Guia Feambra

Fique por Dentro - Maio/2012


Nesta edição:

Curadora do Acervo dos Palácios fala sobre a importância dos Amigos de Museus
A oportunidade da parceria entre a Feambra e a Curadoria do Acervo dos Palácios do Governo vem ao encontro da concepção do acervo de preservação do patrimônio histórico

Brasil ganha espaço cultural único com área expositiva e espaço para encontros
Primeiro espaço voltado a museus e seus Amigos, Feambra inaugura sua nova sede com a oficina ‘Voluntariado em Museus e Instituições Culturais' e o hino nacional com voz e piano

Começa a 10ª Semana Nacional de Museus com mais de 3.000 eventos em todo o País
Confira as sugestões de atividades para todas as idades e faça uma programação recheada de excelentes opções culturais, como exposições, palestras, shows de música e teatro 

Curadora do Acervo dos Palácios fala sobre a importância dos Amigos de Museus

materia 1

A Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, Ana Cristina Carvalho, recebeu a delegação da Federação Mundial de Amigos de Museus (WFFM) para a Assembleia Geral que encerrou o evento mundial de Amigos de Museus, realizado pela Feambra, de 12 a 15 de abril passado.

Em seu discurso de boas-vindas ao Palácio dos Bandeirantes, a curadora afirmou que 'a oportunidade desta parceria entre a Feambra e a Curadoria do Acervo dos Palácios do Governo vem ao encontro da nossa concepção de preservação do patrimônio histórico e artístico, que tem como uma das formas fundamentais para garantir a salvaguarda e o uso dos nossos bens patrimoniais museológicos, estimular e compartilhar as responsabilidades comuns com todas as pessoas sensíveis aos interesses dos museus, por meio do trabalho em rede'.

Ao se dirigir à delegação internacional, Ana Cristina Carvalho continuou sua fala exaltando o papel daqueles que atuam em prol dos museus: 'Por isso eu diria que é de importância vital nos dias de hoje o papel de inventividade de Instituições parceiras, voluntários e membros das Federações e Associações de Amigos, em sua capacidade de encontrar mecanismos de ajuda para resolver as dificuldades internas dos museus. Seja patrimônio público ou privado de interesse público, não se consegue gerir com eficácia um museu, isoladamente, sem o compartilhamento de compromissos'.

Os palácios do Governo de São Paulo compreendem atualmente o Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista e o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão - cidade serrana a 190 km de São Paulo -, espaços que abrigam coleções de pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, mobiliário artístico e objetos e que exercem outras funções, como sede do poder administrativo (caso do Palácio dos Bandeirantes) e residências dos governadores, além de serem museus abertos gratuitamente ao público. Além deles, o Palácio do Horto, localizado dentro de uma das maiores florestas urbanas do mundo, funciona exclusivamente como museu e expõe peças que integram as coleções do acervo dos palácios.

 

Brasil ganha espaço cultural único com área expositiva e espaço para encontros

casa feambra

A Feambra inaugura oficialmente sua nova sede, no bairro dos Jardins, em São Paulo, neste mês de maio. Inédito, o espaço cultural é o primeiro no País - e um dos poucos do mundo -dedicado a museus e seus Amigos, com área para exposições de novos talentos brasileiros, bem como daqueles já consagrados.

Na área externa, chama a atenção o charmoso gazebo, destinado a eventos culturais acompanhados por um café ou chá.

Além das salas para cursos e seminários, a casa será um ponto de encontro com artistas, curadores, uma casa para receber os Amigos de museus.

E, para celebrar a 10ª Semana Nacional de Museus (evento organizado pelo Ibram entre 14 e 20 de maio), oferece, em parceria com o Centro de Voluntariado de São Paulo, a oficina ‘Voluntariado em Museus e Instituições Culturais'. Gratuita, a oficina é dirigida a entidades que querem saber mais sobre a  implementação e o desenvolvimento de programas de voluntariado. As vagas são limitadas, por isso os interessados devem entrar em contato o quanto antes.

Feambra
Rua Estados Unidos, 1078 - Jd. América - São Paulo
Tel.: (11) 3085 4402
www.feambra.org

 

 

Começa a 10ª Semana Nacional de Museus com milhares de eventos em todo o País

É totalmente imperdível: uma semana de programação intensa, em todo o País e para todas as idades, com atividades das mais diversas nos museus e instituições culturais, como exposições, palestras, shows de música e teatro. De 14 a 20 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) organiza a 10ª Semana Nacional de Museus, com o tema 'Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações'. Busque a programação do seu museu favorito ou aproveite para conhecer um diferente. Muitas atividades irão continuar depois do dia 20, então recomendamos sempre telefonar para o museu para confirmar os eventos.

Confira algumas sugestões da Feambra para enriquecer sua semana:

CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL - São Paulo (SP)

Entre os dias 15 e 20 de maio, trata da imigração para o Brasil e também especificamente para São Paulo por meio de contação de histórias e espetáculo teatral infantojuvenil. Realiza ainda visita guiada com um roteiro histórico pelo Palácio das Indústrias, onde está localizado.
www.cataventocultural.org.br


FUNDAÇÃO CULTURAL EMA GORDON KLABIN - São Paulo (SP)

Entre os dias 15 e 18 de maio, das 14 às 16 horas, promove visitas gratuitas, sem necessidade de agendamento prévio.


MUSEU DAS MINAS E DO METAL - Belo Horizonte (MG)

No dia 17 de maio, das 19h30 às 21h30, realiza palestra com a especialista internacional em Economia Criativa, Ana Carla Fonseca, sobre o tema da 10ª Semana Nacional de Museus. Além disso, exibe sete mini vídeos sobre o evento e abre para visitação gratuita no Dia Internacional de Museus, 18 de maio.

MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO - Recife (PE)

Até o dia 5 de julho realiza a exposição 'Acervo revisitado - Recorte do acervo do Museu', com curadoria de Emanoel Araujo. Outras exposições podem ser apreciadas na mesma visita.

 
MUSEU EUGÊNIO TEIXEIRA LEAL - Salvador (BA)

O Museu Eugênio Teixeira Leal apresenta a exposição 'Do Ouro à Prata, desde a Pataca', sobre a história dos 500 anos do dinheiro no Brasil, até o dia 3 de junho. Além disso, promove visitas guiadas, espetáculo teatral, filmes, contação de história e oficinas com massa de modelar.
Tel.: (71) 3321-9551


MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO -Belo Horizonte (MG)

No dia 15 de maio, das 17 às 18 horas, faz o lançamento do 'Caderno de Textos Inverno no MHAB - 2011'. Mais cedo, entre as 14h30 e as 16h30, apresenta o seminário/painel/mesa redonda 'Controle de pragas e climatização de reservas técnicas: tecnologias de preservação de acervos'. Além disso, promove exposições e diversas ações educativas.


MUSEU PAULISTA DA USP - São Paulo (SP)

No dia 16 de maio, o coral do Museu se apresenta no saguão, das 14 horas às 16h30. Exposições, oficinas, palestras e espetáculo teatral de fantoches fazem parte da programação.


PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO - São Paulo (SP)

Entre os dias 14 e 20 de maio, das 10 às 18 horas, realiza o Projeto Cosmopolis, com encontros com professores, curso de formação para educadores, visitas educativas. Diversas exposições tornam a visita à Pinacoteca um passeio enriquecedor, algumas com término só no final do ano.