.
A exposição acompanha um livro, com texto das curadoras, entrevista com o crítico Paulo Sergio Duarte e imagens de todas as obras em exibição.

Exposição: Premissas

Também até o dia 18 de dezembro, o fotógrafo pernambucano Gilvan Barreto apresenta seu acervo de 15 anos de trabalhos, reunindo um gama de cores, sensações, paisagens e aspectos humanos em exposição com a curadoria de Pedro Agilson.
Entre a água e a aridez, territórios vão se configurando por esse olhar. As imagens que trazem essa ambiguidade nos propõem uma terceira perspectiva de possíveis conclusões. Residente no Rio de Janeiro, já morou em São Paulo e Londres e fotografou todas as Regiões do Brasil e mais de 35 países.


Serviço

Local: Oi Futuro Flamengo
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo
Horário de funcionamento: 3ª a domingo, das 11 às 20 horas
Telefone: (21) 3131-3060
Site: www.oifuturo.org.br
Entrada gratuita