Guia Feambra

Fique por Dentro - Novembro/2012


Fique por Dentro - Novembro/2012

 

Nessa edição:

 

5º Fórum Nacional de Museus será realizado entre os dias 19 e 23 de novembro
Evento terá Petrópolis (RJ) como sede e vai discutir as transformações na museologia debatidas na Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972, como o papel dos museus como agentes de inclusão social

Diretora executiva da Feambra divulga estudo sobre promoção de marketing em museus
Tese de mestrado apresentada na Universidade de São Paulo mostra o cenário em três importantes museus da capital paulista, com destaque para a internet como meio de comunicação mais utilizado

Catavento Cultural promove Projeto de Jovens Cientistas com entrada franca
Entidade recebe a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia 2012 (MOP), que tem como objetivos o estímulo à pesquisa científica e o incentivo ao empreendedorismo e à criatividade, com exposição dos finalistas nos dias 6 e 7 de dezembro 

 

 

5º Fórum Nacional de Museus será realizado entre os dias 19 e 23 de novembro

Petrópolis será palco do Fórum Nacional de Museus (FNM), no período entre 19 e 23 de novembro. Em sua 5ª edição, terá como tema '40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade'.

Considerado um marco no campo da museologia, tendo contribuído com profundas transformações, a Mesa Redonda teve repercussão em questões fundamentais para o segmento, como o papel dos museus como agentes de inclusão cultural, de afirmação da identidade de grupos sociais, de reconhecimento da diversidade e de desenvolvimento econômico.

Na programação, minicursos, painéis e conferências, entre outras atividades. Além disso, serão realizadas reuniões temáticas com Grupos de Trabalho (GTs) para discutir questões da Política Nacional de Museus (PNM).

Outras informações podem ser obtidas no site http://fnm.museus.gov.br/

 

Diretora executiva da Feambra divulga estudo sobre promoção de marketing em museus

A internet é o meio mais utilizado por museus em sua comunicação, parte deste trabalho é feita de forma intuitiva e parte, conforme a teoria e, em geral, os departamentos de comunicação são recentes e possuem equipes enxutas. Estas são algumas das conclusões  da tese de mestrado apresentada na Universidade de São Paulo por Camila Leoni Nascimento, diretora-executiva da Feambra. As principais ideias do estudo acabam de ser divulgadas no VI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, realizada em outubro, em São Paulo.

Depois de estudar três importantes museus da cidade de São Paulo - a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e o Museu da Casa Brasileira (Organização Social de Cultura - MCB) -, a diretora-executiva observou que são amplas as atribuições dos departamentos de comunicação em marketing e incluem a comunicação interna, a comunicação institucional, a divulgação das atividades dos museus, utilização das novas mídias como maior e mais rápida forma de divulgação, ações de fidelização e relacionamento com o público, eventos e relações públicas. Entretanto, obteve informação de que a maioria tem pouca ou nenhuma verba disponível para esse tipo de trabalho.

'Em todos os casos analisados é possível identificar a existência de estratégias de promoção de marketing como um jeito de atingir os objetivos estipulados e orientar as ações táticas', afirmou.

Entre os cases estudados, detectou que o Museu da Casa Brasileira é o único que possui um foco de atuação voltado para um público específico (arquitetos, designers, paisagistas e outros profissionais ligados a esses segmentos). Mesmo assim, procura estender a sua oferta ao público leigo. Segundo Camila, o processo de segmentação e posicionamento não ocorre, de acordo com a literatura, na Pinacoteca e no MASP. A segmentação acaba ocorrendo de acordo com as exposições. Com base nelas os serviços educativos desenvolvem um trabalho voltado para as escolas.

Os objetivos do estudo foram identificar e analisar as atividades de promoção de marketing nos serviços turísticos de museus, contribuir para o meio acadêmico, onde há uma lacuna nesse enfoque e obter um melhor entendimento do mercado de atuação e do funcionamento deste tipo de atividade nessas organizações.

 

 

Catavento Cultural promove Projeto de Jovens Cientistas com entrada franca

Um bom programa para paulistanos e para quem visita a capital paulista: o Catavento Cultural, ao lado do Governo do estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura e da Secretaria da Educação convidam para a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia 2012 (MOP), com exposição dos finalistas nos dias 6 e 7 de dezembro.

Entre os temas que o público poderá conferir estão trabalhos sobre ecologia e sustentabilidade, educação, nutrição, física, química, planejamento urbano, sociologia, botânica, eletrônica, engenharia, biologia geral, matemática, psicologia, entre outros. A MOP foi criada para incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de jovens estudantes e é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI). Confira os finalistas em http://mostrapaulista.org.br/arquivos/lista_finalistas_2012.pdf/ 

Catavento Cultural
Palácio das Indústrias - Parque D. Pedro II
Exposição dos finalistas - dias 6 e 7 de dezembro, das 9 às 16 horas - entrada franca
www.cataventocultural.org.br