Guia Feambra

Fique por Dentro – Julho/2013

 


Nessa edição:
 
Espaço Cultural Feambra atrai atenção por seu requinte e sofisticação
Valores promocionais para locação do espaço valem até o final de 2013
 
Feambra realiza pesquisa “Museus Brasileiros e Principais Interesses”
Segunda etapa da pesquisa identifica perfil do público visitante e expectativas das entidades
 
Começa no dia 20 de agosto o curso 'Museus na cidade de São Paulo: porque visitar'
Feambra abre inscrições para nova turma, que será coordenada por Ana Cristina Carvalho
 
 
 
Espaço Cultural Feambra atrai atenção por seu requinte e sofisticação
Valores promocionais para locação do espaço valem até o final de 2013

 

 
Localizado no tradicional bairro dos Jardins, na cidade de São Paulo, o Espaço Cultural Feambra atrai a atenção de quem passa pela redondeza. Sua arquitetura clássica e jardim frontal, onde está instalada a escultura do artista brasileiro João Monteiro, são grandes atrativos para quem caminha pela Rua Peixoto Gomide, cruzamento com a Rua Estados Unidos.
 
Dentre os ambientes internos, o Salão Nobre e de Música, com cerca de 150 m², comporta cerca de 180 pessoas e é ideal para treinamentos corporativos, comemorações, lançamento de livros, entre outros. Além da biblioteca, que conta com um grande acervo de livros sobre história da arte, a Sala de Cursos recebe periodicamente oficinas culturais e workshops voltados para temas museológicos e de amigos de museus.
 
Na parte externa, o charmoso gazebo envidraçado destina-se aos jantares, coquetéis, entre outros eventos de confraternização. Com capacidade máxima de 100 pessoas, o espaço também é ideal para aqueles que querem promover reuniões de negócios em um ambiente agradável e acolhedor.
 
Os valores promocionais para a locação do Espaço Cultural Feambra valem até o final de 2013. Confira na tabela abaixo os valores, opções de locação e capacidade máxima permitida para atender com máxima qualidade o seu evento. 
 
 
Se você procura uma experiência única dentro de um espaço cultural, entre em contato pelo telefone (11) 3085-4402, pelo e-mail feambra@feambra.org ou venha conhecer pessoalmente os ambientes.
 
Espaço Cultural Feambra
Endereço: Rua Estados Unidos, 1078 – Jd. América
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 9 às 18 horas
Site: www.feambra.org
Galeria de fotos
 
 
 
Feambra realiza pesquisa “Museus Brasileiros e Principais Interesses”
Segunda etapa da pesquisa identifica perfil do público visitante e expectativas das entidades

 
 

Durante o mês de junho, a Feambra realizou a pesquisa “Museus Brasileiros e Principais Interesses”, que teve como objetivo conhecer mais sobre o DNA das instituições culturais e seus públicos, além de entender quais são as necessidades e reais interesses do segmento.

Parte de um grande projeto de pesquisa, que teve a sua primeira etapa realizada no mês de maio (confira aqui os resultados), a proposta é reunir informações úteis para consulta e tomada de decisão na área museológica. Além disso, a reunião dos dados também permitirá à Feambra planejar ações, atividades e direcionar conteúdos exclusivos de acordo com os interesses gerais das entidades culturais.
 
Com um questionário estruturado, a fim de extrair um raio x dos museus brasileiros e seus públicos, foi constatado que grande parte das entidades respondentes são classificadas como Museus Históricos (60%), seguido por Museus de Arte (16%), Museus de Ciência e Tecnologia (10,5%), Museus Comunitários / Ecomuseus (3,7%) e outros tipos (4,8%).

 

 
O perfil de público dos museus apresenta um grande desequilíbrio quando o assunto é faixa etária. Grande parte das entidades recebe maioria de visitantes com idade entre 0 a 15 anos (39,1%) e 16 a 25 anos (33,7%), seguido por 26 a 35 anos (13%), 36 a 45 anos (9,8%) e outras faixas etárias (4,4%).

 

 
Confira os resultados na íntegra na seção Matéria Principal
 
 
 
Começa no dia 20 de agosto o curso 'Museus na cidade de São Paulo: porque visitar'
Feambra abre inscrições para nova turma, que será coordenada por Ana Cristina Carvalho

 

 
 

O dia 20 de agosto marca o início de mais um curso promovido pela Feambra: 'Museus na cidade de São Paulo: porque visitar', coordenado por Ana Cristina Carvalho. Composto por oito aulas, sendo quatro teóricas e quatro práticas (visitas guiadas), o curso abordará a história dos centros culturais, o cenário artístico da cidade, as exposições que estão em cartaz atualmente, entre outros temas.
 
Durante as aulas teóricas, que serão realizadas no próprio Espaço Cultural Feambra, os alunos terão a oportunidade de debater sobre os temas contemplados no conteúdo programático, além de trocar experiências entre eles. Além disso, nestes momentos também serão escolhidos os museus a serem visitados durante as aulas práticas. Sendo assim, às terças-feiras o ponto de encontro será na própria sede da Feambra, enquanto às quintas-feiras os alunos terão encontros marcados nos museus da cidade.
 
Os interessados em participar das atividades deverão solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail feambra@feambra.org e realizar o pagamento para garantir a vaga. Confira abaixo as informações sobre datas, horários, locais e valores: