Guia Feambra

Fique por Dentro – Setembro/2012

 

Primavera dos Museus vem para enriquecer a programação do mês de setembro

 

Amantes da cultura, animai-vos! Entre os dias 24 e 30 de setembro nosso País estará mais feliz e interessante com a intensa programação da 6ª Primavera dos Museus, que traz o tema “A Função Social dos Museus”. São mais de 2.400 eventos em todo o Brasil, como exposições, shows de música, filmes, atividades educativas, visitas orientadas, entre outros.

A edição deste ano está repleta de novidades. Uma é a parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o MetrôRio, que vai contribuir com descontos nas entradas para os portadores de cartões pré-pagos (e um acompanhante), além de fornecer informações sobre 13 museus próximos às estações. Outra é a parceria inédita com a rede de lanchonetes McDonald’s. As tradicionais lâminas sobre as bandejas trarão curiosidades sobre museus, um material preparado especialmente para a ocasião com a consultoria do Ibram. Com a iniciativa, a expectativa é atrair o expressivo número de mais de 1,7 milhões de pessoas que passam pelas lojas da rede diariamente para as atividades da Primavera.

Também pela primeira vez haverá uma instituição de outro país no evento: o Museo Etnolóxico, de Ribadavia (província de Ourense), na Espanha.

Acesse www.ibram.gov.br para consultar o catálogo com toda a programação e planeje suas visitas! Confira alguns destaques selecionados pela Feambra:

São Paulo

O Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo apresenta a exposição “Cusquenhos nas coleções de arte dos Palácios” com temporada prolongada até o dia 4 de novembro. Além disso, oferece oficina de teatro, visita guiada, uma gincana para escolas, oficina de ikebana e apresentações de música. Participam da programação tanto o Palácio dos Bandeirantes quanto o Palácio Boa Vista, na cidade serrana de Campos do Jordão. 

O Catavento Cultural e Educacional presenteia o visitante com shows de música. No dia 27 apresenta o Grupo Música Popular Brasileira Emesp. No dia 29 é a vez do Grupo Madrigal Emesp, e no dia 30, do Grupo Camerata De Violões Emesp, sempre das 14 horas às 14h30.

 

A Estação Ciência da USP apresenta duas exposições. “Nikon Small World” é uma exposição temporária internacional com as imagens mais incríveis obtidas por cientistas com seus microscópios. Fica em cartaz até 20 de dezembro. Já “Biodiversidade: fique de olho!” mostra mais de 200 exemplares de animais em extinção ou já extintos do acervo do Museu de Zoologia da USP. Vai até 4 de novembro.

 

Na Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, o visitante poderá assistir ao show musical do cantor, compositor e violonista Manu Lafer no dia 22, das 16h30 às 18 horas. No dia 27, das 14h30 às 17h30, o Educativo promove uma visita mediada, seguida de chá da tarde e diálogo com os educadores sobre a coleção.

 

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta uma programação extensa e variada. São sete exposições, entre as quais “Caravaggio e Seus Seguidores”, que vem atraindo um imenso público e fica em cartaz até o dia 30 de setembro. Ações do departamento Educativo, espetáculos de teatro, concerto e shows musicais também  estão entre as atividades oferecidas. 

 

Os visitantes do Memorial da Inclusão: Os caminhos da pessoa com deficiência poderão fazer uma visita guiada focada na importância da acessibilidade para este público a todas as dependências dos museus.

 

Um dos mais conhecidos museus da criançada em idade escolar, o Museu Paulista da USP (Ipiranga) oferece uma oficina educativa para professores no dia 24, das 17 às 19 horas. Já na cidade de Itu faz, neste mesmo horário, a abertura de sua participação com a restauração da azulejaria externa do Museu Republicano, datada do século XIX. Em Itu também lança a obra “A Casa do Museu Republicano” e realiza oficinas, exposições e palestras sobre o tema da azulejaria. Outras exposições enriquecem a programação em São Paulo.

 

Seis exposições agitam a Pinacoteca do Estado de São Paulo, como “Gravura Brasileira no Acervo da Pinacoteca de São Paulo”, “Os Coloritmos de Alejandro Otero” e “São Paulo, um olhar de imigrantes”. No dia 27, das 19 às 21 horas, promove a palestra “A representação da Mulher no acervo da Pinacoteca de São Paulo”, com o antropólogo Roberto da Mata.

