Guia Feambra

Fique por Dentro - Julho/2012

Nesta edição:

Blog da Feambra concorre no Top Blog 2012
O primeiro turno acaba de começar e você pode dar seu apoio votando em nosso blog cultural no concurso que vai eleger os melhores do ano

Diversão nas férias escolares é no museu
Contação de histórias, oficinas, shows de mágica, hora de colocar as mãos na massa e desenhar, construir, escavar, brincar

São Paulo em números: destaque para a economia criativa
SP Turis divulga mudança de perfil do turista com o aumento em 40% das viagens de lazer à cidade que era só voltada aos negócios

 

Blog da Feambra concorre no Top Blog 2012

Blog Feambra no Top Blog

O Top Blog 2012, concurso que elege os melhores blogs do ano em diversas áreas, está começando e o blog da Feambra participa da competição na área cultural!

O primeiro turno acaba de começar e você pode apoiar com o seu voto. Para isso, basta acessar o site http://www.topblog.com.br/2012/

A votação será feita por júri popular, onde os 100 mais votados passarão para a segunda fase e serão analisados por um júri acadêmico. 

Se você ainda não conhece o blog, acesse http://feambra.blogspot.com.br/. Em 2011, ano de criação do blog Feambra, ficamos muito honrados em passar pelo primeiro turno e ficar entre os 100 melhores blogs de cultura.   

Esta primeira fase vai até às 14 horas do dia 30 de setembro. Contamos com a ajuda de todos para conseguir destaque e chamar a atenção para os museus e seus Amigos!

 

Diversão nas férias escolares é no museu

Feambra comunica férias é no museu

Oferecer opções interessantes para a criançada não é tarefa fácil. Para pais e responsáveis, às vezes as férias podem parecer muito longas e a imaginação - e o orçamento, muitas vezes -não acompanham. Nestas horas é bom saber ou lembrar que muitos museus oferecem inúmeras atividades para crianças e jovens, geralmente com custo muito acessível ou de graça.

Em São Paulo (SP), o já conhecido pelas crianças Catavento Cultural e Educacional propõe uma atividade diferente: mágica. As próximas sessões serão nos dias 22 (domingo) e 27 de julho (sexta), das 10 às 15 horas. Cada uma tem duração de 15 minutos.

Além dessa opção especial para as férias, a proposta do Catavento é ensinar ciências de forma lúdica e interativa. Os visitantes podem conhecer as seções Universo, Vida, Engenho e Sociedade e se surpreender com as descobertas ao microscópio, as maravilhas da astronomia, da vida nos oceanos, as experiências de óptica, de eletromagnetismo, de mecânica, entre tantas atrações.

Já imaginou conseguir mover uma esfera de granito de 2 mil quilogramas? Essa é a mais nova atração do Catavento, uma imensa bola que as crianças conseguem rodar sem esforço.  Outra novidade é o Estereoscópio de Elliot, destaque da Sala 'Luz e Óptica', na seção Engenho, que acaba de ser reaberta para o público. O aparelho explica, de maneira direta, o princípio da visão 3D, a chamada estereoscópica. Com o sucesso do cinema 3D, a estereoscopia avança cada vez mais em áreas diversas, como jogos eletrônicos e exames clínicos com imagens.

Já em Belo Horizonte (MG), o Museu das Minas e do Metal preparou um programa especial. São oficinas de diversos temas muito originais, que serão realizadas entre 24 e 27 de julho, das 14 às 18 horas. As inscrições para cada oficina custam R$ 40,00 por criança. O valor inclui todos os materiais necessários, mas o participante deve trazer seu lanche.

No dia 24, a Oficina de Fósseis é dirigida às crianças entre 7 e 12 anos. Para a mesma faixa etária, a Oficina de Cristais, no dia 25. A Oficina de Pigmentos, a ser realizada no dia 26, é aberta para participantes entre 6 e 10 anos e, no último dia da programação, os menorzinhos, entre 4 e 6 anos, têm sua vez na Oficina Mundo Mineral.

Os interessados devem fazer sua pré-inscrição pelo e-mail oficina@mmm.org.br.

Catavento Cultural e Educacional
Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº - Parque Dom Pedro/Centro - São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3315 0051
 www.cataventocultural.org.br

Museu das Minas e do Metal
Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa, Funcionários - Belo Horizonte (MG)
Tel.: (31) 3516 7200
 www.mmm.org.br

 

São Paulo em números: destaque para a economia criativa

Turismo em São Paulo agora é a lazer

O perfil do turista que chega à cidade de São Paulo está mudando - se antes o município era sinônimo de viagens de negócios, agora abrange também aquele viajante que busca entretenimento. Em dois anos, o número de viagens de lazer aumentou 40% - passou de 9% dos turistas no primeiro semestre de 2009 para 12,5%.

Os negócios ainda são a principal razão das visitas à São Paulo, respondendo por 70% do total, seguido por feiras e eventos, com 24,4%. Entretanto, mais de 30% daqueles que decidem ficar mais tempo na cidade tomam a decisão para aproveitar as muitas opções de lazer oferecidas.

Os dados são da SP Turis, que acaba de divulgar os números no Anuário 2012 - São Paulo Outlook.

Entre os maiores eventos da cidade, quatro têm caráter cultural - na primeira posição, com quatro milhões de participantes, vem a Virada Cultural. A Bienal do Livro aparece na 5ª posição, com 740 mil visitantes, a Bienal Internacional de Arte vem na 6ª, com 530 mil, e a Mostra Internacional de Cinema fica na8ª posição, com 200 mil expectadores.

Destaque da edição, a economia criativa foi tema de entrevistas realizadas pela SP Turis com 57 formadores de opinião dos mais diversos segmentos. A exemplo do que ocorre em outras grandes metrópoles, São Paulo também é vista como potencial cidade criativa. atenção às áreas de arquitetura, ensino e cultura, apontadas como as principais agora e também daqui a dez anos. Da lista das áreas mais relevantes da atualidade fazem parte ainda a publicidade, a pesquisa e desenvolvimento e artes performáticas. Informática e TI, fora da lista atual,   aparecem entre as cinco mais importantes da próxima década.