Guia Feambra

Fique por Dentro -Junho/2012

 

Fique por Dentro - Junho/2012

 

 

 Nesta edição:

Feambra fecha parceria com SP Turis para divulgar museus
Projeto Best Week, que acontece aproximadamente uma vez por mês com vínculo com os feriados, abre novo canal para divulgar a capital paulista  

Presidente da Feambra convida a uma visita ao museu
Em entrevista ao Jornal da Tarde, José Marcelo Braga Nascimento fala da nova sede e da importância da atuação para a divulgação da cultura brasileira

Participe: vem aí o 4º Encontro Paulista de Museus, entre 13 e 15 de junho
A programação inclui mesas de discussão, visitas e oficinas em museus de São Paulo e conferências com convidados da Espanha, além da apresentação de balanços das atividades

 

 

Feambra fecha parceria com SP Turis para divulgar museus

 

A Feambra acaba de fechar mais uma importante parceria, desta vez com a São Paulo Turismo S/A (SP Turis), empresa responsável pelo turismo e eventos da cidade de São Paulo. Trata-se da divulgação pela Feambra dos museus da cidade no portal do projeto São Paulo Best Week, o www.spbw.com.br, iniciativa criada para promover algumas semanas por ano (em geral uma por mês, geralmente ligada a feriados e a grandes eventos).

Com a participação de diversos setores ligados ao turismo, como hotelaria e gastronomia, a São Paulo Best Week é uma oportunidade para concentrar esforços e criar uma divulgação especial para mostrar as inúmeras opções de atividades, restaurantes, hotéis, passeios que a cidade oferece. 

Todos os museus de São Paulo estão convidados para participar deste novo canal de divulgação. Para isso, basta enviar para comunicacao@feambra.org imagens do evento e/ou do museu em 500 x 300 megapixels e os seguintes dados:

Nome da exposição/atividade e nome do museu

Endereço

Datas de início e de encerramento

Horários

Telefone 

Site e/ou outros canais de comunicação, como twitter 

Entrada (valor e eventuais dias ou condições para meia-entrada e entrada gratuita)

Outras informações úteis, tais como proximidade a estações de metrô, estacionamento e acesso a deficientes  

 

 

Presidente da Feambra convida a uma visita ao museu

 

 

Presidente da Feambra

 

 Entusiasta das artes, o presidente da Feambra, José Marcelo Braga Nascimento, concedeu entrevista ao renomado Jornal da Tarde, publicada no dia 27 de maio. Chamou a atenção para a riqueza artística do Brasil e a paixão por conhecer os mais diferentes museus, de todos os portes, convidando os leitores a visitarem museus consagrados e também aqueles menos divulgados.

 

Sobre a primeira sede da Feambra, recém-inaugurada, disse que “a Federação visa uma interação entre os museus do Brasil e do mundo e tem uma atuação decisiva no desenvolvimento e na divulgação deles. Essa é uma missão muito importante e, por isso, resolvemos criar um espaço dedicado a ela, para unir curadores, diretores, trazer exposições, sediar reuniões das federações brasileira e internacional”. Antes mesmo da inauguração oficial, a casa recebeu, no mês de abril, os representantes das federações de Amigos de Museus dos países que compõem a World Federation of Friends of Museums (WFFM), no primeiro encontro realizado em nosso País.

A nova sede, um espaço cultural e de eventos, oferece área expositiva, uma sala de música e biblioteca na parte interna. Na área externa, uma sala para cursos e seminários, um espaço aberto com jardim e um charmoso gazebo todo envidraçado, que assume as funções de bistrô e café. 

Com a inauguração oficial, realizada no dia 16 de maio com o hino nacional, um recital e uma oficina de voluntariado em museus e instituições culturais (realizada em parceria com o Centro de Voluntariado de São Paulo), a Feambra abre a casa para receber os Amigos.

Associados Feambra podem ler a entrevista na íntegra na matéria principal do portal www.feambra.org.

Feambra
Rua Estados Unidos, 1.078 – Jardim América – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3085 4402
www.feambra.org
http://feambra.blogspot.com/

 

 

 

Participe: vem aí o 4º Encontro Paulista de Museus, entre 13 e 15 de junho 

 

 

4º Encontro de Museus

 

Entre os dias 13 e 15 de junho, todos os museus paulistas estarão reunidos para trocar ideias em torno do tema “Novas Fronteiras da Gestão em Museus”. Na programação do 4º Encontro Paulista de Museus, mesas de discussão, visitas e oficinas em museus da capital e conferências com convidados da Espanha, além da apresentação dos balanços das atividades.

E os Amigos de Museus estarão no centro das discussões. Nas três mesas programadas, os temas são “Parcerias dos Museus com a Sociedade Civil”, “Parceria da Sociedade Civil com Museus” e “Museus e ações inclusivas”.

A Feambra também marcará presença com a distribuição e exibição de material de divulgação sobre o trabalho que realiza aqui e no exterior e sobre seu novo espaço cultural, mostrando como os Amigos de Museus são importantes para a conquista dos objetivos traçados pelos gestores dos museus e como podem ser essenciais para a própria sobrevivência das instituições.

A inscrição é gratuita e pode ser pode feita no site http://www.encontropaulistademuseus.com.br/

4º Encontro Paulista de Museus, entre 13 e 15 de junho
Data: 13, 14 e 15 de junho de 2012
Local:
Auditório Simón Bolivar, no Memorial da América Latina, em São Paulo - Av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda

**********************************************************************************************************************************************************

Nova sede é inaugurada em São Paulo
Com hino nacional, curso de voluntariado e recital, Feambra abre a casa para receber Amigos