Guia Feambra

Fique por Dentro - Dezembro/2012

Feambra recebe Amigos, associados, diretoria e conselho para o lançamento de livro sobre museus
Curadora do Acervo dos Palácios do Estado de São Paulo, Ana Cristina Carvalho escreve, ao lado de Carlos Faggin, sobre museus da capital paulista que proporcionam uma visita especial

Blog e Facebook da Federação Mundial de Amigos de Museus começam a divulgar atividades de todo o mundo
A Feambra, por sua diretora-executiva, Camila Leoni Nascimento, passa a coordenar todo o trabalho das redes sociais da entidade com informações sobre exposições e eventos

Verão e férias combinam com atividades especiais e divertidas para fazer com a família e com os amigos no museu
Oficinas, teatro, contação de histórias, shows e muitas outras atividades para crianças e adultos enriquecerem suas férias de verão com diversão, interatividade e cultura

 

Feambra recebe Amigos, associados, diretoria e conselho para o lançamento de livro sobre museus

Ana Cristina Barreto de Carvalho, curadora do Acervo dos Palácios do Estado de São Paulo, e Carlos Faggin lançam, no dia 12 de dezembro, o livro 'São Paulo - Olhar os museus, olhar a cidade', no Espaço Cultural Feambra - Federação de Amigos de Museus do Brasil.

Inédita no segmento museológico, a obra traz uma análise crítica sobre 42 entidades culturais - entre museus, casas históricas e centros culturais - da capital paulista com uma abordagem multidisciplinar. Além disso, abrange o ponto de vista arquitetônico e leva ao leitor informações interessantes e até curiosas sobre o uso do imóvel antes de se tornar museu. O Museu da Energia, por exemplo, funciona na antiga residência do irmão de Santos Dumont.

Entre os museus selecionados pela autora estão desde museus conhecidos - os chamados 'museus estrela', como Masp e Pinacoteca - até lugares desconhecidos para a maioria da população, como o Museu do Tribunal de Justiça. Segundo a autora, a seleção de museus traz aqueles que proporcionam uma visita especial, que a emocionam de alguma forma.

O guia traz ainda informações objetivas sobre 160 museus e faz um importante trabalho para o visitante de classificação das entidades em roteiros temáticos, tipologia dos acervos, ressaltando sua importância na vida cultural da cidade.

Destaque também para as Casas Históricas, retratos fiéis da realidade em seu tempo, da forma em que viviam seus moradores naquele período. 'Poucos lugares possuem a capacidade de traduzir perfeitamente o ambiente e seu entorno como a Fundação Ema Gordon Klabin, onde o lugar e os objetos estão preservados de tal maneira que dão a impressão de que D. Ema arrumou a mesa de jantar e foi logo ali, volta já'.

Segundo a diretora executiva da Feambra, Camila Leoni Nascimento, apoiar este tipo de publicação é de fundamental importância. 'O Brasil, com seus mais de três mil museus, precisa de muitas obras como essa para levar informações valiosas e incentivar a visitação do brasileiro a seus museus, um programa sempre interessante, acessível e enriquecedor para o indivíduo', defende.

Em sua atuação, a Feambra busca aproximar o público dos museus em um Brasil repleto de potencial no que se refere ao envolvimento social, com seus mais de três mil museus. Entre suas ações prioritárias estão o apoio e a organização de publicações sobre o universo dos museus, a realização de seminários e congressos e a promoção de palestras e material sobre Amigos de Museus. Uma federação de Amigos, sempre aberta para recebê-los.

Patrocinam a obra a Feambra e o escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados. A capa e o projeto gráfico são da agência LB Comunica.

 

Blog e Facebook da Federação Mundial de Amigos de Museus começam a divulgar atividades de todo o mundo

A Feambra, por sua diretora-executiva, Camila Leoni Nascimento, começa a coordenar todo o trabalho das redes sociais da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums - WFFM) com informações sobre exposições e eventos de museus de todo o mundo.

Já estão no ar o blog e o facebook da WFFM, que passarão a exibir nomes de museus e as exposições em cartaz, com breve explicação, imagens e outros dados úteis para a visitação, como endereço, datas e horários de funcionamento, websites ou canais de comunicação.

Para acessar o blog basta digitar http://wffmblog.wordpress.com/.

Para curtir o facebook, o endereço é http://www.facebook.com/pages/WFFM-World-Federation-of-Friends-of-Museums/338833446188804?ref=hl.  

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail feambra@feambra.org.

 

Verão e férias combinam com atividades especiais e divertidas para fazer com a família e com os amigos no museu

O calor traz movimento, mais gente nas ruas, vontade de aproveitar o tempo e o horário de verão que permite mais tempo de claridade em alguns Estados. Para aproveitar a estação e as férias escolares, selecionamos alguns museus que contam com programação especial para o período.

São oficinas, teatro, contação de histórias, shows e muitas outras atividades para crianças e adultos enriquecerem suas férias com diversão, interatividade e cultura.

Escolha o museu mais próximo ou descubra um novo nesta estação! Como a programação é sujeita a alterações, recomendamos sempre entrar em contato antes para confirmar as atividades.

Palacete das Artes - Salvador (BA)
Oficinas de férias para crianças de 4 a 12 anos até 5 de fevereiro de 2013.
Inscrições pelo telefone (71 ) 3117 6986 ou na sede do Palacete à Rua da Graça 284.
Gratuito.

Inhotim - Brumadinho (MG)
Atividades organizadas pelo departamento educativo.
São 20 vagas por dia.
Inscrições na Central de Informações (info@inhotim.org.br).

Museu da Casa Brasileira - São Paulo (SP)
'Uma Tarde no Museu' - oficinas lúdicas voltadas às famílias e ao público em geral.
Dias 15 de dezembro, 12 e 26 de janeiro de 2013, às 14h30 (chegar com 15 minutos de antecedência).
Inscrições: (11) 3032 2499.
Gratuito.