Em Foco

07- Maio - 2013

Estão abertas as inscrições para a Bolsa de Intercâmbio com a Escola do Louvre

Três brasileiros terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos museológicos e estagiar em entidades culturais da França

 

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Escola do Louvre, em Paris, abre inscrições para Bolsa de Intercâmbio de formação no Seminário Internacional de Verão de Museologia da Escola do Louvre (Siem) e estágio em museus franceses. O objetivo intercâmbio é adquirir conhecimentos práticos com os profissionais da Escola do Louvre e, ainda, experiência com os profissionais de museus franceses durante o estágio.

De acordo com o Extrato de Edital nº1, de 26 de abril, serão concedidas três bolsas para brasileiros, sendo duas para o público em geral e uma para servidor do Ibram. A duração do intercâmbio será de três meses não renováveis, com atividades iniciadas em 1º de setembro e finalizadas no dia 30 de novembro. Os selecionados receberão bolsas no valor especificado na Portaria nº 174, de 6 de dezembro de 2012, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (Capes), na modalidade Capacitação. 

Para participar os interessados deverão seguir alguns pré-requisitos, como estar inscritos em curso de pós-graduação em nível de mestrado na área da Museologia, História da Arte, Arqueologia ou Antropologia. Além disso, o candidato também deverá possuir proficiência em língua francesa comprovada e nacionalidade brasileira.

As inscrições para o edital vão às 18 horas do dia 17 de maio. O edital e os anexos necessários para a inscrição estão disponíveis para download no site do Ibram. Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail asint.selecao@museus.gov.br ou diretamente com o Instituto Brasileiro de Museus.