Guia Feambra

Fique por Dentro - Maio/2013

 
Nesta edição:
 
Feambra realiza pesquisa com museus brasileiros

Com abrangência nacional, o projeto reuniu informações úteis para o desenvolvimento de ações direcionadas dentro do segmento cultural 

Vem aí o curso 'Museus na cidade de São Paulo: porquê visitar'
Espaço Cultural Feambra recebe o curso, que será realizado no mês de junho e contará com atividades práticas e teóricas
 
Prepare-se para a 11ª Semana Nacional de Museus 
Mais de 3.500 atividades serão realizadas durante a semana que comemora o Dia Internacional dos Museus

Feambra realiza pesquisa com museus brasileiros

Com abrangência nacional, o projeto reuniu informações úteis para o desenvolvimento de ações direcionadas dentro do segmento cultural

Durante o mês de abril e início de maio, a Feambra aplicou uma pesquisa para a imensa maioria dos museus brasileiros, a fim de identificar quais são suas necessidades e interesses dentro do segmento cultural, medir as estruturas organizacionais e entender quais são os métodos de divulgação de suas atividades.
 
A pesquisa teve como objetivo reunir o máximo de informação possível para que a Feambra possa oferecer conteúdos e ações direcionadas, auxiliar as entidades culturais a divulgar suas atividades e, dessa maneira, promover a cultura. Entre os dados coletados, o primeiro destaque fica por conta do número de museus e entidades que possuem associações de amigos. Apenas 25% dos respondentes contam com o auxílio das associações. 

  

Dentre os maiores interesses no segmento cultural, os respondentes destacaram que os seguintes cursos seriam úteis para seus colaboradores: Gestão museológica e Patrimônio Cultural (85%), Leis de Incentivo à Cultura e captação de recursos (78%), Conservação de acervo / Restauração (78%), Cursos para o departamento Educativo do museu (76%), Administração, comunicação e marketing para museus (70%), entre outros.

 

 
Outro dado relevante coletado é que 60% das entidades culturais já contam com serviço de comunicação, representado por departamentos de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Marketing ou Comunicação. Esse crescimento sinaliza a importância que a comunicação tem na divulgação das ações e, consequentemente, no reconhecimento dos museus perante a população. 

 
Além disso, muitos deles, tendo ou não departamentos relacionados à comunicação, procuram divulgar suas atividades em diversos meios, tais como: Mídias Sociais (64%), Impressos - folder / flyer (64%), Sites (58%), Jornal ou revista (49%), entre outros. Esses dados demonstram que o segmento também está fortemente alinhado às tendências mundiais de utilização dos meios digitais como forma de se posicionar no universo cultural.

Por fim, para que um número mais expressivo de museus contribua com suas respostas, vale ressaltar que essa mesma pesquisa será enviada novamente a todos os museus brasileiros. A Feambra solicita que atualizem seus e-mails de contato, enviando-os para feambra@feambra.org. Dessa maneira, todos poderão contribuir fornecendo importantes informações para que a Federação direcione conteúdos exclusivos, ofereça cursos, palestras, workshops úteis para o segmento cultural, entre outros benefícios.

 
Vem aí o curso 'Museus na cidade de São Paulo: porquê visitar' 

Espaço Cultural Feambra recebe o curso, que será realizado no mês de junho e contará com atividades práticas e teóricas

Durante o mês de junho, o Espaço Cultural Feambra será sede do curso 'Museus na cidade de São Paulo: porquê visitar', coordenado por Ana Cristina de Carvalho. Tendo como objetivo ampliar a visão dos alunos sobre os museus de São Paulo, o curso abordará a história dos centros culturais, o cenário artístico da cidade, as exposições que estão em cartaz atualmente, entre outros temas. 
  
Além das aulas teóricas, que contarão com debates e participação de convidados especiais, o conteúdo programático também inclui visitas guiadas a quatro dos museus estudados em classe. A proposta é apresentar, na prática, tudo o que foi debatido por meio da teoria e, por fim, estimular os participantes a visitarem outros museus e casas de cultura. 
 
