Guia Feambra

Fique por Dentro – Outubro/2012

 

Feambra participa do VI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas 

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo realiza a sexta edição do Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas entre os dias 17 e 19 de outubro. Com o tema “O Museu e a Cidade – Conexões com a América Latina”, traz a proposta de discutir a relação entre os museus e seu contexto urbano.

Camila Leoni Nascimento, diretora-executiva da Feambra, estará na mesa-redonda “A rede de relações sob o ponto de vista de comunicação, difusão e turismo”. A apresentação de Camila versará sobre “Aspectos da atividade de promoção de marketing nos serviços turísticos de museus”.

 

De acordo com o Acervo, as palestras e mesas-redondas destacam três eixos principais: “as relações do museu com a comunidade em constante mudança, e com diferentes interesses, e os programas que visam o desenvolvimento social; o museu e o espaço urbano, com foco nas novas concepções arquitetônicas em museus e na discussão entre o antigo e o novo; e a rede de comunicação entre o museu e seu público de visitantes residentes e turistas, abrangendo as formas e os meios de difusão”.

As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas. Para mais informações, acesse www.acervo.sp.gov.br.

 

Espaços museológicos se preparam para o mês das crianças com entretenimento de qualidade 

Outubro está repleto de atividades para as crianças e os jovens: museus de todo o País adotam programas especiais para atrair os pequenos – e seus familiares.

 

Filmes, contação de história, música, brincadeiras e oficinas estão entre as atividades que vão levar uma dinâmica bem diferente para dentro dos museus neste período.

 

A Feambra destaca algumas iniciativas, mas sempre recomenda ao visitante que entre em contato antes para confirmar e para não perder a viagem. Confira estas dicas ou procure o museu mais próximo e divirta-se!

Palacete das Artes Rodin Bahia – BA

Projeto Cirandas 

Data: 6 de outubro

Horário: às 15h30, contação de histórias, jogos, música, brincadeiras de roda e leitura de livros; das 14 às 17 horas, Feira de Adoção de Animais.

 

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) – BA

A ideia é aproximar as crianças do universo de Jorge Amado. A exposição “Jorge Amado e Universal” fica em cartaz até 18 de novembro. Promove oficinas (nos dias 9 e 11) e contação de história – Jorge Amado para crianças no dia 14, às 15 horas. Até o dia 14 oferece visitas guiadas com audiodescrição por profissionais especializados às terças, quintas e sábados, das 16 às 18 horas.

Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) 

Até 26 de outubro promove uma Campanha de doação de livros infantis e brinquedos novos e usados, que estejam em bom estado de conservação. A entrega pode ser feita em vários museus vinculados à DIMUS. Outras informações: (71) 3117-6013.

 

Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) - MG

Teatro Infantil – comédia musical

“Como a gente gosta”, baseado na obra As you like it,de William Shakespeare, com o grupo Maria Cutia – Direção de Eduardo Moreira

Data: 7 de outubro

Horário: 11h30

Local: Palco ao ar livre do Museu Histórico Abílio Barreto – Av. Prudente de Morais, 202 – Bairro Cidade Jardim – Belo Horizonte

Tel: (31) 3277 8573

Entrada gratuita

 

Estação Ciência da Universidade de São Paulo - SP

Além das instalações e experiências que encantam as crianças, apresenta a exposição ‘Espaço do Olfato’, com diferentes máquinas que ensina como funciona este sentido. 

Data: sem previsão de encerramento

Horário: 3ª a 6ª, das 8 às 18 horas. Sábado, domingos e feriados, das 9 às 18 horas.

Endereço: Rua Guaicurus, 1394 – Lapa – São Paulo

Telefone: (11) 3871 – 6750

Site: www.eciencia.usp.br

Entrada: R$ 4

 

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS – RS

Equipamentos interativos e shows como Planetário, Corpo Humano e Eletrostática divertem e ensinam jovens e crianças a gostar mais de ciências. Em cartaz, as exposições “Ciência no set”, “Aprender hoje para sustentar o amanhã”, “CSI – A ciência contra o crime” e “Anfíbios: diversidades e ameaças”.

Endereço: Avenida Ipiranga, 6681, Partenon – Porto Alegre 

Horário: 3ª a 6ª, das 9 às 17 horas, sábados e domingos, das 10 às 18 horas

Telefone: (51) 3320 3697

Site: www.pucrs.br/mst

 

Museus vivem ótimo momento e Feambra promove ampla divulgação

A Feambra comemora o bom momento dos museus no País e tem a satisfação de contribuir para divulgar as atividades organizadas por instituições de todas as regiões.

São vários os espaços e veículos utilizados para este trabalho. A Agenda Cultural é renovada a cada 15 dias e leva ao leitor os principais dados de exposições temporárias e permanentes e outros eventos. Além da Agenda, o portal www.feambra.org tem espaços nobres como o Comunidade e o Em Foco, com área para entrevistas, e também a matéria principal no canto esquerdo. O Fique por Dentro, nosso informativo digital, é enviado a um mailing bastante qualificado, sempre no começo do mês.

As redes sociais são outra força da Feambra. Facebook e twitter, por exemplo, recebem novidades o tempo todo, assim como o Blog feambra.

A Feambra ainda mantém parcerias importantes para levar as atividades dos museus ainda mais longe. Em São Paulo, por exemplo, envia informações sobre museus para o SP Turis, para publicação no SP Best Week (www.spbw.com.br), e realiza com o São Paulo Convention & Visitors Bureau a iniciativa “Museu na Mídia”, com divulgação no site da entidade (www.visitesaopaulo.com) e em outros veículos.

Participe! Se você atua ou tem qualquer relação com um museu, entre em contato conosco para que possamos ajudar também na divulgação de sua entidade. Envie para nós todas as exposições, os cursos, oficinas e atividades realizadas por sua instituição para divulgação em nossos veículos e de nossos parceiros. Em geral, precisamos do nome do evento, nome do museu, uma breve explicação sobre o evento, local, endereço, data de início e de término, dias e horários de funcionamento, telefone, site, entrada (gratuita, paga, se há qualquer restrição de idade) e outras informações que julgar relevantes, além de imagem da atividade ou do museu. As informações e imagens podem ser enviadas para feambra@feambra.org