Notícia

11- Julho - 2013

Feambra realiza pesquisa “Museus Brasileiros e Principais Interesses”

Segunda etapa da pesquisa identifica perfil do público visitante e expectativas das entidades
       

Durante o mês de junho, a Feambra realizou a pesquisa 'Museus Brasileiros e Principais Interesses', que teve como objetivo conhecer mais sobre o DNA das instituições culturais e seus públicos, além de entender quais são as necessidades e reais interesses do segmento.
 
Parte de um grande projeto de pesquisa, que teve a sua primeira etapa realizada no mês de maio (confira aqui os resultados), a proposta é reunir informações úteis para consulta e tomada de decisão na área museológica. Além disso, a reunião dos dados também permitirá à Feambra planejar ações, atividades e direcionar conteúdos exclusivos de acordo com os interesses gerais das entidades culturais.
  
Com um questionário estruturado, a fim de extrair um raio x dos museus brasileiros e seus públicos, foi constatado que grande parte das entidades respondentes são classificadas como Museus Históricos (60%), seguido por Museus de Arte (16%), Museus de Ciência e Tecnologia (10,5%), Museus Comunitários / Ecomuseus (3,7%) e outros tipos (4,8%).

 
 

O perfil de público dos museus apresenta um grande desequilíbrio quando o assunto é faixa etária. Grande parte das entidades recebe maioria de visitantes com idade entre 0 a 15 anos (39,1%) e 16 a 25 anos (33,7%), seguido por 26 a 35 anos (13%), 36 a 45 anos (9,8%) e outras faixas etárias (4,4%).

 
 

A diferença entre gênero dos visitantes também é grande: 79% do público são mulheres, enquanto apenas 21% são homens. Além disso, os resultados também nos permitem afirmar que a média de visitação se concentra nos dias de semana: 2ª a 6ª representam 83,7% das visitas, enquanto sábado e domingo recebem 16,3%.

 
 

Por fim, outro dado relevante coletado foram as atividades desempenhadas pelos museus e seus setores internos: 74% deles desenvolvem 'Programas educativos e culturais', seguido por atividades de 'Pesquisa' (64%), 'Programas especiais de visitação às exposições' (61%), 'Projeto com a comunidade' (58%), 'Conservação e restauro' (52%), 'Cursos, palestras e seminários' (52%), entre outros.   

 
 

Ao longo do ano, a Feambra planeja realizar pesquisas de cunho exploratório, a fim de identificar quais são as características do segmento museológico, as atividades que mais despertam a atenção do público, entre outras informações. Dessa maneira, solicitamos que mantenha-nos atualizados sobre os contatos dos museus, para que haja participação e contribuição de grande parte das entidades culturais Brasil afora. Para atualizar seus contatos, basta enviar um e-mail para feambra@feambra.org.