Os interessados em participar das atividades deverão solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail feambra@feambra.org e realizar o pagamento para garantir a vaga. Confira abaixo as informações sobre datas, horários, locais e valores:

 

 
  
Prepare-se para a 11ª Semana Nacional de Museus 
 

Mais de 3.500 atividades serão realizadas durante a semana que comemora o Dia Internacional dos Museus
 
Com o tema 'Museus (memória + criatividade) = mudança social', a 11ª edição da Semana Nacional de Museus terá início em 13 de maio e se estenderá até o dia 19 do mesmo mês. Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), a Semana reúne diversas atividades culturais em todo o País. 
 
Idealizada pelo Departamento de Museus (Demu/Iphan), atual Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a primeira edição da Semana foi realizada no ano de 2003. Naquela oportunidade contou com a participação de 57 entidades, que promoveram cerca de 270 eventos. Ao longo dos anos o projeto ganhou força e relevância no cenário cultural brasileiro e, em 2013, contará com a participação de 1.250 museus e organizações culturais que promoverão 3.911 atividades.

Confira abaixo os destaques da 11ª Semana Nacional de Museus: 
 
Visita guiada - Catavento Cultural e Educacional 
 
Visita guiada pelo projeto 'Museu MeuEseu = de todo mundo' e também pelo edifício 'Palácio das Indústrias, sede do Catavento Cultural e Educacional, apresentando curiosidades e fatos históricos do local.

Endereço: Palácio das Indústrias - Parque Dom Pedro II, Centro - São Paulo (SP) 
Data: 18 e 19 de maio
Horário: das 10 às 16 horas 
Telefone: (11) 3246-4003
Site: www.cataventocultural.org.br
 
Oficina de Papietagem'  - Museu da Casa Brasileira 

A Oficina de Papietagem, organizada pelo Setor Educativo do museu, incentiva, de forma criativa, a leitura da coleção e das exposições temporárias do MCB. As inscrições deverão ser realizadas com antecedência pelos telefones (11) 3032-2499 / 3032-3727 ou enviando um e-mail para agendamento@mcb.org.br.

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - São Paulo (SP) 
Data: 18 de maio
Horário: das 14h30 às 17 horas
Telefone: (11) 3032-2499 / 3032-3727
Site: www.mcb.org.br
 
Oficina 'Educação em Museus: o papel do professor' - Museu Paulista da USP 
 
O encontro promoverá a discussão e o debate a respeito do papel do professor e sua importância, a fim de contribuir para que os museus sejam espaços promotores de mudança social. As inscrições para participar da oficina deverão ser realizadas com antecedência diretamente no museu.

Endereço: Parque da Independência, s/n, Ipiranga - São Paulo (SP) 
Data: 17 de maio
Horário: das 10 às 12 horas
Telefone: (11) 2065-8000
Site: www.mp.usp.br

Palestra sobre o tema 'Museus (memória + criatividade) = mudança social' - Museu das Minas e do Metal 
 
No dia 16 de maio o Museu das Minas e do Metal promoverá uma palestra dinâmica sobre o tema principal da 11ª Semana Nacional de Museus: 'Museus (memória + criatividade) = mudança social'.

Endereço: Praça da Liberdade, s/n - Prédio Rosa - Belo Horizonte (MG) 
Data: 16 de maio
Horário: das 19h30 às 21h30
Telefone: (31) 3516-7200
Site: www.mmm.org.br
 
'Arte no Eugênio' - Museu Eugênio Teixeira Leal 
 
Para a Semana Nacional dos Museus, o Museu Eugênio Teixeira Leal promoverá o encontro 'Arte no Eugênio', que oferecerá oficina de pintura em tela e também uma visita guiada com o tema 'A arte do dinheiro'.

Endereço: Rua J. Castro Rabello, 01 - Pelourinho - Centro Histórico - Salvador (BA) 
Data: 16 de maio
Horário: das 9 às 11 horas
Telefone: (71) 3321-9551
E-mail: museueugenioeducativo@gmail.com
 
Confira o guia completo clicando aqui. Para mais informações, entrar em contato diretamente com os museus participantes.