Comunidade

23- Maio - 2012

Fundação Ema Gordon Klabin, uma casa de histórias



A Fundação Ema Gordon Klabin, registrada em 1978 como tal, é uma instituição cultural particular e sem fins lucrativos que tem como objetivo promover atividades culturais, artísticas e científicas ao grande público.

A residência pertenceu à Ema Gordon Klabin, filha do empresário lituano Hessel Klabin, fundador da famosa indústria de papel e celulose, e foi transformada em museu aberto à visitação em 2007, aos 100 anos do nascimento de Ema.

Na visita à casa é possível conhecer o acervo de mais de 1500 peças, que engloba Antiguidade Clássica, Arte Africana, Arte Brasileira dos séculos XVIII e XIX, Arte Europeia, Arte Moderna Brasileira, Arte Oriental, Arte Pré-Colombiana, peças de decoração e mobiliário, além da prataria e biblioteca. Dentre as obras brasileiras, encontramos artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Lasar Segall.

O acervo começou a ser constituído no final da década de 40, quando Ema Gordon já tinha grande participação na vida cultural de São Paulo. Sua atuação na cidade foi bastante importante, com a doação do terreno para a construção do Hospital Albert Einstein, o gerenciamento dos negócios da família após o falecimento de Hessel, além de ter sido conselheira de instituições culturais e agenciadora de artistas plásticos.

Outros pontos que merecem a atenção do visitante são o mobiliário e a decoração da casa. Têm como destaque peças em maioria dos séculos XVII ao XIX, algumas vindas da residência antiga de seus pais, que fazem parte da história da família no Brasil.

As visitas guiadas podem ser feitas em grupo ou individualmente, com agendamento por telefone ou pelo site da Fundação.

 

Serviço:

Endereço: Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo
Telefone: (11) 3062-5245
E-mail: atendimento@emaklabin.org.br
Site: http://emaklabin.org.br
Entrada: visita guiada e agendada a R$ 10 (R$ 5 reais para estudantes e terceira idade). Gratuito para professores. As atividades culturais da programação têm valores variados, podendo também ser gratuitas.