Comunidade

30- Agosto - 2012

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a visão dos europeus na mostra Vistas do Brasil

 

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição “Vistas do Brasil” com 11 obras que fazem parte do acervo da própria Pinacoteca e do Instituto Moreira Salles. As obras apresentam uma visão dos europeus sobre o Brasil e mostra uma narrativa dos aspectos do habitat natural até os costumes do século XIX. O interesse por representar artisticamente as paisagens começou a crescer na Europa do século XVII, à medida que a sociedade se tornava mais urbana e que se definiam os limites dos países europeus. As paisagens trazem informações sobre o caráter do local representado e sua época. 

O grande destaque da mostra é a exibição do papel de parede Vistas do Brasil. As imagens dessa exposição saíram do livro Voyage pittoresque dans Le Brésil, de Johann Moritz Rugendas. Nas pinturas, as paisagens surgiram como uma alternativa de refúgio à expansão da vida urbana nas cidades europeias. Além de registrar a geografia de um território, a pintura do cenário também apresenta uma natureza idealizada, de uma maneira afetiva e sentimental, principalmente em meados do século XIX, quando o romantismo alterou a maneira de se perceber o mundo e, portanto, de representá-lo artisticamente. 

Na mostra, foram apresentadas gravuras do suíço Johann Jacob Steinmann, como “Largo do Paço” e “Vista de N.S. da Glória e da Barra do Rio de Janeiro”. Seus trabalhos revelam não apenas a importância que o gênero teve no século XIX, mas que ainda se faz presente nos dias de hoje.

 

Endereço: Lgo. General Osório, 66, Luz – Região Central

Data: até 27 de janeiro de 2013

Horário: 3ª a domingo, das 10 às 17h30

Telefone: (11) 3335 4990

Site: www.pinacoteca.org.br

Entrada: R$ 6 (R$ 3 meia-entrada para estudantes, crianças até 10 anos e idosos com mais de 60 anos). Entrada franca das 18 às 22 horas e aos sábados para todos.