Guia Feambra

Fique por Dentro - Dezembro/2011

cabeçalho

Participe do maior evento mundial de Amigos de Museus de 2012
Evento da World Federation of Friends of Museums será realizado no Brasil pela primeira vez e as inscrições com desconto vão até o dia 31 de janeiro

Feambra recebe assessor da União Européia para cultura digital
Prof. Kim Veltman falou do uso da tecnologia para fazer o visitante de um museu se sentir como se estivesse inserido na época retratada

Boas-vindas a novos associados
A Feambra tem a satisfação de receber a Fundação Bienal, a Estação Ciência, o Museu das Invenções e o Memorial da Inclusão na comunidade de Amigos de Museus

 

Participe do maior evento mundial de Amigos de Museus de 2012
Evento será no Brasil e as Inscrições com desconto vão até o dia 31 de janeiro

A Feambra convida para a o maior encontro de Amigos de Museus de 2012: o evento anual da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums - WFFM), evento internacional que será realizado no Brasil pela primeira vez. Ele será na cidade de São Paulo (SP), entre os dias 12 e 15 de abril de 2012 (de quinta-feira a domingo).

As inscrições dos participantes internacionais, membros do Conselho da WFFM, já estão chegando. As expectativas para conhecer nosso País são enormes e eles poderão optar por diversas opções de tours pré e pós evento.

Já os participantes brasileiros têm duas opções de programação. A primeira, completa, inclui os quatro dias do evento, com recepção e coquetel no Palácio dos Bandeirantes, tours guiados por museus e pela cidade de São Paulo, participação na Assembleia Geral com todos os inscritos do Brasil e do exterior, almoços nos dias de trabalho (além do almoço especial de encerramento), coffee-breaks, traslados entre os pontos de encontro e os locais do evento.

Já a segunda opção, para quem eventualmente possa dispor apenas da noite de quinta e da manhã de domingo, inclui a recepção e o coquetel no Palácio dos Bandeirantes, a participação na Assembleia Geral e o almoço especial de encerramento.

O Brasil passa por uma fase muito positiva para os museus e associações de Amigos e a hora é essa de participarem da Feambra e, assim, poderem integrar esse universo e contribuir para transmitir a nossa herança cultural para as próximas gerações.

Não dá para perder esta oportunidade de estar lado a lado com os principais representantes de museus e Amigos de museus de mais de 30 países. É um momento único para compartilhar experiências e estabelecer um intercâmbio que pode ser muito rico para as pessoas e entidades envolvidas.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3217-4379 (MCI, empresa organizadora) ou (11) 3085-4402 (Feambra), e-mail info@wffm2012saopaulo.com ou visualizadas no site www.wffm2012saopaulo.com. Pergunte sobre as condições especiais para associados Feambra. Aproveite o desconto para inscrições até o dia 31 de janeiro,

 

Feambra recebe assessor da União Européia para cultura digital

A Feambra teve a satisfação e o privilégio de receber, no início de dezembro, o Dr. Kim H. Veltman, Diretor de Cultura Digital e Presidente do Instituto Mcluhan e assessor da União Europeia para questões de cultura digital.

prof kim

Em uma entrevista exclusiva, Dr. Veltman comentou sobre o desenvolvimento recente da cultura digital. Nesta área, do aparecimento inesperado de um campo de destaque: o da restauração.

Em um projeto desenvolvido em Ottawa (Canadá), relatou que cientistas tentavam desenvolver uma câmera para fotografar o espaço. Mas, interessados em estudar uma peça de valor incalculável, uma pedra, começaram a pensar em uma forma de fazê-lo sem que cada pessoa envolvida tivesse acesso à peça. Acabaram conseguindo fotografar em 3D, tecnologia capaz de mostrar qualquer objeto e o seu funcionamento.

Também descobriram que podiam fotografar diferentes níveis de um objeto. Isso abriu novas possibilidades e tornou possível entrar em uma pintura e mostrar várias camadas diferentes da obra de arte. Segundo o Dr. Veltman, tal tecnologia também é importante para a reconstrução de cidades, como estudo realizado sobre a cidade de Florença (Itália).

Para museus, a tecnologia permite que, além de disponibilizar o acervo on line, que isso fique protegido. Possibilita, por exemplo, a criação de uma marca d'água eletrônica para proteger os copyrights.

De acordo com o assessor da União Europeia, já houve empresas que adquiriram imagens para exploração comercial e queriam cobrar um valor por cada visualização de imagem. Mas isso foi aperfeiçoado e museus começaram a disponibilizar on line imagens em baixa resolução, sem custo. Apenas para uso em publicações ou outras finalidades, estabeleceram valores para a utilização da imagem em alta resolução. Isso começou principalmente na Inglaterra e no Canadá. Hoje, o Museu do Louvre (França), tem todo o seu acervo disponível on line, trabalho que demorou cinco anos para ser concluído.

Na vanguarda da cultura digital hoje estão o Japão, alguns países da Europa e o Canadá. Outros países de destaque são a Coréia e a China. O Brasil ainda não tem reconhecimento internacional na área da cultura digital.

 

Boas-vindas aos novos associados

É com enorme satisfação que recebemos novos associados na comunidade Feambra. Conheça um pouco sobre cada um e aguarde novidades destes importantes museus:

Memorial da Inclusão: Inaugurado em 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão tem como objetivo resgatar os personagens, as lutas e as conquistas pelos direitos da pessoa com deficiência. O ambiente interno do memorial conta com salas especiais onde os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre as deficiências auditiva, visual, entre outras.
- Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo
- Site: www.memorialdainclusao.sp.gov.br


Estação Ciência
: Dinâmico centro de ciências, a Estação Ciência da USP reúne exposições e atividades interativas que despertam no visitante o interesse pela educação. Com cerca de 400 mil visitas por ano, a Estação Ciência conta com uma preparada equipe de estudantes universitários que recebem o público e o auxiliam na execução dos experimentos.
- Endereço: Rua Guaicurus, 1394 - Lapa - São Paulo
- Site: www.eciencia.usp.br

Museu das Invenções: Mais conhecido como 'Inventolândia', o Museu das Invenções aguça a curiosidades de adultos e crianças. Com cerca 500 itens em seu acervo, o museu reúne diferentes invenções envolvendo mágica, móveis, eletrodomésticos, como, por exemplo, um piano dobrável, uma máquina de gelar garrafas em sete segundos, um controlador e monitorador de consumo de água, um pente pra careca, entre outros.
- Endereço: Rua Dr. Homem de Mello, 1109 - Perdizes - São Paulo
- Site: www.museudasinvencoes.com.br


Fundação Bienal: Criada em 1962, a Fundação Bienal é uma das mais importantes instituições internacionais de arte contemporânea. Tendo abrigado diversos eventos desde o início de suas atividades, em 2012 a Fundação Bienal alcançará a 30ª Bienal de São Paulo, comemorando um grande marco para a Fundação e para a arte contemporânea.
- Endereço: Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal) - Parque do Ibirapuera - Portão 3 - São Paulo
- Site: www.bienal.org.br