Guia Feambra

Fique por Dentro - Abril/2013

Cabecalho 2013

Nesta edição:

11ª Semana Nacional de Museu bate recorde de inscrições
Com mais de 1.200 instituições inscritas, a Semana Nacional de Museus - que será realizada entre os dias 13 e 19 de maio - tomará o País com quase 4 mil atividades culturais
  
Espaço Cultural Feambra abre as portas para eventos diferenciados
Com valores promocionais para 2013, proporciona a sensação de receber em casa, com requinte e sofisticação
 
Feambra recebe alunos para a Oficina da Escrita Criativa
No módulo em curso, participantes ávidos por conhecimento e interessados em aprimorar a escrita para a atividade profissional

 

 

11ª Semana Nacional de Museu bate recorde de inscrições

Com mais de 1.200 instituições inscritas, a Semana Nacional de Museus - que será realizada entre os dias 13 e 19 de maio - tomará o País com quase 4 mil atividades culturais A cada edição, a Semana Nacional de Museus ganha relevância no universo cultural brasileiro e vem batendo recordes de inscrições ano após ano. Em 2013, durante o período de inscrições foram contabilizadas 1.252 instituições participantes, em 535 municípios, que promoverão 3.911 atividades.
  
Em sua primeira edição, a Semana teve participação de apenas 57 instituições, que realizaram 270 eventos. Desde então os números só aumentaram e, neste ano, o crescimento foi de 2.100% de participantes, com relação ao primeiro ano do projeto, e cerca de 1.440% a mais de eventos em relação ao mesmo período.
 
A Semana Nacional tem como objetivo oferecer atividades culturais em todo o país, a fim de comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A sua 11ª edição será realizada entre os dias 13 e 19 de maio de 2013. Fiquem atentos às próximas comunicações da Feambra e programe-se para curtir uma das melhores semanas culturais do país.  
 


Espaço Cultural Feambra abre as portas para eventos diferenciados

 
Com valores promocionais para 2013, proporciona a sensação de receber em casa, com requinte e sofisticação Perto de completar um ano de portas abertas ao público, a Feambra vem confirmando a sua posição no cenário museológico brasileiro com um espaço destinado à cultura e, um dos poucos do mundo, dedicado aos museus e seus Amigos: o Espaço Cultural Feambra. Em atividade desde 16 de maio de 2012, a casa fica localizada na Rua Estados Unidos, 1078, nos Jardins, tradicional bairro de São Paulo.
 
Além de sua bela arquitetura, o ambiente também conta com uma área externa, que chama atenção pelo charmoso gazebo envidraçado, onde são realizados diversos eventos culturais. Já em sua biblioteca, a Feambra apresenta um grande acervo de livros sobre arte e produções relacionadas ao tema museu e Amigos de museus. Outro destaque fica por conta da sala de cursos e seminários, onde são realizados encontros com artistas, curadores, professores, a fim de promover a troca de conhecimentos entre mestres e seus alunos.
  
O Espaço ainda se destaca pelo Salão Nobre e de Música, com cerca de 150m², que se destina à jantares, confraternizações, coquetéis, lançamento de livros e produtos, entre outros eventos. Requinte e sofisticação em cada detalhe do espaço. Uma casa para receber os Amigos, parceiros e clientes.
 
Conheça os valores especiais para a locação e utilização do Espaço Cultural Feambra no ano de 2013:

 
Se você procura uma experiência única dentro de um espaço cultural, entre em contato pelo telefone (11) 3085-4402 ou pelo e-mail feambra@feambra.org e conheça mais detalhes do local.  
 


Feambra recebe alunos para a Oficina da Escrita Criativa

No módulo em curso, participantes ávidos por conhecimento e interessados em aprimorar a escrita para a atividade profissional Durante todo o mês de março, a Feambra promoveu a divulgação da Oficina da Escrita Criativa. E, no dia 2 de abril, os primeiros alunos arregaçaram as mangas, apontaram os lápis e começaram a conhecer, de fato, as técnicas para aprimorar a arte da escrita.
 
Ministradas pelo professor e jornalista Antônio Mafra, as primeiras aulas da Oficina contaram com conversas sobre o que é o 'escrever bem', como exercitar o desbloqueio para iniciar uma boa escrita, exercícios e diversos conselhos de como praticar.
  
'O primeiro módulo da Oficina foi bastante surpreendente para mim. Primeiro porque a turma era exclusivamente masculina. Normalmente, mulheres têm sido maioria nos encontros que promovo', afirma Mafra. 'Outro fator: entre os participantes, quatro engenheiros procurando escrever melhor, porque necessitam da escrita em suas atividades profissionais. Destaco, ainda, o concentrado interesse deles, com espírito de aluno iniciante, ávidos pelo aprendizado, o que facilitou muito a dinâmica do encontro', reitera o professor.
 
A Feambra tem como um de seus objetivos 'promover e apoiar atividades artísticas, culturais e educacionais no âmbito dos museus' e, por meio de cursos e workshops, ainda contribui para aproximar os alunos dessas atividades aos museus e associação de Amigos. 'Reafirmo o prazer desse tipo de trabalho, onde o meu aprendizado também acontece ao desbravar um local como o Espaço Cultural Feambra, que quer oferecer variado cardápio cultural e acadêmico aos seus associados e próximos', finaliza Mafra.
 
Fiquem atentos às próximas comunicações e conheça os novos cursos promovidos pela Feambra. Para mais informações, entre em contato conosco pelo feambra@feambra.org ou pelo telefone (11) 3085-4402.