 

Minas Gerais

 

O Museu das Minas e do Metal apresenta obras de artesãos de Belo Horizonte 

e arredores, selecionadas pelo Sebrae-MG e pelo próprio museu, até o dia 30 de setembro.

 

O Museu Histórico Abílio Barreto participa do IV Seminário da Rede Informal de Museus e Centros Culturais de Belo Horizonte e Região, nos dias 24 e 25, das 8h30 às 17 horas, no Museu de Arte da Pampulha. No dia 26 promove a abertura da exposição “Cultura Alimentar Mineira” no Casarão secular do Museu - andar térreo. Completam a programação ação educativa sobre o tema da Primavera e show musical 

 

O IV Seminário da Rede Informal de Museus e Centros Culturais de Belo Horizonte e Região também consta das ações do Instituto Inhotim. Outras atividades programadas são oficina de flores de papel, visitação panorâmica, apresentação de dança, oferecimento de doces da região de Brumadinho e muito mais.

 

Bahia

A exposição “Na Arte com Eficiência”, com pinturas feitas por pessoas que sustentam o pincel 

com a boca ou com os dedos dos pés, ficará em cartaz no Museu Eugênio Teixeira Leal até o dia 31 de outubro. Histórias infantis, filme, visita mediada e palestra também fazem parte da programação.

 

Pernambuco

O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) apresent a oficina de arte educação “Leituras e Releituras”, com crianças e adolescentes de escolas públicas, no período entre os dias 24 e 28, das 14 às 17 horas.

 

 

Começa a Trigésima Bienal de Arte de São Paulo com o tema “A Iminência das Poéticas” 

A capital paulista está agitada com a intensa programação da Bienal, que vai até o dia 9 de dezembro. Além das obras no prédio localizado no Parque Ibirapuera, artistas apresentam seus trabalhos em outros pontos importantes da cidade, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a Av. Paulista, o Museu de Arte Brasileira na FAAP, entre outros.

Segundo o presidente da Fundação Bienal, Heitor Martins, o tema “A Iminência das Poéticas” vem da ideia de permanente interlocução, a intenção de ser um “evento capaz de produzir constelações de obras e artistas que conversam entre si”.

Imperdível, a Bienal ainda apresenta uma rica programação que pode ser conferida no site www.bienal.org.br. 

 

 

Trigésima Bienal de Arte de São Paulo

Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera – Portão 3 – Avenida Pedro Álvares Cabral s/n

Estacionamento no Parque: Zona Azul (cada folha vale por 2 horas)

Linha circular exclusiva 909A/10 Metrô Ana Rosa - Bienal SP

Linha com três ônibus que passam em um intervalo médio de 15 minutos, de terça a domingo das 8 horas às 22h30. Mais informações podem ser obtidas no site.

Fechado às segundas-feiras. Terças, quintas, sábados, domingos e feriados: das 9 às 19 horas (entrada até às 18 horas). Quartas e sextas-feiras: das 9 às 22 horas (entrada até às 21 horas)

Entrada gratuita.

Nestas eleições, vote no Blog Feambra como um dos melhores na área cultural 

 

Se você gosta de saber mais sobre o universo de museus, se acha importante ter um espaço que compartilha informações úteis e atualizadas sobre ações desenvolvidas por museus, dê seu voto para o Blog Feambra no concurso Top Blog 2012 e ajude a elegê-lo como um dos melhores da área cultural.

A primeira fase vai até às 14 horas do dia 30 de setembro. Os três primeiros colocados nesta etapa de júri popular vão receber um certificado e um selo. O primeiro será contemplado também com um troféu.

Os resultados serão divulgados no dia 10 de outubro, data em que se inicia a segunda fase, da análise por um júri acadêmico.

Para votar, basta acessar http://feambra.blogspot.com.br e clicar no ícone Vote aqui, no lado direito. Bem no alto da página aparece a imagem do Blog Feambra, a categoria em que ele concorre, de Arte e Cultura, e as formas de votar – por e-mail, facebook e twitter.

Contamos com a ajuda de todos para chamar a atenção para os museus e seus Amigos!