Guia Feambra

Fique por Dentro - Março/2012

Nesta edição:

Estação Ciência da USP mostra a ciência presente no dia a dia do visitante
Diferentes modelos podem ser aplicados para criação e manutenção deste tipo de museu

Feambra se prepara para recepcionar lideranças mundiais de Amigos de Museus
Participantes do evento de abril terão uma rica programação e a oportunidade de trocar experiências

Agende-se: vem aí a 10ª Semana Nacional de Museus com mais de 3.400 eventos
Com o tema 'Museus em um Mundo em Transformação - novos desafios, novas inspirações', ação reúne palestras, exposições, filmes, shows e outras atividades entre os dias 14 e 20 de maio

 

Estação Ciência da USP mostra a ciência presente no dia a dia do visitante

                              

Com 400 mil visitas por ano, a Estação Ciência da USP, associada da Feambra, oferece exposições e atividades interativas que despertam no visitante o interesse pela educação. Para conhecer melhor este importante e dinâmico polo de aprendizado, conversamos com o assistente técnico de direção, Michel Sitnik. Confira os principais trechos da entrevista e marque em sua agenda uma visita à Estação.

1.      Qual é a importância de um museu de ciências para a região em que se encontra?

Os museus de ciências têm um potencial transformador muito grande, inclusive de médio e longo prazo, na medida em que sensibilizam crianças e adolescentes para o interesse pela ciência e pelas carreiras científicas, de modo que possamos ter no futuro mais ciência, tecnologia e inovação produzidos localmente, por brasileiros.  Além disso, mesmo aqueles que não necessariamente seguirem por uma carreira cientifica, no sentido mais tradicional da palavra, também podem tornar-se pessoas mais observadoras, curiosas e críticas, sendo assim melhores profissionais e cidadãos. 

2.      Quais os principais objetivos da Estação Ciência?

Despertar o interesse pela ciência e pela tecnologia, mostrando que a ciência está presente no nosso dia a dia, e não são apenas fórmulas abstratas como muita gente pensa. Nosso corpo, um carro, um trem, o jogo de futebol, a televisão.... tudo é ciência e tecnologia! A ideia é que as pessoas observem tudo isso com esse olhar mais curioso e percebam que tudo tem um porquê e que todas as pessoas podem vir a entender isso melhor e até mesmo criar as próximas inovações. Queremos mostrar a ciência feita aqui, por pessoas normais, e que cientistas não são necessariamente aquelas pessoas malucas.  

3.      Como começar um museu de ciências?

Os caminhos são os mais diversos, desde a iniciativa privada até as opções dentro da estrutura pública. No caso da Estação Ciência o início foi viabilizado por um órgão nacional (CNPq), mas hoje em dia é mantida pela estrutura da própria Universidade de São Paulo em conjunto com parcerias importantes como a que mantemos com a Petrobras e com a Fundação O Boticário. No Brasil e no mundo há inúmeros modelos de criação e manutenção de centros como esse. 

Estação Ciência da USP
Endereço: Rua Guaicurus, 1394 - Lapa - São Paulo
Site: www.eciencia.usp.br

Associados podem conferir a entrevista na íntegra em www.feambra.org

 

Feambra se prepara para recepcionar lideranças mundiais de Amigos de Museus

                                     

Dentro de poucos dias, a Feambra estará coberta de azul, cor de seu logotipo e do da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums - WFFM). Depois de mais de um ano de preparativos, nossa federação receberá as principais lideranças mundiais de Amigos de Museus para o maior evento de 2012 do segmento.

Será a primeira vez em que a Reunião do Conselho e a Assembleia Geral da WFFM terão o Brasil como sede. Os participantes, em sua maioria presidentes das federações de Amigos de Museus de cada país, serão recebidos com uma programação feita especialmente para dar uma pequena amostra de nossa riqueza cultural. Além das recepções no Palácio dos Bandeirantes e na Fundação Ema Gordon Klabin, os representantes terão visitas orientadas em vários museus, como o Masp, e ainda um city tour personalizado por São Paulo e outro para conhecer o design e o grafite brasileiros.

A gastronomia será um capítulo a parte, com o melhor da comida brasileira - e,m algumas ocasiões, acompanhados de música e arte nacionais.

Entre os países já inscritos, estão EUA, França, Israel, Argentina, Uruguai, Coréia, Espanha, Singapura, Austrália, e as inscrições não param de chegar.

Amigos de Museus, pessoas ligadas a museus ou com interesse em arte em geral também podem participar do evento. Entre em contato e saiba como participar.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3217-4379 (MCI, empresa organizadora) ou (11) 3085-4402 (Feambra), pelo e-mail info@wffm2012saopaulo.com ou visualizadas no site www.wffm2012saopaulo.com


Agende-se: vem aí a 10ª Semana Nacional de Museus com mais de 3.400 eventos

                                        

A Feambra tem a satisfação de contribuir para a divulgação da 10ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Depois do encerramento das inscrições no dia 29 de fevereiro, os organizadores celebram mais um recorde de participação, com mais de 3.400 eventos.

A Semana será entre os dias 14 e 20 de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio, e vai reunir mais de 1.100 museus em 513 cidades. Na programação, palestras, exposições, filmes, shows de música, teatro, atividades educativas, entre outros.

Este ano, o tema proposto para o evento pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) é 'Museus em um Mundo em Transformação - novos desafios, novas inspirações'. Segundo o Ibram, 'o setor vai debater sobre o desafio de trabalhar com a memória numa era de fragmentação das fronteiras entre passado, presente e futuro'.

Programe-se para visitar seu museu preferido ou para conhecer outros. Em breve, mais novidades sobre esta importante e grandiosa ação.