Guia Feambra

Fique por Dentro – Agosto/2012

 


Primavera dos Museus vem para enriquecer a programação do mês de setembro


Marcado para o período entre os dias 24 e 30 do próximo mês, evento terá como tema “A Função Social dos Museus”
Intercâmbio entre Brasil e Áustria promove jovens artistas e abre portas
Instituto Plano Cultural promove intercâmbio para residência artística e possibilita exibição das obras no exterior
Feambra aumenta a atuação na divulgação de atividades de museus de todo o País
Envie todas as exposições, cursos, oficinas e atividades realizadas por sua instituição para nossos veículos e parceiros
 
Primavera dos Museus vem para enriquecer a programação do mês de setembro
Prepare-se para aproveitar ao máximo a programação cultural no mês de setembro: está chegando a Primavera dos Museus, a ser realizada entre os dias 24 e 30 do próximo mês, período repleto de atividades especialmente preparadas para a ocasião e que vêm para enriquecer ainda mais a agenda cotidiana das instituições.
Em sua 6ª. edição, a Primavera se propõe sensibilizar a comunidade e os museus a discutirem temas da atualidade. Este ano, o tema será “A Função Social dos Museus”.
A iniciativa tem a coordenação do Ibram, que abriu inscrições até o dia 17 de agosto para os museus inscreverem suas ações para o evento, como exposições, palestras, oficinas, espetáculos, visitas guiadas, exibição de filmes, seminários, entre outras.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cpgii@museus.gov.br ou pelo telefone (61) 3521-4135 ou 3521-4122. Acompanhe no portal www.feambra.org a programação que deverá ser divulgada em breve.

Intercâmbio entre Brasil e Áustria promove jovens artistas e abre portas


Um projeto inovador capitaneado pelo Instituto Plano Cultural, presidido por Rafael Raddi, conselheiro da Feambra, possibilitou a parceria entre instituições do Brasil e da Áustria e a exposição de trabalhos de jovens artistas nos dois países. Confira a entrevista exclusiva concedida à Feambra:
Feambra: Como surgiu este projeto?
Rafael Raddi: Todo o processo surgiu com a concepção do projeto “Arte em Liberdade”. A partir deste princípio, fechamos com a Academia de Artes de Viena uma parceria que envolvia a residência entre alunos recém-formados para aprofundar seus conhecimentos e obter experiências com outros jovens.
F.: Com quais entidades o projeto tomou forma?
R.R.: Escolhemos a Academia de Artes de Viena em consequência da forte ligação histórica entre Viena e o Rio de Janeiro, em especial devido à figura da Imperatriz Leopoldina da Dinastia dos Habsburgo. Depois desta escolha iniciamos a parceria com a Escola de Artes Visuais Parque Lage e, finalmente, concretizamos a formação da parceria entre as duas academias. Hoje já estamos em dialogo com a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) para extensão desta parceria entre esta entidade paulista com a Academia de Artes de Viena.
F.: Como funciona a escolha e a residência?
R.R.: São agraciados com a proposta de intercâmbio somente os alunos das respectivas academias. Um júri faz a seleção e nomeia o aluno premiado que irá realizar a residência. Uma exposição exibe o trabalho decorrente da residência e serve como ponte para seu lançamento junto à classe artística e administrativa - diretores de museus, galeristas, instituições culturais e o público em geral -, com o propósito de turbinar e fazer conhecido seu trabalho naquele país. Os artistas escolhidos neste ano para participar do intercâmbio foram Christian Bazant-Hegemark e Suzana Queiroga. A artista acaba de expor suas obras em Viena, no início deste mês de agosto.
Associados podem ler a entrevista na íntegra no portal www.feambra.org

Feambra aumenta a atuação na divulgação de atividades de museus de todo o País


A Feambra tem a satisfação de contribuir para divulgar gratuitamente em sua Agenda Cultural exposições temporárias e permanentes de museus de todo o País. Além disso, tem espaços nobres em seu portal, como o destinado à matéria principal, o Em Foco, o Comunidade, além da divulgação que faz nas redes sociais, principalmente o Facebook e o Twitter, para ajudar neste trabalho de aproximação entre o público e as instituições culturais.
O Blog Feambra também é atualizado constantemente e concorre ao prêmio Top Blog 2012 na área cultural.
Parcerias importantes contribuem para aumentar ainda mais a exposição das ações desenvolvidas por museus. A Feambra envia informações sobre museus para o SP Turis, para publicação no SP Best Week (www.spbw.com.br), e realiza com o São Paulo Convention & Visitors Bureau a iniciativa “Museu na Mídia”, com divulgação no site da entidade (www.visitesaopaulo.com) e em outros veículos.
Participe! Envie para nós todas as exposições, os cursos, oficinas e atividades realizadas por sua instituição para divulgação em nossos veículos e de nossos parceiros. As informações e imagens podem ser enviadas para feambra@feambra.org.