Guia Feambra

Fique por Dentro - Fevereiro/2012




Nesta edição:

Interesse da sociedade leva Memorial da Inclusão a criar exposições itinerantes
Com as novas versões e a exposição virtual, luta pelos direitos das pessoas com deficiência atinge público ainda maior

Evento mundial organizado pela Feambra será em abril
Palácio dos Bandeirantes receberá os Amigos de Museus de todo o mundo para a Assembleia Geral

Boas-vindas ao Museu Histórico Abílio Barreto
Novo associado oferece rica programação e importante biblioteca, com cerca de 15 mil itens, em Belo Horizonte (MG)

 

Interesse da sociedade leva Memorial da Inclusão a criar exposições itinerantes


                                         

 

O Memorial da Inclusão, atento ao interesse de visitantes de outros estados e mesmo de outros países a seu acervo permanente, desenvolveu versões itinerantes e até mesmo uma versão virtual da exposição 'Memorial da Inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência'.

A exposição retrata personagens, suas lutas e conquistas pelos direitos das pessoas com deficiência. Com a criação das versões itinerantes, fotografias, documentos, manuscritos e recursos de áudiodescrição podem chegar a locais de grande circulação e atingir um público ainda maior.

A disponibilização da exposição virtual e das versões itinerantes propicia a discussão do tema da deficiência, no que se refere às questões sócio-culturais relacionados ao preconceito e ao respeito à diversidade. Para aqueles que participam das lutas em prol dos direitos das pessoas com deficiência, o maior objetivo com a divulgação é conquistar um mundo inclusivo de fato e de direito.

Memorial da Inclusão
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - próximo ao metro Barra Funda e dentro do Memorial da América Latina
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10
Horário: de 2ª a 6ª, das 10 às 17 horas
Agendamento: Para grupos com mais de 10 pessoas, encaminhar e-mail para memorial.sedpcd@sp.gov.br
Versão Virtual: www.memorialdainclusao.sp.gov.br
Entrada gratuita

 

Evento mundial organizado pela Feambra será em abril

                                      

As principais lideranças de Amigos de Museus de vários países, como EUA, França, Israel, Argentina, Uruguai e Espanha se preparam para vir ao Brasil para a Assembleia Geral e Reunião do Conselho da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums - WFFM),  a ser realizada entre os dias 12 e 15 de abril.

O encontro será em São Paulo (SP) e os participantes estão sendo incentivados a prolongar sua estadia e viajar pelo Brasil para conhecer nossas belezas naturais e culturais.

A abertura do evento será celebrada com um coquetel na Fundação Ema Gordon Klabin, com direito à visita orientada. A mesma atenção especial na visita será dada no MASP, local de duas reuniões de trabalho. Nestes momentos, os acompanhantes terão oportunidade de conhecer melhor o artesanato, a culinária e o design brasileiros em passeios exclusivos.

Os participantes serão recebidos no Palácio dos Bandeirantes para a Assembleia Geral. O programa ainda contempla a um tour pela cidade de São Paulo e um almoço em churrascaria, uma experiência sempre procurada por visitantes estrangeiros.

Amigos de Museus, pessoas ligadas a museus ou com interesse em arte em geral também podem participar do evento. Entre em contato e saiba como participar.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3217-4379 (MCI, empresa organizadora) ou (11) 3085-4402 (Feambra), pelo e-mail info@wffm2012saopaulo.com ou visualizadas no site www.wffm2012saopaulo.com

 


Boas-vindas ao Museu Histórico Abílio Barreto

  

                                               

A Feambra tem a satisfação de receber entre seus associados o Museu Histórico Abílio Barreto, de Belo Horizonte (MG).

Com uma programação variada, o museu é uma visita imperdível a quem está na cidade. Além das exposições temporárias, duas de longa duração - 'A casa e a cidade: construção do espaço doméstico, social e da lembrança em Belo Horizonte' e 'Coleção Transporte' - estão abertas ao público.

Destaque especial para a biblioteca do museu, que se firmou como um importante centro de pesquisa, com cerca de 15 mil itens, como documentos, catálogos e material audiovisual.

Museu Histórico Abílio Barreto
Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim - Belo Horizonte (MG)
Tel. : (31) 3342.1268
www.amigosdomhab.org.br