Guia Feambra

Fique por Dentro – Agosto/2013

 

Nesta edição:

Amigos de Museus é tema de apresentação da Feambra no encontro mundial do Icom
Grandes eventos mostram disposição do brasileiro para o voluntariado, que beneficia sociedade, economia e organizações
 
Feambra apoia a Conferência Internacional do DEMHIST/ICOM 2013
Evento será realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 17 de agosto
 
Últimas vagas para o curso “Museus na cidade de São Paulo: porque visitar”
Atividade promovida pela Feambra apresenta dicas de como aproveitar melhor o seu passeio cultural

 

Feambra participa do encontro mundial do Icom no RJ e fala sobre Amigos de Museus
Grandes eventos mostram disposição do brasileiro para o voluntariado, que beneficia sociedade, economia e organizações

  

O Brasil está entre os dez países com maior número de voluntários – são cerca de 18 milhões, motivados principalmente pela intenção de ajudar outras pessoas, fazer a diferença e mudar o mundo, segundo o estudo mundial “World Giving Index 2012”. Além disso, grandes eventos esportivos, musicais, culturais e de negócios mostram a disposição do brasileiro para este tipo de trabalho, que beneficia a sociedade, a economia e as organizações que dele usufruem.
 
Essas são algumas das informações que a Feambra vai levar à 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (International Council of Museums – Icom), a ser realizado entre os dias 10 e 17 de agosto, no Rio de Janeiro, com o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”.
 
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Feambra, Nelson Colás, este é o momento oportuno para os museus conhecerem e abraçarem o trabalho voluntário. “Queremos mostrar que é possível despertar nos museus a ideia de se aproximar dos voluntários para que possam formar suas associações de amigos”, entende.
 
Todo o teor da apresentação poderá ser lido na íntegra a partir do dia 15 de agosto, no site www.feambra.org.
 
 
 
Feambra apoia a Conferência Internacional do DEMHIST/ICOM 2013
Evento será realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 17 de agosto

 
 

Durante o mês de agosto, o Brasil receberá a Conferência do DEMHIST/ICOM, organizado pelo Comitê Internacional para os Museus de Casas Históricas (DEMHIST). Com o tema “Lugares de reflexão: museus como conectores de culturas, tempos, pessoas e grupos sociais”, o evento será realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo a pré-conferencia na primeira – 10 e 11 de agosto – e a conferencia na segunda – de 12 a 17 de agosto.
 
A programação contará com visitas às instituições e também momentos de debates, bate-papo e palestras com grandes nomes da área. O objetivo das atividades é “analisar a relação entre os museus e os locais onde estão instalados, como eles honram a cultura e a memória das pessoas e se conectam com os interesses das comunidades de hoje”, explica John Barnes, Presidente do DEMHIST.
 
A Feambra apoiará institucionalmente a conferencia, que também contará com a participação dos Comitês Internacionais para os Museus e Coleções de Vidro (Glass), Museus de Artes Decorativas e Desenho (ICDAD) e Museus e Coleções de Belas Artes (ICFA). Clique aqui e veja a programação completa do evento.
 
 
 
Últimas vagas para o curso “Museus na cidade de São Paulo: porque visitar”
Atividade promovida pela Feambra apresenta dicas de como aproveitar melhor o seu passeio cultural

 
 
 

Dia 20 de agosto inicia-se o curso “Museus na cidade de São Paulo: porque visitar”, promovido pela Feambra e coordenado por Ana Cristina de Carvalho, Doutora em Arte Visuais pela ECA-USP, membro do Conselho Executivo do Comitê Internacional dos Museus-Casas e Casas Históricas do Conselho Internacional de Museus (DEMHIST/ICOM).
 
Composto por quatro aulas teóricas, lecionadas no próprio Espaço Cultural Feambra, e quatro aulas prática, que serão realizadas em quatro diferentes museus escolhidos previamente pelos participantes, o curso apresentará dicas de como aproveitar melhor o espaço, exposições e o seu passeio cultural de forma geral.
 
“É de suma importância preparar a visita, procurar museus de seu interesse, com objetos, temas, exposições com quem tenha empatia, envolvimento”, explica Ana Cristina de Carvalho. Todos esses pontos serão trabalhados em sala de aula, a fim de preparar o aluno para a visita externa, possibilitando maior interação com as obras e exposições selecionadas.
 
Os interessados deverão se inscrever enviando um e-mail para feambra@feambra.org e, mediante pagamento, terão suas vagas garantidas. Confira abaixo as informações sobre datas, horários e localização: