Guia Feambra

Fique por Dentro - Março/2013

Fique por Dentro - Fevereiro de 2013

Nesta edição:

 

 

Pinacoteca se prepara para receber ainda mais estrangeiros com grandes eventos mundiais
Museu, que já tem 28% do público formado por turistas de fora do País e mantém um site trilingue, pretende aperfeiçoar atendimento e estimular visitas educativas em outros idiomas

Professor e jornalista Antonio Mafra fala sobre a Oficina da Escrita Possível
Curso promovido pela Feambra visa contribuir com o aprimoramento da escrita, arte que nos diferencia e se torna cada vez mais fundamental no dia-a-dia de todos

Prepare-se para as atividades culturais da 11ª Semana de Museus em todo o País
Entre os dias 13 e 19 de maio o público poderá conferir uma programação especial, composta por exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e muito mais

 

 

 

Pinacoteca se prepara para receber ainda mais estrangeiros com grandes eventos mundiais

Com instalações inspiradoras, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que já recebe um grande número de turistas estrangeiros, mostra que é preciso fazer um planejamento para os grandes eventos mundiais que terão o Brasil como sede, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, só para citar os maiores. Confira trechos da entrevista concedida pelo diretor de Relações Institucionais, Paulo Vicelli, à Feambra:

Feambra: Por ser um ícone de referência em arte brasileira no Brasil e, principalmente, em São Paulo, qual a expectativa da Pinacoteca em relação à visita dos estrangeiros durante os grandes eventos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos?
Paulo Vicelli: Esperamos que a Pinacoteca continue sendo visitada por estrangeiros que queiram descobrir aqui a produção artística brasileira. Afinal, é somente na Pinacoteca que o visitante da cidade pode conhecer os ícones da arte produzida no Brasil do séc. 18 ao 20.

F: Além do site trilíngue, quais outras adaptações estão sendo realizadas para receber os visitantes estrangeiros durante os eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo? Seria interessante colocar o que a Pinacoteca já tem hoje.
P. V.: Nos últimos anos São Paulo tem se tornado um importante polo cultural. E a Pinacoteca tem trabalhado para receber bem os turistas. Mais de 28% do nosso público é formado por estrangeiros interessados em conhecer a arte Brasileira. São textos de parede e legendas trilíngues, audioguias também trilíngue (Inglês, português e espanhol) e um investimento em comunicação visual buscando facilitar a circulação dos visitantes, turistas ou da cidade.  No campo virtual o site da Pinacoteca está disponível em português, inglês e espanhol.

F: Está sendo planejado algum material de comunicação para atender os visitantes estrangeiros? Se sim, quais?
P. V.: Além dos materiais já existentes, pretendemos aperfeiçoar nosso atendimento presencial e estimular as visitas educativas em outros idiomas.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
www.pinacoteca.org.br
Praça da Luz, 2 - São Paulo (SP) - próxima à Estação Luz do Metrô

 

 

Professor e jornalista Antonio Mafra fala sobre a Oficina da Escrita Possível

A Feambra tem a satisfação de promover neste mês de março a Oficina da Escrita Possível, com o professor e jornalista Antônio Mafra. O curso tem o objetivo de contribuir com o aprimoramento da escrita, arte que nos diferencia e nos revela.

Segundo Mafra, escrever tem importância sempre e hoje um jovem na faixa dos 20 anos escreve por dia dezenas de vezes mais do que o mesmo jovem de 30 anos atrás. 'No momento em que a tecnologia exige cada vez mais que se escreva em torpedos, e-mails e tantos outros tipos de mensagens, a escrita torna-se ainda mais imprescindível', observa.

O professor explica que a boa escrita é 'aquela que agrada, não deixa dúvida, gera admiração, e pode estar tanto num texto jornalístico, numa crônica e até mesmo numa bula de remédio'.

Na oficina promovida no Espaço Cultural Feambra, muitos temas relacionados a essa arte serão abordados, tais como: ansiedade, compromisso/produção, pontuação/respiração, ampliação de repertório, criatividade, noções de registros (notícias, relatórios, crônicas, poesias) e breve histórico do texto jornalístico.

'Asseguro: quem se dispuser a escrever bem e melhor, e praticar, vai escrever bem e melhor em pouco tempo', diz o professor.

Ficou interessado (a) em participar da Oficina da Escrita Possível? Então envie um e-mail para feambra@feambra, especificando o seu horário de preferência, para garantir a sua vaga. Confira abaixo as informações sobre o curso:

Início das aulas: 26 de março de 2013
Duração: 4 aulas
Horários: terça-feira, das 17 às 19 horas ou das 19h30 às 21h30
Investimento: 2x R$ 240,00
Endereço: Rua Estados Unidos, 1078 - Jd. América - São Paulo
Telefone: (11) 3085 4402

 

 

Prepare-se para as atividades culturais da 11ª Semana de Museus em todo o País

Museus de todo o País estão mobilizados para a semana cultural mais movimentada do ano: a 11ª Semana Nacional de Museus, a ser realizada entre os dias 13 e 19 de maio.

A cada ano, diversos países se organizam para celebrar o dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, com uma semana repleta de atividades, como seminários, palestras, exposições, oficinas, espetáculos musicais, visitas guiadas, entre outras.

O tema do evento deste ano é Museus (memória+criatividade) = mudança social e a iniciativa leva a comunidade a discutir e trocar experiências, além de praticamente duplicar o público nos museus.

Em breve, divulgaremos a programação. Agende-se para conhecer novos museus e visitar os seus preferidos!