Guia Feambra

Fique por Dentro - Jan/2013

Nesta edição:

Feambra comemora com os autores o sucesso de livro sobre museus paulistas
Tema conquista merecido espaço na imprensa, com a obra 'São Paulo - Olhar os museus, olhar a cidade', de Ana Cristina Carvalho e Carlos Faggin, em veículos como TV Cultura, Rádio Jovem Pan, Glamurama e vários canais da USP

Janeiro reserva surpresas especiais para quem procura boas opções de lazer e cultura
Oficinas, exposições, contação de histórias, apresentações de teatro e muito mais estão entre as atividades oferecidas especialmente para as crianças e jovens em férias, que ficam encantados com a interatividade proposta

Veja novidades do mundo dos museus e seus Amigos no blog e no Facebook da WFFM
A Feambra já está gerindo as redes sociais da Federação Mundial, com novidades como a exposição 'Enrique Urcola' na Argentina e a matéria sobre a coleção de esculturas da Rainha Cristina da Suécia no Museu do Prado, na Espanha

 

Feambra comemora com os autores o sucesso de livro sobre museus paulistas

O Espaço Cultural Feambra sediou uma noite memorável no último dia 12 de dezembro. O lançamento do livro 'São Paulo - Olhar os museus, olhar a cidade', de Ana Cristina Carvalho e Carlos Faggin, reuniu personalidades como Marcelo Mattos Araujo, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, o pintor Claudio Tozzi, Antônio Carlos de Morais Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, Keila Martins Moreira, do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Ana Maria Odelius, da Fundação Ema Gordon Klabin e muitos outros, além do presidente da Feambra, José Marcelo Braga Nascimento, acompanhado de membros da diretoria e do conselho.

O tema conquistou merecido espaço na imprensa, em veículos como TV Cultura, Rádio Jovem Pan, Glamurama, vários canais da USP, sites e blogs.

Os diferentes ambientes da casa ficaram tomados pelos convidados até tarde. Diferentemente de outros eventos do gênero, os presentes permaneceram nas áreas interna e externa do Espaço para rever amigos e fazer novos, embalados pelo coquetel na agradável noite de verão.

A obra conta ainda com ensaio fotográfico de Marcio Scavone e desenhos de Pedro de Kastro.

Janeiro reserva surpresas especiais para quem procura boas opções de lazer e cultura

O verão convida a sair de casa e boas opções culturais não faltam para rechear o período de férias escolares com novas e marcantes experiências. Muitos museus se dedicam a criar programas especiais para os mais jovens e, dessa forma, contribuem para a formação de mais uma geração de frequentadores e admiradores de museus.

Confira as nossas indicações e procure também os museus de sua região:

O Museu das Minas e do Metal (www.mmm.org.br), em Belo Horizonte (MG), apresenta o projeto Oficina de Férias no MMM.  Em parceria com a Rede Minas, oferece episódios divertidos do programa infantil 'Dango Balango', aos sábados, às 16 horas, com reapresentação às quintas-feiras, às 19 horas, durante todo o mês de janeiro. A atividade, gratuita, é realizada no auditório do museu, com vagas limitadas pela lotação do espaço. Já entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, ministra quatro oficinas dirigidas às crianças, com os temas 'Mundo mineral', 'Pigmentos', 'Cristais' e 'Fósseis', sempre entre 14 e 18 horas, para diferentes faixas etárias. Cada uma custa R$ 40 e o participante deve levar seu lanche. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na recepção do MMM ou pelo e-mail oficina@mmm.org.br, até o dia da última oficina , 1º de fevereiro.

O Museu da Casa Brasileira (www.mcb.org.br), em São Paulo (SP), realiza nos dias 12 e 26 de janeiro o programa educativo Uma Tarde no Museu. As oficinas são gratuitas e dirigidas tanto a famílias como ao público em geral e se propõem a oferecer uma experiência prazerosa e de aprendizado no museu. No dia 12, o programa será focado na 26ª edição do Prêmio Design MCB, propondo o desafio aos participantes de montar um objeto em miniatura com uso de papel, recortes e dobras, para uma reflexão sobre o processo de elaboração de um produto. A do dia 26 será uma oficina de papietagem, que vai propor a criação de réplicas de objetos que fazem parte da coleção, por meio da técnica que consiste em sobrepor diversas camadas de jornal. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3032.3727 e pelo e-mail agendamento@mcb.org.br. 

Espaço que encanta as crianças o ano inteiro, com visitação maciça de escolas, o Catavento Cultural e Educacional (www.cataventocultural.org.br), em São Paulo (SP), também preparou atividades especiais para as férias. Entre os dias 8 e 20 (exceto às segundas-feiras) haverá diversas apresentações de 20 minutos de arte cinética. Quem quiser participar das oficinas de origami deve ir ao Catavento entre os dias 9 e 18 (exceto nos dias 14 e 15), às 14 horas e às 15h30. É preciso retirar senha na bilheteria. Nos dias 19 e 20 será a vez do espetáculo Big Big Bag Boom, às 15 horas. Para participar das atividades no estúdio de TV, disponíveis entre os dias 15 e 18 e entre 22 e 24, também é preciso retirar senha na bilheteria. Entre os dias 22 e 24 o visitante poderá participar da atividade de contação de histórias, com James Misse, às 16 horas. A programação vai até o fim do mês, com as Oficinas Cola Pritt a serem realizadas entre os dias 22 e 30 (exceto na segunda-feira). Para estas é preciso retirar senha também.

 

Veja novidades do mundo dos museus e seus Amigos no blog e no Facebook da WFFM

Se você tem interesse em saber o que há de mais palpitante sobre museus e seus Amigos, visite o blog da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums - WFFM) e acesse a entidade no Facebook. A responsável pela gestão de suas redes sociais é a Feambra e o trabalho já começou.

Ao entrar nas redes sociais, o leitor encontra matérias, newsletters e até revistas enviadas por outras federações nacionais de Amigos de museus. Da Argentina, por exemplo, um convite do Museu Urcola para participar da V Exposição Internacional de Desenho e Pintura de Crianças e Adolescentes 'Enrique Urcola'. Para a exposição é feita uma competição entre crianças e adolescentes de todo o mundo, com o objetivo de premiar o melhor design. O tema é livre e as inscrições vão até o dia 30 de agosto, por meio do site www.museourcola.org.ar

Já a Federação de Amigos de Museus da Espanha divulga interessante matéria sobre a coleção de esculturas da Rainha Cristina da Suécia, uma história iniciada no ano de 1655, quando ela vai para Roma. O texto traz informações de sua admiração pela cultura clássica, em especial por pintores italianos - principalmente Rafael -, com exceção para o pintor flamengo Rubens, por quem tem também muito apreço. Toda a história da coleção até a chegada de 41 esculturas no Museu do Prado, na Espanha, está retratada no livro 'Esculturas para uma rainha. A coleção de Cristina da Suécia', da Fundação Berndt Wistedt.

Saiba mais acessando o blog em http://wffmblog.wordpress.com/.

Para curtir o facebook, o endereço é http://www.facebook.com/pages/WFFM-World-Federation-of-Friends-of-Museums/338833446188804?ref=hl.  

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail feambra@feambra.org.