Em Foco

13- Dezembro - 2011

História da Imigração a menos de um clique

Museu da Imigração lança site com documentos e arquivos digitalizados

Museu da Imigração

Composta por elementos extraídos de diversas culturas, a identidade do Brasil e a singularidade dos brasileiros são evidentes em nossas tradições, expressões artísticas, entre tantos outros aspectos. Desde que a onda de imigração se intensificou, essencialmente na época da economia cafeeira, os novos habitantes de nosso País passaram a espalhar seus costumes e ajudaram a moldar nossa cultura.

A singularidade que cada imigrante trouxe ao Brasil, em épocas diferentes, para Estados diferentes, é matéria-prima de estudo para historiadores e museólogos. Agora, a população também pode ter acesso a todas estas informações sem sair de casa. Acaba de ser lançado o novo site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo (www.museudaimigracao.org.br), que conta com 87.640 imagens históricas, 3.223 cartas, 2.824 mapas, 9.740 documentos iconográficos, 2.098 recortes de jornal, além de informações sobre os imigrantes, um marco importante para a preservação da história cultural do brasileiro.

Os documentos, datados de 1882 a 1973, estão disponíveis no site e podem ser encontrados por meio de buscas específicas. O processo de digitalização do material foi solicitado pela Secretaria de Estado da Cultura e, segundo Lauro Ávila Pereira, diretor de Preservação e Difusão de Acervo do Arquivo Público do Estado, a equipe, de 22 pessoas, levou seis meses para efetuar todo o trabalho.

O projeto de digitalização foi estruturado após o fechamento do Museu da Imigração, em julho de 2010, para reformas internas e externas. Orçada em 7 milhões de reais, a obra tem previsão de encerramento para o meio de 2012. Mas, enquanto isso, com apenas alguns cliques você pode viajar pela história e conhecer um pouco mais sobre as origens de sua família, tradições, entre outros ricos conteúdos de nossos antepassados.